A função docente na educação infantil: um estudo de caso em um centro municipal de educação infantil do extremo oeste do Paraná
Trabalho apresentado no IV Congresso Internacional de Educação
Principais autores: | Silva, Jocilene Terezinha Velasco da, Debald, Blasius Silvano |
---|---|
Formato: | Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná
2020
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21060 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
riut-1-21060 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
riut-1-210602020-11-24T15:01:08Z A função docente na educação infantil: um estudo de caso em um centro municipal de educação infantil do extremo oeste do Paraná Silva, Jocilene Terezinha Velasco da Debald, Blasius Silvano Lima, Ivone Teresinha Carletto Lima, Ivone Teresinha Carletto Lima, Ivone Teresinha Carletto Lima, Ivone Teresinha Carletto Professores - Eficiência Eficácia no ensino Planejamento educacional Teacher effectiveness Effective teaching Educational planning CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO Trabalho apresentado no IV Congresso Internacional de Educação A finalidade da pesquisa foi analisar a função desempenhada pelos docentes na Educação Infantil, a partir do cotidiano e as atividades desenvolvidas em um Centro Municipal de Educação Infantil do extremo Oeste do Paraná. A função docente na Educação Infantil tem sua pertinência quando se analisa o discurso e a prática dos docentes, como também, a teoria e o praticado nas instituições. Para a realização da pesquisa foi necessário além de formação teórica, vivência e reflexões sobre a organização e o cotidiano da Educação Infantil. A pesquisa se desenvolveu por meio da observação direta das atividades do grupo estudado, e de entrevista com os profissionais no intuito de captar o que ocorre no grupo. A Educação Infantil no âmbito educacional obteve inúmeros avanços. Do assistencialismo ao atendimento não adequado, passou a ser amparada por lei e reconhecida como primeira etapa da Educação Básica. Nesse contexto averiguaram-se as condições que os docentes realizam suas funções no espaço educacional e o reconhecimento dos mesmos na figura de docente no exercício efetivo de suas práticas diárias. Na contemporaneidade o professor tem assumido cada vez mais responsabilidades que não são pertinentes a sua função e acabam culminando em um distanciamento entre o ideal almejado pela profissão, levando a precarização da sua função. 2020-11-24T15:01:07Z 2020-11-24T15:01:07Z 2014-10-03 specializationThesis SILVA, Jocilene Velasco; DEBALD, Blasius Silvano. A função docente na educação infantil: um estudo de caso em um centro municipal de educação infantil do extremo oeste do Paraná. 2014. 13 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2014. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21060 por openAccess application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Medianeira Brasil Educação: Métodos e Técnicas de Ensino UTFPR |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
RIUT |
language |
Português |
topic |
Professores - Eficiência Eficácia no ensino Planejamento educacional Teacher effectiveness Effective teaching Educational planning CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
spellingShingle |
Professores - Eficiência Eficácia no ensino Planejamento educacional Teacher effectiveness Effective teaching Educational planning CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO Silva, Jocilene Terezinha Velasco da Debald, Blasius Silvano A função docente na educação infantil: um estudo de caso em um centro municipal de educação infantil do extremo oeste do Paraná |
description |
Trabalho apresentado no IV Congresso Internacional de Educação |
format |
Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) |
author |
Silva, Jocilene Terezinha Velasco da Debald, Blasius Silvano |
author_sort |
Silva, Jocilene Terezinha Velasco da |
title |
A função docente na educação infantil: um estudo de caso em um centro municipal de educação infantil do extremo oeste do Paraná |
title_short |
A função docente na educação infantil: um estudo de caso em um centro municipal de educação infantil do extremo oeste do Paraná |
title_full |
A função docente na educação infantil: um estudo de caso em um centro municipal de educação infantil do extremo oeste do Paraná |
title_fullStr |
A função docente na educação infantil: um estudo de caso em um centro municipal de educação infantil do extremo oeste do Paraná |
title_full_unstemmed |
A função docente na educação infantil: um estudo de caso em um centro municipal de educação infantil do extremo oeste do Paraná |
title_sort |
função docente na educação infantil: um estudo de caso em um centro municipal de educação infantil do extremo oeste do paraná |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
publishDate |
2020 |
citation |
SILVA, Jocilene Velasco; DEBALD, Blasius Silvano. A função docente na educação infantil: um estudo de caso em um centro municipal de educação infantil do extremo oeste do Paraná. 2014. 13 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2014. |
url |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21060 |
_version_ |
1805319128802656256 |
score |
10,814766 |