Jogos no processo de ensino de matemática

Esta pesquisa deseja analisar e compreender a contribuição dos jogos infantis no processo de desenvolvimento das crianças em séries iniciais através do lúdico pode se trabalhar a interdisciplinaridade, a fim de melhorar suas habilidades manuais, motoras e intelectuais. Esse estudo tem como objetivo...

ver descrição completa

Autor principal: Ariza, Josefa Fernanda
Formato: Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2020
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21186
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id riut-1-21186
recordtype dspace
spelling riut-1-211862020-11-24T15:31:52Z Jogos no processo de ensino de matemática Ariza, Josefa Fernanda Sehn, Elizandra Sehn, Elizandra Sehn, Elizandra Sehn, Elizandra Ensino - Metodologia Ensino criativo Raciocínio em crianças Teaching - Methodology Creative teaching Reasoning in children CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO Esta pesquisa deseja analisar e compreender a contribuição dos jogos infantis no processo de desenvolvimento das crianças em séries iniciais através do lúdico pode se trabalhar a interdisciplinaridade, a fim de melhorar suas habilidades manuais, motoras e intelectuais. Esse estudo tem como objetivo mostrar a importância dos jogos no processo de ensino de matemática. Os dados foram coletados a partir de um questionário com os professores de uma escola pública, contendo perguntas abertas e fechadas. Os jogos são vistos por muitos pesquisadores aqui citados, como processo de ensino, na qual permite a integração social, cultural e cognitiva no âmbito escolar. Os mesmos ratificam que os jogos podem tornar a aprendizagem mais prazerosa, ressaltando a importância de atribui-los não no contexto educacional. Os resultados obtidos nos mostram a importância de inserirmos novos métodos e técnicas de ensino, para propiciar aos alunos a apropriação do conceito. 2020-11-24T15:31:50Z 2020-11-24T15:31:50Z 2015-12-09 specializationThesis ARIZA, Josefa Fernanda. Jogos no processo de ensino de matemática. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2015. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21186 por openAccess application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Medianeira Brasil Educação: Métodos e Técnicas de Ensino UTFPR
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection RIUT
language Português
topic Ensino - Metodologia
Ensino criativo
Raciocínio em crianças
Teaching - Methodology
Creative teaching
Reasoning in children
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
spellingShingle Ensino - Metodologia
Ensino criativo
Raciocínio em crianças
Teaching - Methodology
Creative teaching
Reasoning in children
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Ariza, Josefa Fernanda
Jogos no processo de ensino de matemática
description Esta pesquisa deseja analisar e compreender a contribuição dos jogos infantis no processo de desenvolvimento das crianças em séries iniciais através do lúdico pode se trabalhar a interdisciplinaridade, a fim de melhorar suas habilidades manuais, motoras e intelectuais. Esse estudo tem como objetivo mostrar a importância dos jogos no processo de ensino de matemática. Os dados foram coletados a partir de um questionário com os professores de uma escola pública, contendo perguntas abertas e fechadas. Os jogos são vistos por muitos pesquisadores aqui citados, como processo de ensino, na qual permite a integração social, cultural e cognitiva no âmbito escolar. Os mesmos ratificam que os jogos podem tornar a aprendizagem mais prazerosa, ressaltando a importância de atribui-los não no contexto educacional. Os resultados obtidos nos mostram a importância de inserirmos novos métodos e técnicas de ensino, para propiciar aos alunos a apropriação do conceito.
format Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)
author Ariza, Josefa Fernanda
author_sort Ariza, Josefa Fernanda
title Jogos no processo de ensino de matemática
title_short Jogos no processo de ensino de matemática
title_full Jogos no processo de ensino de matemática
title_fullStr Jogos no processo de ensino de matemática
title_full_unstemmed Jogos no processo de ensino de matemática
title_sort jogos no processo de ensino de matemática
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná
publishDate 2020
citation ARIZA, Josefa Fernanda. Jogos no processo de ensino de matemática. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2015.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21186
_version_ 1805302129364041728
score 10,814766