Ensino-aprendizagem de matemática: verificação da aprendizagem e do interesse dos alunos da EJA

The current research was developed to verify how the learning of Youngs and Adults occurs and the importance of teaching ‘everyday Math’ to EJA students, using theorical approaching methodologies and techniques that could be used by Mathematics teachers on the Teaching-Learning process and how they...

ver descrição completa

Autor principal: Santos, Priscila Ariane da Silva
Formato: Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2020
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21190
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id riut-1-21190
recordtype dspace
spelling riut-1-211902020-11-24T15:32:57Z Ensino-aprendizagem de matemática: verificação da aprendizagem e do interesse dos alunos da EJA Mathematics teaching and learning: verification of the learning and interest of the students of the EJA Santos, Priscila Ariane da Silva Sandmann, André Sandmann, André Bortoli, Marlene Magnoni Hlenka, Vanessa Educação de adultos Matemática - Estudo e ensino Aprendizagem Adult education Mathematics - Study and teaching Learning CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO The current research was developed to verify how the learning of Youngs and Adults occurs and the importance of teaching ‘everyday Math’ to EJA students, using theorical approaching methodologies and techniques that could be used by Mathematics teachers on the Teaching-Learning process and how they could deal with further difficulties. The research was based on surveys applied to 9th Grade students from EJA in which was explored the importance of knowing each student, their reasons for choosing such modality of education, why did they abandon the regular system and what are their interests and expectations about the future. Verifying the learning process was through observation, registers, somative and formative evaluations, paperwork and the ability to express orally a content. According to the data, 41,23% of the students achieved satisfactorily and partially the main goal. 8,25% of the students are evaded. Almost half of the students didn’t achieve the first bimester goals, considering that 31,96% of the students are frequently absent, it’s able to consider that only 18,56% of the frequent students didn’t achieve the expectations, either for difficulties or lack of interest. It was noticed how much the social-historical-cultural aspects impact on learning and how relevant it is, só the teacher can prepare the lessons and the learning to become significant. O presente trabalho foi desenvolvido com o interesse em verificar como a aprendizagem de Jovens e Adultos ocorre, qual a importância de se ensinar a Matemática do cotidiano para a modalidade EJA, abordando teoricamente métodos e técnicas que podem ser utilizados pelos professores de Matemática no processo de Ensino-aprendizagem e como lidar com as dificuldades encontradas. A pesquisa foi realizada por meio de elaboração e aplicação de questionários aos alunos de 9° ano da EJA. O questionário aplicado aborda a importância de conhecer melhor cada aluno, saber os motivos que fizeram escolher a modalidade EJA, o que fez com que abandonassem seus estudos no Ensino Regular, quais são seus interesses e expectativas para o futuro. A verificação da aprendizagem ocorreu através da observação, registros, avaliações diagnóstica, somativa e formativa, trabalhos e habilidade de expressar um tema oralmente. Por meio de análise dos dados coletados constatou-se que 41,23% dos alunos estão entre alunos que atingiram satisfatoriamente e parcialmente os objetivos, 8.25% dos alunos são evadidos, quase metade da sala não atingiu os objetivos proposto para o 1° bimestre, sendo que 31,96% dos alunos não são assíduos, logo pode-se considerar que apenas 18,56% dos alunos que são assíduos não atingiram as expectativas, ou por dificuldade e/ou por falta de interesse. Observou-se o quanto os aspectos sóciohistórico-cultural impacta na aprendizagem e o quanto isso se torna relevante para que o professor possa preparar suas aulas e tornar a aprendizagem significativa. 2020-11-24T15:32:55Z 2020-11-24T15:32:55Z 2018-06-23 specializationThesis SANTOS, Priscila Ariane da Silva. Ensino-aprendizagem de matemática: verificação da aprendizagem e do interesse dos alunos da EJA. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2018. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21190 por openAccess application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Medianeira Brasil Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino UTFPR
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection RIUT
language Português
topic Educação de adultos
Matemática - Estudo e ensino
Aprendizagem
Adult education
Mathematics - Study and teaching
Learning
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
spellingShingle Educação de adultos
Matemática - Estudo e ensino
Aprendizagem
Adult education
Mathematics - Study and teaching
Learning
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
Santos, Priscila Ariane da Silva
Ensino-aprendizagem de matemática: verificação da aprendizagem e do interesse dos alunos da EJA
description The current research was developed to verify how the learning of Youngs and Adults occurs and the importance of teaching ‘everyday Math’ to EJA students, using theorical approaching methodologies and techniques that could be used by Mathematics teachers on the Teaching-Learning process and how they could deal with further difficulties. The research was based on surveys applied to 9th Grade students from EJA in which was explored the importance of knowing each student, their reasons for choosing such modality of education, why did they abandon the regular system and what are their interests and expectations about the future. Verifying the learning process was through observation, registers, somative and formative evaluations, paperwork and the ability to express orally a content. According to the data, 41,23% of the students achieved satisfactorily and partially the main goal. 8,25% of the students are evaded. Almost half of the students didn’t achieve the first bimester goals, considering that 31,96% of the students are frequently absent, it’s able to consider that only 18,56% of the frequent students didn’t achieve the expectations, either for difficulties or lack of interest. It was noticed how much the social-historical-cultural aspects impact on learning and how relevant it is, só the teacher can prepare the lessons and the learning to become significant.
format Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)
author Santos, Priscila Ariane da Silva
author_sort Santos, Priscila Ariane da Silva
title Ensino-aprendizagem de matemática: verificação da aprendizagem e do interesse dos alunos da EJA
title_short Ensino-aprendizagem de matemática: verificação da aprendizagem e do interesse dos alunos da EJA
title_full Ensino-aprendizagem de matemática: verificação da aprendizagem e do interesse dos alunos da EJA
title_fullStr Ensino-aprendizagem de matemática: verificação da aprendizagem e do interesse dos alunos da EJA
title_full_unstemmed Ensino-aprendizagem de matemática: verificação da aprendizagem e do interesse dos alunos da EJA
title_sort ensino-aprendizagem de matemática: verificação da aprendizagem e do interesse dos alunos da eja
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná
publishDate 2020
citation SANTOS, Priscila Ariane da Silva. Ensino-aprendizagem de matemática: verificação da aprendizagem e do interesse dos alunos da EJA. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2018.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21190
_version_ 1805305947175780352
score 10,814766