A importância das aulas práticas para o ensino e a aprendizagem de química e biologia
This work was subject verify the methodologies used by Chemistry teachers and Biology classes in their practices and techniques which promote greater interest and student learning. Thus, this research was conducted at the Federal Technological University of Paraná, Campus Medianeira, PR, with the pa...
Autor principal: | Womer, Rute |
---|---|
Formato: | Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná
2020
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21112 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
riut-1-21112 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
riut-1-211122020-11-24T15:12:59Z A importância das aulas práticas para o ensino e a aprendizagem de química e biologia Womer, Rute Almeida, Shiderlene Vieira de Almeida, Shiderlene Vieira de Lima, Ivone Teresinha Carletto de Brandão, Henry Charles Albert David Naidoo Terroso de Mendonça Aprendizagem experimental Prática de ensino Aprendizagem por atividades Experiential learning Student teaching Active learning CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO This work was subject verify the methodologies used by Chemistry teachers and Biology classes in their practices and techniques which promote greater interest and student learning. Thus, this research was conducted at the Federal Technological University of Paraná, Campus Medianeira, PR, with the participation of teachers of Chemistry and Biology of Technical Education Integrated Intermediate Level. To collect the data we applied an individual questionnaire with objective and essay questions. For the analysis of the questions related to role and the importance of experimentation in teaching and learning were used three categories of classification: epistemological, cognitive nature and bike-vocational nature. The survey results revealed that the teachers of the integrated mid-level technical education seek associate experimentation to situations of the student's daily life, which characterizes the chain posture vocational education where experimental activities are considered auxiliary in the wake curiosity and interest the study of curriculum content. Among the techniques that promote greater interest and student learning in experimental studies are also bike-vocational nature, where the student seeks to overcome the illustration and proof of theories that do not favor the construction of knowledge and is dedicated to problem-based the experimental work. Therefore, these data come strengthen the assumption that students are influenced by the views of their teachers, and it is necessary that the educator has a clear pedagogical concept, which enables the student to knowledge building. Este trabalho teve como temática verificar as metodologias utilizadas pelos professores de Química e de Biologia em suas aulas práticas e, quais técnicas promovem o maior interesse e a aprendizagem dos alunos. Assim, a presente pesquisa foi realizada na Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Câmpus Medianeira, PR, com a participação de professores de Química e Biologia do Ensino Técnico de Nível Médio Integrado. Para a coleta de dados foi aplicado um questionário individual composto por questões objetivas e dissertativas. Para a análise das perguntas relacionadas a função e a importância da experimentação no ensino e aprendizagem foram utilizadas três categorias de classificação: cunho epistemológico, cunho cognitivo e cunho moto-vocacional. Os resultados da pesquisa revelaram que os professores do ensino técnico de nível médio integrado buscam associar a experimentação às situações do cotidiano do aluno, o que caracteriza a postura moto-vocacional de ensino onde as atividades experimentais são consideradas auxiliares no despertar da curiosidade e do interesse pelo estudo dos conteúdos curriculares. Dentre as técnicas que promovem maior interesse e aprendizagem dos alunos em trabalhos experimentais também estão as de cunho moto-vocacional, onde o educando busca a superação da ilustração e da comprovação de teorias que não favorecem a construção do conhecimento e se dedica à problematização como base do trabalho experimental. Portanto, esses dados vêm fortalecer o pressuposto de que alunos são influenciados pelas concepções de seus professores, e que é necessário que o educador tenha uma concepção pedagógica clara, e que possibilite ao aluno a construção do conhecimento. 2020-11-24T15:12:58Z 2020-11-24T15:12:58Z 2014-12-12 specializationThesis WOMER, Rute. A Importância das aulas práticas para o ensino e a aprendizagem de química e biologia. 2014. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2014. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21112 por openAccess application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Medianeira Brasil Educação: Métodos e Técnicas de Ensino UTFPR |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
RIUT |
language |
Português |
topic |
Aprendizagem experimental Prática de ensino Aprendizagem por atividades Experiential learning Student teaching Active learning CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
spellingShingle |
Aprendizagem experimental Prática de ensino Aprendizagem por atividades Experiential learning Student teaching Active learning CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO Womer, Rute A importância das aulas práticas para o ensino e a aprendizagem de química e biologia |
description |
This work was subject verify the methodologies used by Chemistry teachers and Biology classes in their practices and techniques which promote greater interest and student learning. Thus, this research was conducted at the Federal Technological University of Paraná, Campus Medianeira, PR, with the participation of teachers of Chemistry and Biology of Technical Education Integrated Intermediate Level. To collect the data we applied an individual questionnaire with objective and essay questions. For the analysis of the questions related to role and the importance of experimentation in teaching and learning were used three categories of classification: epistemological, cognitive nature and bike-vocational nature. The survey results revealed that the teachers of the integrated mid-level technical education seek associate experimentation to situations of the student's daily life, which characterizes the chain posture vocational education where experimental activities are considered auxiliary in the wake curiosity and interest the study of curriculum content. Among the techniques that promote greater interest and student learning in experimental studies are also bike-vocational nature, where the student seeks to overcome the illustration and proof of theories that do not favor the construction of knowledge and is dedicated to problem-based the experimental work. Therefore, these data come strengthen the assumption that students are influenced by the views of their teachers, and it is necessary that the educator has a clear pedagogical concept, which enables the student to knowledge building. |
format |
Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) |
author |
Womer, Rute |
author_sort |
Womer, Rute |
title |
A importância das aulas práticas para o ensino e a aprendizagem de química e biologia |
title_short |
A importância das aulas práticas para o ensino e a aprendizagem de química e biologia |
title_full |
A importância das aulas práticas para o ensino e a aprendizagem de química e biologia |
title_fullStr |
A importância das aulas práticas para o ensino e a aprendizagem de química e biologia |
title_full_unstemmed |
A importância das aulas práticas para o ensino e a aprendizagem de química e biologia |
title_sort |
importância das aulas práticas para o ensino e a aprendizagem de química e biologia |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
publishDate |
2020 |
citation |
WOMER, Rute. A Importância das aulas práticas para o ensino e a aprendizagem de química e biologia. 2014. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2014. |
url |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21112 |
_version_ |
1805302686972641280 |
score |
10,814766 |