Imagens como estratégias motivadoras da leitura na alfabetização

This work was themed literacy as having motivating reading images, assuming that literacy should occur along with literacy where the reading of images from kindergarten is a job that needs to be done. We know that not all books are available in school libraries today are excellent quality for the jo...

ver descrição completa

Autor principal: Silva, Irene dos Santos Oliveira da
Formato: Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2020
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21052
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id riut-1-21052
recordtype dspace
spelling riut-1-210522020-11-24T14:59:24Z Imagens como estratégias motivadoras da leitura na alfabetização Silva, Irene dos Santos Oliveira da Nicodem, Maria Fatima Menegazzo Nicodem, Maria Fatima Menegazzo Santos, Cidmar Ortiz dos Wrasse, Carlos Laercio Crianças - Livros e leitura Interpretação de imagens Aquisição de linguagem Children - Books and reading Picture interpretation Language acquisition CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO This work was themed literacy as having motivating reading images, assuming that literacy should occur along with literacy where the reading of images from kindergarten is a job that needs to be done. We know that not all books are available in school libraries today are excellent quality for the job facing the anticipation of meaning and reading. Thus, the imagery language must be worked through planned and prepared with goals set in a plan that values the books available in the school activities. Know how to use the images as a language of expression of the text determines the name of that genre. Put children through activities in confrontation with reading and writing even though not literate through images, thus the preparation of teachers for the pedagogical work of mediation is essential for the development of this competence. Este trabalho teve como temática a alfabetização tendo como motivador a leitura de imagens, partindo do princípio de que a alfabetização deve ocorrer junto com o letramento onde a leitura de imagens desde a Educação Infantil é um trabalho que precisa ser realizado. Sabemos que nem todos os livros disponíveis hoje nas bibliotecas escolares são de excelente qualidade para o trabalho voltado a antecipação de sentidos e de leitura. Assim, a linguagem imagética deve ser trabalhada por meio de atividades planejadas e preparadas com objetivos estabelecidos em um planejamento que valorize os livros disponíveis no ambiente escolar. Saber utilizar as imagens como linguagem de expressão do texto determina a denominação desse gênero textual. Colocar as crianças por meio de atividades em confronto com a leitura e escrita mesmo não estando alfabetizado por meio das imagens, dessa forma, o preparo do professor para a mediação desse trabalho pedagógico é imprescindível para o desenvolvimento dessa competência. 2020-11-24T14:59:22Z 2020-11-24T14:59:22Z 2014-10-18 specializationThesis SILVA, Irene dos Santos Oliveira da. Imagens como estratégias motivadoras da leitura na alfabetização. 2014. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2014. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21052 por openAccess application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Medianeira Brasil Educação: Métodos e Técnicas de Ensino UTFPR
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection RIUT
language Português
topic Crianças - Livros e leitura
Interpretação de imagens
Aquisição de linguagem
Children - Books and reading
Picture interpretation
Language acquisition
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
spellingShingle Crianças - Livros e leitura
Interpretação de imagens
Aquisição de linguagem
Children - Books and reading
Picture interpretation
Language acquisition
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Silva, Irene dos Santos Oliveira da
Imagens como estratégias motivadoras da leitura na alfabetização
description This work was themed literacy as having motivating reading images, assuming that literacy should occur along with literacy where the reading of images from kindergarten is a job that needs to be done. We know that not all books are available in school libraries today are excellent quality for the job facing the anticipation of meaning and reading. Thus, the imagery language must be worked through planned and prepared with goals set in a plan that values the books available in the school activities. Know how to use the images as a language of expression of the text determines the name of that genre. Put children through activities in confrontation with reading and writing even though not literate through images, thus the preparation of teachers for the pedagogical work of mediation is essential for the development of this competence.
format Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)
author Silva, Irene dos Santos Oliveira da
author_sort Silva, Irene dos Santos Oliveira da
title Imagens como estratégias motivadoras da leitura na alfabetização
title_short Imagens como estratégias motivadoras da leitura na alfabetização
title_full Imagens como estratégias motivadoras da leitura na alfabetização
title_fullStr Imagens como estratégias motivadoras da leitura na alfabetização
title_full_unstemmed Imagens como estratégias motivadoras da leitura na alfabetização
title_sort imagens como estratégias motivadoras da leitura na alfabetização
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná
publishDate 2020
citation SILVA, Irene dos Santos Oliveira da. Imagens como estratégias motivadoras da leitura na alfabetização. 2014. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2014.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21052
_version_ 1805319128269979648
score 10,814766