Alfabetização e letramento: uma questão de método
Literacy and literacy are concepts that all teachers know and experience, but few understand its relationship interaction. Literacy goes far beyond teaching reading and writing, literacy should be one associated with literacy, which leads to reflect on the various ways that actualize this process of...
Autor principal: | Bueno, Juli Costa Souza |
---|---|
Formato: | Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná
2020
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21071 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
riut-1-21071 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
riut-1-210712020-11-24T15:03:34Z Alfabetização e letramento: uma questão de método Bueno, Juli Costa Souza Nicodem, Maria Fatima Menegazzo Nicodem, Maria Fatima Menegazzo Sandmann, André Santos, Cidmar Ortiz dos Crianças - Desenvolvimento Estratégias de aprendizagem Comunicação interpessoal Child development Learning strategies Interpersonal communication CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO Literacy and literacy are concepts that all teachers know and experience, but few understand its relationship interaction. Literacy goes far beyond teaching reading and writing, literacy should be one associated with literacy, which leads to reflect on the various ways that actualize this process of teaching and learning practice. For this work, was chosen as the Sociointeracionismo Vygotsky teaching method to be studied, highlighting his major contributions to educational practice. Bibliographic theoretically this study's main authors Soares (2013); Freire (1996); Ferreiro (1987); Moll (1996); Lemle (1991) who postulated about Literacy and Literacy, highlighting the settings that surround this universe, the representation of language and understanding of the writing system, as well as the processes of literacy and literacy. The Bakhtin (2014) authors; Rego (2012); Castorina (1995), Oliveira (1995, 1993) were used to refer to the study of Sociointeracionismo, highlighting the main ideas of Vygotsky and how to realize the development of learning on the Vygotskian perspective, the implications of Vygotsky's ideas for education and to school and their teachers, the relationship between thought and language and its acquisition. Alfabetização e letramento são conceitos que todos os professores conhecem e vivenciam, mas poucos entendem sua relação de interação. Alfabetizar vai muito além de ensinar a ler e escrever, alfabetizar deve ser uma prática associada ao letramento, que leva a refletir sobre os diversos meios que efetivam este processo de ensino e aprendizagem. Para este trabalho, foi escolhido o Sociointeracionismo de Vygotsky como método de ensino a ser estudado, destacando suas principais contribuições para a prática educativa. De forma teórica bibliográfica o presente trabalho tem como principais autores Soares (2013); Freire (1996); Ferreiro (1987); Moll (1996); Lemle (1991) que postularam a cerca da Alfabetização e Letramento, destacando as definições que envolvem este universo, a representação da linguagem e compreensão do sistema da escrita, como também os processos da alfabetização e letramento. Os autores Bakhtin (2014); Rego (2012); Castorina (1995), Oliveira (1995, 1993) foram utilizados para referenciar o estudo sobre o Sociointeracionismo, destacando as principais idéias de Vygotsky e como se percebe o desenvolvimento da aprendizagem sobre a ótica vygotskiana, as implicações das idéias de Vygotsky para a educação e para a escola e seus educadores, as relações entre pensamento e linguagem como a sua aquisição. 2020-11-24T15:03:33Z 2020-11-24T15:03:33Z 2014-11-01 specializationThesis BUENO, Juli Costa Souza. Alfabetização e letramento: uma questão de método. 2014. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2014. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21071 por openAccess application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Medianeira Brasil Educação: Métodos e Técnicas de Ensino UTFPR |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
RIUT |
language |
Português |
topic |
Crianças - Desenvolvimento Estratégias de aprendizagem Comunicação interpessoal Child development Learning strategies Interpersonal communication CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
spellingShingle |
Crianças - Desenvolvimento Estratégias de aprendizagem Comunicação interpessoal Child development Learning strategies Interpersonal communication CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO Bueno, Juli Costa Souza Alfabetização e letramento: uma questão de método |
description |
Literacy and literacy are concepts that all teachers know and experience, but few understand its relationship interaction. Literacy goes far beyond teaching reading and writing, literacy should be one associated with literacy, which leads to reflect on the various ways that actualize this process of teaching and learning practice. For this work, was chosen as the Sociointeracionismo Vygotsky teaching method to be studied, highlighting his major contributions to educational practice. Bibliographic theoretically this study's main authors Soares (2013); Freire (1996); Ferreiro (1987); Moll (1996); Lemle (1991) who postulated about Literacy and Literacy, highlighting the settings that surround this universe, the representation of language and understanding of the writing system, as well as the processes of literacy and literacy. The Bakhtin (2014) authors; Rego (2012); Castorina (1995), Oliveira (1995, 1993) were used to refer to the study of Sociointeracionismo, highlighting the main ideas of Vygotsky and how to realize the development of learning on the Vygotskian perspective, the implications of Vygotsky's ideas for education and to school and their teachers, the relationship between thought and language and its acquisition. |
format |
Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) |
author |
Bueno, Juli Costa Souza |
author_sort |
Bueno, Juli Costa Souza |
title |
Alfabetização e letramento: uma questão de método |
title_short |
Alfabetização e letramento: uma questão de método |
title_full |
Alfabetização e letramento: uma questão de método |
title_fullStr |
Alfabetização e letramento: uma questão de método |
title_full_unstemmed |
Alfabetização e letramento: uma questão de método |
title_sort |
alfabetização e letramento: uma questão de método |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
publishDate |
2020 |
citation |
BUENO, Juli Costa Souza. Alfabetização e letramento: uma questão de método. 2014. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2014. |
url |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21071 |
_version_ |
1805325691210694656 |
score |
10,814766 |