A ludicidade no ensino da matemática

This research had as its theme the mathematical games and assimilation of knowledge’s in early childhood education, initially addressing the importance of the toy of play to the evolution of human development, based on the theorists Jean Piaget, Vygostsky and Wallon. This is a bibliographical resear...

ver descrição completa

Autor principal: Muniz, Keice Caramelo
Formato: Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2020
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21160
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id riut-1-21160
recordtype dspace
spelling riut-1-211602020-11-24T15:25:01Z A ludicidade no ensino da matemática Muniz, Keice Caramelo Sandmann, André Sandmann, André Hlenka, Vanessa Scherpinski, Neusa Idick Jogos no ensino de matemática Análise de interação na educação Aprendizagem cognitiva Games in mathematics education Interaction analysis in education Cognitive learning CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO This research had as its theme the mathematical games and assimilation of knowledge’s in early childhood education, initially addressing the importance of the toy of play to the evolution of human development, based on the theorists Jean Piaget, Vygostsky and Wallon. This is a bibliographical research supported by theoretical researches that were based on the studies about the games and their importance in the development of the mathematical concepts. The thoughts of Kishimoto, Aranão, and Montessori will be mentioned in the contribution of the ludic in the process of interaction and teaching learning. Bringing the concept that mathematics is paramount for the development of thoughts in solving problems and logical reasoning for social life, in personal and interpersonal relationships. Not without mentioning the importance in the mediation of the teacher, for being the most experienced partner in this moment of interaction with the games. This research shows us that playful mathematics stimulates the student to be the protagonist in his process of teaching learning. Esta pesquisa teve como temática os jogos matemáticos e assimilação de saberes na educação infantil abordando incialmente a importância do brinquedo do brincar para a evolução do desenvolvimento humano, tomando como base os teóricos Jean Piaget, Vygostsky e Wallon. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica respaldada por pesquisas de teóricos que se basearam nos estudos sobre os jogos e sua importância no desenvolvimento dos conceitos matemáticos. Serão citados pensamentos de Kishimoto, Aranão, Montessori, na contribuição do lúdico no processo de interação e de ensino aprendizagem. Trazendo o conceito que a matemática é primordial para o desenvolvimento dos pensamentos na resolução de problemas e no raciocínio lógico para a vida social, nas relações pessoais e interpessoais. Sem deixar de citar a importância na mediação do professor, por ser o parceiro mais experiente neste momento de interação com os jogos. Esta pesquisa nos mostra que a matemática atrelada ao lúdico estimula o aluno ser o protagonista nos seu processo de ensino aprendizagem. 2020-11-24T15:25:00Z 2020-11-24T15:25:00Z 2018-06-23 specializationThesis MUNIZ, Keice Caramelo. A ludicidade no ensino da matemática. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2018. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21160 por openAccess application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Medianeira Brasil Educação: Métodos e Técnicas de Ensino UTFPR
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection RIUT
language Português
topic Jogos no ensino de matemática
Análise de interação na educação
Aprendizagem cognitiva
Games in mathematics education
Interaction analysis in education
Cognitive learning
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
spellingShingle Jogos no ensino de matemática
Análise de interação na educação
Aprendizagem cognitiva
Games in mathematics education
Interaction analysis in education
Cognitive learning
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
Muniz, Keice Caramelo
A ludicidade no ensino da matemática
description This research had as its theme the mathematical games and assimilation of knowledge’s in early childhood education, initially addressing the importance of the toy of play to the evolution of human development, based on the theorists Jean Piaget, Vygostsky and Wallon. This is a bibliographical research supported by theoretical researches that were based on the studies about the games and their importance in the development of the mathematical concepts. The thoughts of Kishimoto, Aranão, and Montessori will be mentioned in the contribution of the ludic in the process of interaction and teaching learning. Bringing the concept that mathematics is paramount for the development of thoughts in solving problems and logical reasoning for social life, in personal and interpersonal relationships. Not without mentioning the importance in the mediation of the teacher, for being the most experienced partner in this moment of interaction with the games. This research shows us that playful mathematics stimulates the student to be the protagonist in his process of teaching learning.
format Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)
author Muniz, Keice Caramelo
author_sort Muniz, Keice Caramelo
title A ludicidade no ensino da matemática
title_short A ludicidade no ensino da matemática
title_full A ludicidade no ensino da matemática
title_fullStr A ludicidade no ensino da matemática
title_full_unstemmed A ludicidade no ensino da matemática
title_sort ludicidade no ensino da matemática
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná
publishDate 2020
citation MUNIZ, Keice Caramelo. A ludicidade no ensino da matemática. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2018.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21160
_version_ 1805320976159735808
score 10,814766