A estratégia da leitura na formação do educando no ensino fundamental I

Reading is an important tool for one`s intellectual development, in addition to providing grants that enhance the learning process. The present work is inspired by the importance of encouraging reading and the process of interaction between reader, writer and text. It also exposes some thoughts on r...

ver descrição completa

Autor principal: Souza, Lorinaldo Evangelista da Silva
Formato: Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2020
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21062
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id riut-1-21062
recordtype dspace
spelling riut-1-210622020-11-24T15:01:34Z A estratégia da leitura na formação do educando no ensino fundamental I Souza, Lorinaldo Evangelista da Silva Santos Junior, Lucas Schenoveber dos Santos Junior, Lucas Schenoveber dos Konopatzki, Evandro André Brandão, Henry Charles Albert David Naidoo Terroso de Mendonça Silva, Elisangela Alves dos Reis Incentivo à leitura Capacidade intelectual Aprendizagem Reading promotion Mental efficiency Learning CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO Reading is an important tool for one`s intellectual development, in addition to providing grants that enhance the learning process. The present work is inspired by the importance of encouraging reading and the process of interaction between reader, writer and text. It also exposes some thoughts on reading, as well as the account of an experimental reading project called Project Good Reader, developed in an Elementary school located in Cidade Gaúcha – Paraná. The project used books authored by writer Ruth Rocha, available at the library of the school. This study sought to establish the efficacy of the stimulus data for reading, encouraging the formation of readers as a way to enhance the teaching-learning process in the perspective of building thoughts and literacy through reading practices that enable the realization so organized around a variety of texts, socializing cognitive, social and intellectual skills during the process of teaching and learning. Also presents strategies for how the teacher can work reading, taking the works of Ruth Rocha as a potentially significant resource. A leitura é uma importante ferramenta para o desenvolvimento intelectual do indivíduo, além de fornecer subsídios que potencializam o processo de aprendizagem. O presente trabalho apresenta como temática a importância do estímulo da leitura e do processo de interação entre leitor, escritor e texto. Expõe algumas reflexões sobre a leitura, bem como o relato de um projeto experimental de leitura intitulado Projeto Bom Leitor, desenvolvido em uma escola de Ensino Fundamental I, de Cidade Gaúcha – Paraná, que utilizou livros de autoria da escritora Ruth Rocha, disponíveis na biblioteca da referida escola. Este trabalho procurou constatar a eficácia dos estímulos dados para a leitura, no incentivo a formação de leitores, como forma de potencializar o processo de ensino-aprendizagem, dentro da perspectiva de construção de pensamentos e letramento, através de práticas de leituras que possibilitam a percepção de forma organizada em torno de uma diversidade de textos, socializando os conhecimentos cognitivos, sociais e intelectuais durante o processo de ensino-aprendizagem. Apresenta também estratégias de como o professor pode trabalhar a leitura, tomando as obras de Ruth Rocha como um recurso potencialmente significante. 2020-11-24T15:01:33Z 2020-11-24T15:01:33Z 2014-10-25 specializationThesis SOUZA, Lorinaldo Evangelista de. A estratégia da leitura na formação do educando no ensino fundamental I. 2014. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2014. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21062 por openAccess application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Medianeira Brasil Educação: Métodos e Técnicas de Pesquisa UTFPR
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection RIUT
language Português
topic Incentivo à leitura
Capacidade intelectual
Aprendizagem
Reading promotion
Mental efficiency
Learning
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
spellingShingle Incentivo à leitura
Capacidade intelectual
Aprendizagem
Reading promotion
Mental efficiency
Learning
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Souza, Lorinaldo Evangelista da Silva
A estratégia da leitura na formação do educando no ensino fundamental I
description Reading is an important tool for one`s intellectual development, in addition to providing grants that enhance the learning process. The present work is inspired by the importance of encouraging reading and the process of interaction between reader, writer and text. It also exposes some thoughts on reading, as well as the account of an experimental reading project called Project Good Reader, developed in an Elementary school located in Cidade Gaúcha – Paraná. The project used books authored by writer Ruth Rocha, available at the library of the school. This study sought to establish the efficacy of the stimulus data for reading, encouraging the formation of readers as a way to enhance the teaching-learning process in the perspective of building thoughts and literacy through reading practices that enable the realization so organized around a variety of texts, socializing cognitive, social and intellectual skills during the process of teaching and learning. Also presents strategies for how the teacher can work reading, taking the works of Ruth Rocha as a potentially significant resource.
format Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)
author Souza, Lorinaldo Evangelista da Silva
author_sort Souza, Lorinaldo Evangelista da Silva
title A estratégia da leitura na formação do educando no ensino fundamental I
title_short A estratégia da leitura na formação do educando no ensino fundamental I
title_full A estratégia da leitura na formação do educando no ensino fundamental I
title_fullStr A estratégia da leitura na formação do educando no ensino fundamental I
title_full_unstemmed A estratégia da leitura na formação do educando no ensino fundamental I
title_sort estratégia da leitura na formação do educando no ensino fundamental i
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná
publishDate 2020
citation SOUZA, Lorinaldo Evangelista de. A estratégia da leitura na formação do educando no ensino fundamental I. 2014. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2014.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21062
_version_ 1805320343994236928
score 10,814766