O uso do portfólio como ferramenta de avaliação na educação infantil
O termo avaliar consiste em inúmeros questionamentos e abordagens para vários autores, como para o educador, que se depara com essa ação constantemente em sua prática pedagógica. E quando a avaliação é direcionada para a criança percebemos ainda mais perguntas que circulam nos ambientes escolares. U...
Autor principal: | Gervasoni, Mariéli Pilati |
---|---|
Formato: | Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná
2020
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21095 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
riut-1-21095 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
riut-1-210952020-11-24T15:09:01Z O uso do portfólio como ferramenta de avaliação na educação infantil Gervasoni, Mariéli Pilati Sandmann, André Sandmann, André Sandmann, André Sandmann, André Estudantes - Avaliação Crianças - Desenvolvimento Aprendizagem Students - Rating of Child development Learning CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO O termo avaliar consiste em inúmeros questionamentos e abordagens para vários autores, como para o educador, que se depara com essa ação constantemente em sua prática pedagógica. E quando a avaliação é direcionada para a criança percebemos ainda mais perguntas que circulam nos ambientes escolares. Uma das questões que permeiam o cotidiano do professor está a preocupação em se realizar uma avaliação que esteja próximo da realidade dos educandos, que contemple o fazer pedagógico e que não acabe como uma avaliação que analise superficialmente o desenvolvimento infantil, negando a identidade da ação pedagógica e camuflando o processo ensino aprendizagem. Diante dessas inquietações há a intenção de se mostrar neste artigo quais são os benefícios que a avaliação infantil, por meio do uso do portfólio, pode contribuir ao docente na sua ação avaliativa. A qual seja a própria mediação entre a criança, sua realidade e o espaço institucional, onde está inserido o educador com as suas impressões do mundo, suas concepções a respeito das crianças, seu entendimento do papel da educação infantil, fase esta que se caracteriza em desvendar o máximo possível dos mistérios de uma criança. Pois ela está sendo inserida em um ambiente novo e desafiada a aprender em um novo contexto, e isso está sendo inserida em um ambiente novo e desafiada a aprender em um novo contexto, e isso sem dúvida exige do docente um olhar diferenciado, reflexivo e desafiador, buscando o progresso do aluno em seu desenvolvimento integral. 2020-11-24T15:09:00Z 2020-11-24T15:09:00Z 2015-10-10 specializationThesis GERVASON, Mariéli Pilati. O uso do portfólio como ferramenta de avaliação na educação infantil. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2015. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21095 por openAccess application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Medianeira Brasil Educação: Métodos e Técnicas de Ensino UTFPR |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
RIUT |
language |
Português |
topic |
Estudantes - Avaliação Crianças - Desenvolvimento Aprendizagem Students - Rating of Child development Learning CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
spellingShingle |
Estudantes - Avaliação Crianças - Desenvolvimento Aprendizagem Students - Rating of Child development Learning CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO Gervasoni, Mariéli Pilati O uso do portfólio como ferramenta de avaliação na educação infantil |
description |
O termo avaliar consiste em inúmeros questionamentos e abordagens para vários autores, como para o educador, que se depara com essa ação constantemente em sua prática pedagógica. E quando a avaliação é direcionada para a criança percebemos ainda mais perguntas que circulam nos ambientes escolares. Uma das questões que permeiam o cotidiano do professor está a preocupação em se realizar uma avaliação que esteja próximo da realidade dos educandos, que contemple o fazer pedagógico e que não acabe como uma avaliação que analise superficialmente o desenvolvimento infantil, negando a identidade da ação pedagógica e camuflando o processo ensino aprendizagem. Diante dessas inquietações há a intenção de se mostrar neste artigo quais são os benefícios que a avaliação infantil, por meio do uso do portfólio, pode contribuir ao docente na sua ação avaliativa. A qual seja a própria mediação entre a criança, sua realidade e o espaço institucional, onde está inserido o educador com as suas impressões do mundo, suas concepções a respeito das crianças, seu entendimento do papel da educação infantil, fase esta que se caracteriza em desvendar o máximo possível dos mistérios de uma criança. Pois ela está sendo inserida em um ambiente novo e desafiada a aprender em um novo contexto, e isso está sendo inserida em um ambiente novo e desafiada a aprender em um novo contexto, e isso sem dúvida exige do docente um olhar diferenciado, reflexivo e desafiador, buscando o progresso do aluno em seu desenvolvimento integral. |
format |
Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) |
author |
Gervasoni, Mariéli Pilati |
author_sort |
Gervasoni, Mariéli Pilati |
title |
O uso do portfólio como ferramenta de avaliação na educação infantil |
title_short |
O uso do portfólio como ferramenta de avaliação na educação infantil |
title_full |
O uso do portfólio como ferramenta de avaliação na educação infantil |
title_fullStr |
O uso do portfólio como ferramenta de avaliação na educação infantil |
title_full_unstemmed |
O uso do portfólio como ferramenta de avaliação na educação infantil |
title_sort |
o uso do portfólio como ferramenta de avaliação na educação infantil |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
publishDate |
2020 |
citation |
GERVASON, Mariéli Pilati. O uso do portfólio como ferramenta de avaliação na educação infantil. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2015. |
url |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21095 |
_version_ |
1805315209671213056 |
score |
10,814766 |