A avaliação oral do ensino de filosofia

O presente artigo apresenta uma pequena analise acerca da avaliação oral no ensino d filosofia no ensino médio, com base nas perceptivas de ensino nas Diretrizes Curriculares Estaduais para a disciplina de Filosofia, busca que os alunos tenha um domínio de clareza exposição de suas ideias. Discute a...

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Autor principal: Krebs, Márcia Aparecida Gottardi
Formato: Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2020
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21183
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Resumo: O presente artigo apresenta uma pequena analise acerca da avaliação oral no ensino d filosofia no ensino médio, com base nas perceptivas de ensino nas Diretrizes Curriculares Estaduais para a disciplina de Filosofia, busca que os alunos tenha um domínio de clareza exposição de suas ideias. Discute ainda parâmetro de avaliações em disciplinas que usam somente avaliações escritas fazendo um questionamento sobre como esses sistemas d avaliações que ocorrem propiciam os alunos a aprenderem e fazerem uma conexão do conteúdos aprendidos com a realidade que os cerca. Concluiu-se que os alunos encontram muita dificuldade nas avaliações orais e acreditam que há disciplinas nas quais as avaliações devem ser somente escritas e não orais. No entanto, nas avaliações orais eles se sentem menos pressionados e participantes ativos do processo de conhecimento, pois ora que está sendo avaliado também há aquisição do saber. Apesar das controvérsias, a avaliação oral vem tomando o espaço das tradicionais avaliações escritas. Abrir espaço para que os aluno manifestem suas opiniões, aberta e oralmente, contribui para a formação de cidadãos com senso crítico mais apurado.