A avaliação como ponto de partida para o trabalho pedagógico no processo ensino aprendizagem

This work has as its theme the conceptualization of the meaning of assessment in the school context, the role of assessment in teaching and working as a social process of learning, assessment methods, and the various aspects of the assessment in each historical moment. In this sense, assessment is a...

ver descrição completa

Autor principal: Florentino, Maria de Fátima
Formato: Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2020
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21016
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id riut-1-21016
recordtype dspace
spelling riut-1-210162020-11-24T14:51:59Z A avaliação como ponto de partida para o trabalho pedagógico no processo ensino aprendizagem Florentino, Maria de Fátima Sandmann, André Avaliação educacional Avaliação de Potencial de Aprendizagem Ensino - Metodologia Education - Evaluation Learning Potential Assessment Device Teaching - Methodology Educação: Métodos e Técnicas de Ensino This work has as its theme the conceptualization of the meaning of assessment in the school context, the role of assessment in teaching and working as a social process of learning, assessment methods, and the various aspects of the assessment in each historical moment. In this sense, assessment is a precursor to spring for the teacher to develop their actions in everyday school life. The monograph concludes with a reflection on what to do or which direction should follow the educator to build a teaching-learning significant, considering the results of the assessment, which is consistent with the purpose, the methodology and performed with the contents worked in classroom. With an action that promotes a pedagogical review on these parameters, it is possible to reach a "model" of emancipatory education and quality. Para elaboração desta monografia os principais autores utilizados foram: Paulo Freire, Jussara Hoffman, Carlos Cipriano Luckesi e Luiz Carlos Gasparin. Este trabalho tem como temática a conceitualização do significado de avaliação no contexto escolar; a função da avaliação no trabalho pedagógico e como processo social de aprendizagem; as formas de avaliação; e as várias vertentes da avaliação em cada momento histórico. Neste sentido, a avaliação torna-se a mola precursora para o professor no desenvolvimento de suas ações no cotidiano escolar. Pretende-se apresentar também uma reflexão sobre o que fazer ou qual direção deve seguir o educador para construir um processo de ensino-aprendizagem significativo, considerando os resultados da avaliação, sendo esta condizente com o objetivo, com a metodologia executada e com os conteúdos trabalhados em sala de aula. Com uma ação que promova uma avaliação nestes parâmetros, de acordo com a concepção pedagógica dialética, é possível se chegar a um “modelo” de educação emancipadora e de qualidade. Para elaboração desta monografia os principais autores utilizados foram: Paulo Freire, Jussara Hoffman, Carlos Cipriano Luckesi e Luiz Carlos Gasparin. 2020-11-24T14:51:58Z 2020-11-24T14:51:58Z 2012-12-01 specializationThesis FLORENTINO, Maria de Fátima. A avaliação como ponto de partida para o trabalho pedagógico no processo ensino aprendizagem. 2012. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2012. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21016 por application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Medianeira
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection RIUT
language Português
topic Avaliação educacional
Avaliação de Potencial de Aprendizagem
Ensino - Metodologia
Education - Evaluation
Learning Potential Assessment Device
Teaching - Methodology
Educação: Métodos e Técnicas de Ensino
spellingShingle Avaliação educacional
Avaliação de Potencial de Aprendizagem
Ensino - Metodologia
Education - Evaluation
Learning Potential Assessment Device
Teaching - Methodology
Educação: Métodos e Técnicas de Ensino
Florentino, Maria de Fátima
A avaliação como ponto de partida para o trabalho pedagógico no processo ensino aprendizagem
description This work has as its theme the conceptualization of the meaning of assessment in the school context, the role of assessment in teaching and working as a social process of learning, assessment methods, and the various aspects of the assessment in each historical moment. In this sense, assessment is a precursor to spring for the teacher to develop their actions in everyday school life. The monograph concludes with a reflection on what to do or which direction should follow the educator to build a teaching-learning significant, considering the results of the assessment, which is consistent with the purpose, the methodology and performed with the contents worked in classroom. With an action that promotes a pedagogical review on these parameters, it is possible to reach a "model" of emancipatory education and quality. Para elaboração desta monografia os principais autores utilizados foram: Paulo Freire, Jussara Hoffman, Carlos Cipriano Luckesi e Luiz Carlos Gasparin.
format Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)
author Florentino, Maria de Fátima
author_sort Florentino, Maria de Fátima
title A avaliação como ponto de partida para o trabalho pedagógico no processo ensino aprendizagem
title_short A avaliação como ponto de partida para o trabalho pedagógico no processo ensino aprendizagem
title_full A avaliação como ponto de partida para o trabalho pedagógico no processo ensino aprendizagem
title_fullStr A avaliação como ponto de partida para o trabalho pedagógico no processo ensino aprendizagem
title_full_unstemmed A avaliação como ponto de partida para o trabalho pedagógico no processo ensino aprendizagem
title_sort avaliação como ponto de partida para o trabalho pedagógico no processo ensino aprendizagem
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná
publishDate 2020
citation FLORENTINO, Maria de Fátima. A avaliação como ponto de partida para o trabalho pedagógico no processo ensino aprendizagem. 2012. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2012.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21016
_version_ 1805296873465970688
score 10,814766