Alfabetização e letramento: uma questão de método

Literacy and literacy are concepts that all teachers know and experience, but few understand its relationship interaction. Literacy goes far beyond teaching reading and writing, literacy should be one associated with literacy, which leads to reflect on the various ways that actualize this process of...

ver descrição completa

Autor principal: Bueno, Juli Costa Souza
Formato: Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2020
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21071
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id riut-1-21071
recordtype dspace
spelling riut-1-210712020-11-24T15:03:34Z Alfabetização e letramento: uma questão de método Bueno, Juli Costa Souza Nicodem, Maria Fatima Menegazzo Nicodem, Maria Fatima Menegazzo Sandmann, André Santos, Cidmar Ortiz dos Crianças - Desenvolvimento Estratégias de aprendizagem Comunicação interpessoal Child development Learning strategies Interpersonal communication CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO Literacy and literacy are concepts that all teachers know and experience, but few understand its relationship interaction. Literacy goes far beyond teaching reading and writing, literacy should be one associated with literacy, which leads to reflect on the various ways that actualize this process of teaching and learning practice. For this work, was chosen as the Sociointeracionismo Vygotsky teaching method to be studied, highlighting his major contributions to educational practice. Bibliographic theoretically this study's main authors Soares (2013); Freire (1996); Ferreiro (1987); Moll (1996); Lemle (1991) who postulated about Literacy and Literacy, highlighting the settings that surround this universe, the representation of language and understanding of the writing system, as well as the processes of literacy and literacy. The Bakhtin (2014) authors; Rego (2012); Castorina (1995), Oliveira (1995, 1993) were used to refer to the study of Sociointeracionismo, highlighting the main ideas of Vygotsky and how to realize the development of learning on the Vygotskian perspective, the implications of Vygotsky's ideas for education and to school and their teachers, the relationship between thought and language and its acquisition. Alfabetização e letramento são conceitos que todos os professores conhecem e vivenciam, mas poucos entendem sua relação de interação. Alfabetizar vai muito além de ensinar a ler e escrever, alfabetizar deve ser uma prática associada ao letramento, que leva a refletir sobre os diversos meios que efetivam este processo de ensino e aprendizagem. Para este trabalho, foi escolhido o Sociointeracionismo de Vygotsky como método de ensino a ser estudado, destacando suas principais contribuições para a prática educativa. De forma teórica bibliográfica o presente trabalho tem como principais autores Soares (2013); Freire (1996); Ferreiro (1987); Moll (1996); Lemle (1991) que postularam a cerca da Alfabetização e Letramento, destacando as definições que envolvem este universo, a representação da linguagem e compreensão do sistema da escrita, como também os processos da alfabetização e letramento. Os autores Bakhtin (2014); Rego (2012); Castorina (1995), Oliveira (1995, 1993) foram utilizados para referenciar o estudo sobre o Sociointeracionismo, destacando as principais idéias de Vygotsky e como se percebe o desenvolvimento da aprendizagem sobre a ótica vygotskiana, as implicações das idéias de Vygotsky para a educação e para a escola e seus educadores, as relações entre pensamento e linguagem como a sua aquisição. 2020-11-24T15:03:33Z 2020-11-24T15:03:33Z 2014-11-01 specializationThesis BUENO, Juli Costa Souza. Alfabetização e letramento: uma questão de método. 2014. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2014. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21071 por openAccess application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Medianeira Brasil Educação: Métodos e Técnicas de Ensino UTFPR
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection RIUT
language Português
topic Crianças - Desenvolvimento
Estratégias de aprendizagem
Comunicação interpessoal
Child development
Learning strategies
Interpersonal communication
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
spellingShingle Crianças - Desenvolvimento
Estratégias de aprendizagem
Comunicação interpessoal
Child development
Learning strategies
Interpersonal communication
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Bueno, Juli Costa Souza
Alfabetização e letramento: uma questão de método
description Literacy and literacy are concepts that all teachers know and experience, but few understand its relationship interaction. Literacy goes far beyond teaching reading and writing, literacy should be one associated with literacy, which leads to reflect on the various ways that actualize this process of teaching and learning practice. For this work, was chosen as the Sociointeracionismo Vygotsky teaching method to be studied, highlighting his major contributions to educational practice. Bibliographic theoretically this study's main authors Soares (2013); Freire (1996); Ferreiro (1987); Moll (1996); Lemle (1991) who postulated about Literacy and Literacy, highlighting the settings that surround this universe, the representation of language and understanding of the writing system, as well as the processes of literacy and literacy. The Bakhtin (2014) authors; Rego (2012); Castorina (1995), Oliveira (1995, 1993) were used to refer to the study of Sociointeracionismo, highlighting the main ideas of Vygotsky and how to realize the development of learning on the Vygotskian perspective, the implications of Vygotsky's ideas for education and to school and their teachers, the relationship between thought and language and its acquisition.
format Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)
author Bueno, Juli Costa Souza
author_sort Bueno, Juli Costa Souza
title Alfabetização e letramento: uma questão de método
title_short Alfabetização e letramento: uma questão de método
title_full Alfabetização e letramento: uma questão de método
title_fullStr Alfabetização e letramento: uma questão de método
title_full_unstemmed Alfabetização e letramento: uma questão de método
title_sort alfabetização e letramento: uma questão de método
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná
publishDate 2020
citation BUENO, Juli Costa Souza. Alfabetização e letramento: uma questão de método. 2014. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2014.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21071
_version_ 1805325691210694656
score 10,814766