Brincar para aprender: a ludicidade como recurso didático na educação infantil
O presente artigo traz como tema “brincar para aprender: a ludicidade como recurso didático na educação infantil” visando compreender o contexto teórico/prático dos jogos e brincadeiras na sala de aula. Neste contexto, destaca-se que a criança deve ser compreendida como agente ativo no processo ensi...
Autor principal: | Antunes, Patrícia |
---|---|
Formato: | Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná
2020
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21150 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
riut-1-21150 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
riut-1-211502020-11-24T15:22:27Z Brincar para aprender: a ludicidade como recurso didático na educação infantil Playing to learn: the playfulness as didactic resource in kindergarten Antunes, Patrícia Batista, Flóida Moura Rocha Carlesso Batista, Flóida Moura Rocha Carlesso Batista, Flóida Moura Rocha Carlesso Batista, Flóida Moura Rocha Carlesso Conhecimento e aprendizagem Atividades criativas na sala de aula Crianças - Desenvolvimento Knowledge and learning Creative activities and seat work Child development CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO O presente artigo traz como tema “brincar para aprender: a ludicidade como recurso didático na educação infantil” visando compreender o contexto teórico/prático dos jogos e brincadeiras na sala de aula. Neste contexto, destaca-se que a criança deve ser compreendida como agente ativo no processo ensino aprendizagem da escola, pois, a partir daí a mesma poderá entender os diferentes papeis a serem desenvolvidos na sociedade, na família, na comunidade, nos grupos sociais, construindo tanto sua identidade pessoal como seu referencial sociocultural. O objetivo principal deste estudo é trabalhar a inserção da criança no mundo pedagógico por meio das atividades lúdicas e sua interação no processo ensino-aprendizagem da educação infantil. Utilizou-se a pesquisa bibliográfica quantitativa e de campo visando contextualizar os assuntos que enfocam os jogos lúdicos na prática pedagógica da educação infantil. Portanto, a pesquisa desenvolveu-se através da construção tanto da teoria quanto da prática no brincar para aprender, trabalhando a ludicidade como recurso didático na educação infantil, trabalhando novas ideias através de brincadeiras, as quais devem ter objetivos plenamente pedagógicos transformando a prática pedagógica. Os jogos e brincadeiras lúdicas são extremamente relevantes para o desenvolvimento da prática pedagógica na Educação Infantil, pois permeia o envolvimento lúdico na educação infantil, já que essa “linguagem” é parte natural do mundo da criança, proporcionando um desenvolvimento prazeroso com a construção do conhecimento, possibilitando uma contextualização e ressignificação do seu meio. Portanto, com base nos questionários apresentados, observou-se que em todo o processo faz-se necessário trabalhar a relação da ludicidade em conjunto professor/aluno. 2020-11-24T15:22:25Z 2020-11-24T15:22:25Z 2015-12-11 specializationThesis ANTUNES, Patrícia. Brincar para aprender: a ludicidade como recurso didático na educação infantil. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2015. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21150 por openAccess application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Medianeira Brasil Educação: Métodos e Técnicas de Ensino UTFPR |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
RIUT |
language |
Português |
topic |
Conhecimento e aprendizagem Atividades criativas na sala de aula Crianças - Desenvolvimento Knowledge and learning Creative activities and seat work Child development CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
spellingShingle |
Conhecimento e aprendizagem Atividades criativas na sala de aula Crianças - Desenvolvimento Knowledge and learning Creative activities and seat work Child development CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO Antunes, Patrícia Brincar para aprender: a ludicidade como recurso didático na educação infantil |
description |
O presente artigo traz como tema “brincar para aprender: a ludicidade como recurso didático na educação infantil” visando compreender o contexto teórico/prático dos jogos e brincadeiras na sala de aula. Neste contexto, destaca-se que a criança deve ser compreendida como agente ativo no processo ensino aprendizagem da escola, pois, a partir daí a mesma poderá entender os diferentes papeis a serem desenvolvidos na sociedade, na família, na comunidade, nos grupos sociais, construindo tanto sua identidade pessoal como seu referencial sociocultural. O objetivo principal deste estudo é trabalhar a inserção da criança no mundo pedagógico por meio das atividades lúdicas e sua interação no processo ensino-aprendizagem da educação infantil. Utilizou-se a pesquisa bibliográfica quantitativa e de campo visando contextualizar os assuntos que enfocam os jogos lúdicos na prática pedagógica da educação infantil. Portanto, a pesquisa desenvolveu-se através da construção tanto da teoria quanto da prática no brincar para aprender, trabalhando a ludicidade como recurso didático na educação infantil, trabalhando novas ideias através de brincadeiras, as quais devem ter objetivos plenamente pedagógicos transformando a prática pedagógica. Os jogos e brincadeiras lúdicas são extremamente relevantes para o desenvolvimento da prática pedagógica na Educação Infantil, pois permeia o envolvimento lúdico na educação infantil, já que essa “linguagem” é parte natural do mundo da criança, proporcionando um desenvolvimento prazeroso com a construção do conhecimento, possibilitando uma contextualização e ressignificação do seu meio. Portanto, com base nos questionários apresentados, observou-se que em todo o processo faz-se necessário trabalhar a relação da ludicidade em conjunto professor/aluno. |
format |
Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) |
author |
Antunes, Patrícia |
author_sort |
Antunes, Patrícia |
title |
Brincar para aprender: a ludicidade como recurso didático na educação infantil |
title_short |
Brincar para aprender: a ludicidade como recurso didático na educação infantil |
title_full |
Brincar para aprender: a ludicidade como recurso didático na educação infantil |
title_fullStr |
Brincar para aprender: a ludicidade como recurso didático na educação infantil |
title_full_unstemmed |
Brincar para aprender: a ludicidade como recurso didático na educação infantil |
title_sort |
brincar para aprender: a ludicidade como recurso didático na educação infantil |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
publishDate |
2020 |
citation |
ANTUNES, Patrícia. Brincar para aprender: a ludicidade como recurso didático na educação infantil. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2015. |
url |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21150 |
_version_ |
1805312691561037824 |
score |
10,814766 |