Brincar para aprender: a ludicidade como recurso didático na educação infantil

O presente artigo traz como tema “brincar para aprender: a ludicidade como recurso didático na educação infantil” visando compreender o contexto teórico/prático dos jogos e brincadeiras na sala de aula. Neste contexto, destaca-se que a criança deve ser compreendida como agente ativo no processo ensi...

ver descrição completa

Autor principal: Antunes, Patrícia
Formato: Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2020
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21150
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id riut-1-21150
recordtype dspace
spelling riut-1-211502020-11-24T15:22:27Z Brincar para aprender: a ludicidade como recurso didático na educação infantil Playing to learn: the playfulness as didactic resource in kindergarten Antunes, Patrícia Batista, Flóida Moura Rocha Carlesso Batista, Flóida Moura Rocha Carlesso Batista, Flóida Moura Rocha Carlesso Batista, Flóida Moura Rocha Carlesso Conhecimento e aprendizagem Atividades criativas na sala de aula Crianças - Desenvolvimento Knowledge and learning Creative activities and seat work Child development CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO O presente artigo traz como tema “brincar para aprender: a ludicidade como recurso didático na educação infantil” visando compreender o contexto teórico/prático dos jogos e brincadeiras na sala de aula. Neste contexto, destaca-se que a criança deve ser compreendida como agente ativo no processo ensino aprendizagem da escola, pois, a partir daí a mesma poderá entender os diferentes papeis a serem desenvolvidos na sociedade, na família, na comunidade, nos grupos sociais, construindo tanto sua identidade pessoal como seu referencial sociocultural. O objetivo principal deste estudo é trabalhar a inserção da criança no mundo pedagógico por meio das atividades lúdicas e sua interação no processo ensino-aprendizagem da educação infantil. Utilizou-se a pesquisa bibliográfica quantitativa e de campo visando contextualizar os assuntos que enfocam os jogos lúdicos na prática pedagógica da educação infantil. Portanto, a pesquisa desenvolveu-se através da construção tanto da teoria quanto da prática no brincar para aprender, trabalhando a ludicidade como recurso didático na educação infantil, trabalhando novas ideias através de brincadeiras, as quais devem ter objetivos plenamente pedagógicos transformando a prática pedagógica. Os jogos e brincadeiras lúdicas são extremamente relevantes para o desenvolvimento da prática pedagógica na Educação Infantil, pois permeia o envolvimento lúdico na educação infantil, já que essa “linguagem” é parte natural do mundo da criança, proporcionando um desenvolvimento prazeroso com a construção do conhecimento, possibilitando uma contextualização e ressignificação do seu meio. Portanto, com base nos questionários apresentados, observou-se que em todo o processo faz-se necessário trabalhar a relação da ludicidade em conjunto professor/aluno. 2020-11-24T15:22:25Z 2020-11-24T15:22:25Z 2015-12-11 specializationThesis ANTUNES, Patrícia. Brincar para aprender: a ludicidade como recurso didático na educação infantil. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2015. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21150 por openAccess application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Medianeira Brasil Educação: Métodos e Técnicas de Ensino UTFPR
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection RIUT
language Português
topic Conhecimento e aprendizagem
Atividades criativas na sala de aula
Crianças - Desenvolvimento
Knowledge and learning
Creative activities and seat work
Child development
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
spellingShingle Conhecimento e aprendizagem
Atividades criativas na sala de aula
Crianças - Desenvolvimento
Knowledge and learning
Creative activities and seat work
Child development
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Antunes, Patrícia
Brincar para aprender: a ludicidade como recurso didático na educação infantil
description O presente artigo traz como tema “brincar para aprender: a ludicidade como recurso didático na educação infantil” visando compreender o contexto teórico/prático dos jogos e brincadeiras na sala de aula. Neste contexto, destaca-se que a criança deve ser compreendida como agente ativo no processo ensino aprendizagem da escola, pois, a partir daí a mesma poderá entender os diferentes papeis a serem desenvolvidos na sociedade, na família, na comunidade, nos grupos sociais, construindo tanto sua identidade pessoal como seu referencial sociocultural. O objetivo principal deste estudo é trabalhar a inserção da criança no mundo pedagógico por meio das atividades lúdicas e sua interação no processo ensino-aprendizagem da educação infantil. Utilizou-se a pesquisa bibliográfica quantitativa e de campo visando contextualizar os assuntos que enfocam os jogos lúdicos na prática pedagógica da educação infantil. Portanto, a pesquisa desenvolveu-se através da construção tanto da teoria quanto da prática no brincar para aprender, trabalhando a ludicidade como recurso didático na educação infantil, trabalhando novas ideias através de brincadeiras, as quais devem ter objetivos plenamente pedagógicos transformando a prática pedagógica. Os jogos e brincadeiras lúdicas são extremamente relevantes para o desenvolvimento da prática pedagógica na Educação Infantil, pois permeia o envolvimento lúdico na educação infantil, já que essa “linguagem” é parte natural do mundo da criança, proporcionando um desenvolvimento prazeroso com a construção do conhecimento, possibilitando uma contextualização e ressignificação do seu meio. Portanto, com base nos questionários apresentados, observou-se que em todo o processo faz-se necessário trabalhar a relação da ludicidade em conjunto professor/aluno.
format Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)
author Antunes, Patrícia
author_sort Antunes, Patrícia
title Brincar para aprender: a ludicidade como recurso didático na educação infantil
title_short Brincar para aprender: a ludicidade como recurso didático na educação infantil
title_full Brincar para aprender: a ludicidade como recurso didático na educação infantil
title_fullStr Brincar para aprender: a ludicidade como recurso didático na educação infantil
title_full_unstemmed Brincar para aprender: a ludicidade como recurso didático na educação infantil
title_sort brincar para aprender: a ludicidade como recurso didático na educação infantil
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná
publishDate 2020
citation ANTUNES, Patrícia. Brincar para aprender: a ludicidade como recurso didático na educação infantil. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2015.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21150
_version_ 1805312691561037824
score 10,814766