O uso do portfólio como ferramenta de avaliação na educação infantil

O termo avaliar consiste em inúmeros questionamentos e abordagens para vários autores, como para o educador, que se depara com essa ação constantemente em sua prática pedagógica. E quando a avaliação é direcionada para a criança percebemos ainda mais perguntas que circulam nos ambientes escolares. U...

ver descrição completa

Autor principal: Gervasoni, Mariéli Pilati
Formato: Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2020
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21095
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id riut-1-21095
recordtype dspace
spelling riut-1-210952020-11-24T15:09:01Z O uso do portfólio como ferramenta de avaliação na educação infantil Gervasoni, Mariéli Pilati Sandmann, André Sandmann, André Sandmann, André Sandmann, André Estudantes - Avaliação Crianças - Desenvolvimento Aprendizagem  Students - Rating of Child development Learning CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO O termo avaliar consiste em inúmeros questionamentos e abordagens para vários autores, como para o educador, que se depara com essa ação constantemente em sua prática pedagógica. E quando a avaliação é direcionada para a criança percebemos ainda mais perguntas que circulam nos ambientes escolares. Uma das questões que permeiam o cotidiano do professor está a preocupação em se realizar uma avaliação que esteja próximo da realidade dos educandos, que contemple o fazer pedagógico e que não acabe como uma avaliação que analise superficialmente o desenvolvimento infantil, negando a identidade da ação pedagógica e camuflando o processo ensino aprendizagem. Diante dessas inquietações há a intenção de se mostrar neste artigo quais são os benefícios que a avaliação infantil, por meio do uso do portfólio, pode contribuir ao docente na sua ação avaliativa. A qual seja a própria mediação entre a criança, sua realidade e o espaço institucional, onde está inserido o educador com as suas impressões do mundo, suas concepções a respeito das crianças, seu entendimento do papel da educação infantil, fase esta que se caracteriza em desvendar o máximo possível dos mistérios de uma criança. Pois ela está sendo inserida em um ambiente novo e desafiada a aprender em um novo contexto, e isso está sendo inserida em um ambiente novo e desafiada a aprender em um novo contexto, e isso sem dúvida exige do docente um olhar diferenciado, reflexivo e desafiador, buscando o progresso do aluno em seu desenvolvimento integral. 2020-11-24T15:09:00Z 2020-11-24T15:09:00Z 2015-10-10 specializationThesis GERVASON, Mariéli Pilati. O uso do portfólio como ferramenta de avaliação na educação infantil. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2015. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21095 por openAccess application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Medianeira Brasil Educação: Métodos e Técnicas de Ensino UTFPR
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection RIUT
language Português
topic Estudantes - Avaliação
Crianças - Desenvolvimento
Aprendizagem 
Students - Rating of
Child development
Learning
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
spellingShingle Estudantes - Avaliação
Crianças - Desenvolvimento
Aprendizagem 
Students - Rating of
Child development
Learning
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Gervasoni, Mariéli Pilati
O uso do portfólio como ferramenta de avaliação na educação infantil
description O termo avaliar consiste em inúmeros questionamentos e abordagens para vários autores, como para o educador, que se depara com essa ação constantemente em sua prática pedagógica. E quando a avaliação é direcionada para a criança percebemos ainda mais perguntas que circulam nos ambientes escolares. Uma das questões que permeiam o cotidiano do professor está a preocupação em se realizar uma avaliação que esteja próximo da realidade dos educandos, que contemple o fazer pedagógico e que não acabe como uma avaliação que analise superficialmente o desenvolvimento infantil, negando a identidade da ação pedagógica e camuflando o processo ensino aprendizagem. Diante dessas inquietações há a intenção de se mostrar neste artigo quais são os benefícios que a avaliação infantil, por meio do uso do portfólio, pode contribuir ao docente na sua ação avaliativa. A qual seja a própria mediação entre a criança, sua realidade e o espaço institucional, onde está inserido o educador com as suas impressões do mundo, suas concepções a respeito das crianças, seu entendimento do papel da educação infantil, fase esta que se caracteriza em desvendar o máximo possível dos mistérios de uma criança. Pois ela está sendo inserida em um ambiente novo e desafiada a aprender em um novo contexto, e isso está sendo inserida em um ambiente novo e desafiada a aprender em um novo contexto, e isso sem dúvida exige do docente um olhar diferenciado, reflexivo e desafiador, buscando o progresso do aluno em seu desenvolvimento integral.
format Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)
author Gervasoni, Mariéli Pilati
author_sort Gervasoni, Mariéli Pilati
title O uso do portfólio como ferramenta de avaliação na educação infantil
title_short O uso do portfólio como ferramenta de avaliação na educação infantil
title_full O uso do portfólio como ferramenta de avaliação na educação infantil
title_fullStr O uso do portfólio como ferramenta de avaliação na educação infantil
title_full_unstemmed O uso do portfólio como ferramenta de avaliação na educação infantil
title_sort o uso do portfólio como ferramenta de avaliação na educação infantil
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná
publishDate 2020
citation GERVASON, Mariéli Pilati. O uso do portfólio como ferramenta de avaliação na educação infantil. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2015.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21095
_version_ 1805315209671213056
score 10,814766