A evolução do ensino de português: a implementação das tecnologias digitais

The theme of this research is the evolution of teaching, specifically the subject Portuguese Language, which has been changing a lot since century XX, such as the usage of several means of technologies are used in the public and private schools everyday. Another example is the usage of educational m...

ver descrição completa

Autor principal: Batista Junior, Mario
Formato: Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2020
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21172
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id riut-1-21172
recordtype dspace
spelling riut-1-211722020-11-24T15:28:10Z A evolução do ensino de português: a implementação das tecnologias digitais The evolution of portuguese teaching: the implementation of digital technologies Batista Junior, Mario Wojslaw, Eliane Bianchi Wojslaw, Eliane Bianchi Hlenka, Vanessa Juliano, Joice Maria Maltauro Estratégias de aprendizagem Mídia digital Ensino - Meios auxiliares Learning strategies Digital media Teaching - Aids and devices CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO The theme of this research is the evolution of teaching, specifically the subject Portuguese Language, which has been changing a lot since century XX, such as the usage of several means of technologies are used in the public and private schools everyday. Another example is the usage of educational media which develop and invigorate teaching of native language. However, this technological implementation has not been só simple because there are different generations of teachers who have different and conflicting viewpoints. Then, there are two groups: the youngest teachers who support the usage of technologies. And the group of teachers who support traditional methodologies. Therefore, this research aims to demystify and help the teacher work and other educators, to suggest working methods and materials to help the educational work and the constant change of teachers during the school term. The methodology consists of qualitative analysis, bibliographic and documentary researches. The results suggest that new technologies and the usage of modern digital resources might develop teaching of Portuguese Language. However, for this success, it is required better investments in education, trained teachers, suitable and current technological material and internet available for everybody in the school. Este trabalho teve como temática a evolução do ensino, mais especificamente na disciplina de Língua Portuguesa, que a partir do século XX passou por fortes mudanças. O uso de variadas tecnologias começou a fazer parte do dia a dia das escolas públicas e particulares, inclusive com o uso de mídias educacionais, afim de estimular e dinamizar o ensino da língua materna. Esta implementação tecnológica não tem sido tão simples quanto parece, uma vez que hoje tem-se uma diversidade de gerações atuando na docência, sendo que o conflito de gerações é inevitável. De um lado aparecem os jovens que já nasceram em contato com a tecnologia e pertencem a este grupo das evoluções tecnológicas e do outro, professores formados e adeptos às metodologias tradicionais. Sendo assim, surgiu a necessidade da elaboração deste trabalho com a finalidade de desmistificar e auxiliar o trabalho de professores e educadores em sala de aula, apontando meios e métodos de trabalho, além de recursos e materiais que mais podem contribuir a partir de uma troca constante entre professores e alunos. A metodologia utilizada foi a pesquisa de cunho qualitativo e os principais instrumentos de coleta de dados foram a pesquisa bibliográfica e a documental. Enfim, os resultados desta pesquisa revelaram que as novas tecnologias e a utilização de recursos digitais modernos, podem contribuir para a evolução do ensino de Português, mas para que isso obtenha resultados positivos, seria necessário um melhor investimento no campo educacional com professores mais bem capacitados, material tecnológico de acordo com o mercado atual e redes de internet disponíveis para todo o grupo escolar. 2020-11-24T15:28:08Z 2020-11-24T15:28:08Z 2018-08-13 specializationThesis BATISTA JUNIOR, Mario. A evolução do ensino de português: a implementação das tecnologias digitais. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2018. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21172 por openAccess application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Medianeira Brasil Educação: Métodos e Técnicas de Ensino UTFPR
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection RIUT
language Português
topic Estratégias de aprendizagem
Mídia digital
Ensino - Meios auxiliares
Learning strategies
Digital media
Teaching - Aids and devices
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
spellingShingle Estratégias de aprendizagem
Mídia digital
Ensino - Meios auxiliares
Learning strategies
Digital media
Teaching - Aids and devices
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
Batista Junior, Mario
A evolução do ensino de português: a implementação das tecnologias digitais
description The theme of this research is the evolution of teaching, specifically the subject Portuguese Language, which has been changing a lot since century XX, such as the usage of several means of technologies are used in the public and private schools everyday. Another example is the usage of educational media which develop and invigorate teaching of native language. However, this technological implementation has not been só simple because there are different generations of teachers who have different and conflicting viewpoints. Then, there are two groups: the youngest teachers who support the usage of technologies. And the group of teachers who support traditional methodologies. Therefore, this research aims to demystify and help the teacher work and other educators, to suggest working methods and materials to help the educational work and the constant change of teachers during the school term. The methodology consists of qualitative analysis, bibliographic and documentary researches. The results suggest that new technologies and the usage of modern digital resources might develop teaching of Portuguese Language. However, for this success, it is required better investments in education, trained teachers, suitable and current technological material and internet available for everybody in the school.
format Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)
author Batista Junior, Mario
author_sort Batista Junior, Mario
title A evolução do ensino de português: a implementação das tecnologias digitais
title_short A evolução do ensino de português: a implementação das tecnologias digitais
title_full A evolução do ensino de português: a implementação das tecnologias digitais
title_fullStr A evolução do ensino de português: a implementação das tecnologias digitais
title_full_unstemmed A evolução do ensino de português: a implementação das tecnologias digitais
title_sort evolução do ensino de português: a implementação das tecnologias digitais
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná
publishDate 2020
citation BATISTA JUNIOR, Mario. A evolução do ensino de português: a implementação das tecnologias digitais. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2018.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21172
_version_ 1805311397002739712
score 10,814766