Planejamento e aplicação de recursos do Programa Dinheiro Direto na Escola em uma instituição municipal de tempo integral em Telêmaco Borba

This research investigates the planning and implementation process of the program resources Money Direct to School (PDDE), in a full-time municipal school in Telêmaco Borba city. The descriptive nature of the research is bases on literature review and on educational manager’s interview. The research...

ver descrição completa

Autor principal: Chudrik, André
Formato: Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2020
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21299
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id riut-1-21299
recordtype dspace
spelling riut-1-212992020-11-24T17:47:22Z Planejamento e aplicação de recursos do Programa Dinheiro Direto na Escola em uma instituição municipal de tempo integral em Telêmaco Borba Chudrik, André Nascimento, Thiago Cavalcante Política pública - Educação Política pública - Planejamento Public policy - Education Public policy - Planning Gestão Pública Municipal This research investigates the planning and implementation process of the program resources Money Direct to School (PDDE), in a full-time municipal school in Telêmaco Borba city. The descriptive nature of the research is bases on literature review and on educational manager’s interview. The research is guided by the following research problem: how does the planning process of Program resources Money Direct to School (PDDE) work in municipal institution from Telêmaco Borba, Paraná state, according to educational manager view? The main objective is to understand the planning and implementation process of PDDE resources in elementary school from Telêmaco Borba. Such understanding can foster strategic actions and help ensure quality, free and public education, as prescribed by law. For that, it is described the planning and implementation of PDDE resources and, based on the principles of public administrations, some actions of that program are analyzed. The paper is organized into three parts. In the theoretical framework, policies, planning and management of public resources and PDDE are provided. After that, the methodological procedures are defined and, finally, the data analysis and conclusion are presented. The analysis suggest that the planning follow the program guidelines, but that the resources implementation is not enough and does not meet the real needs of the studied school to promote improvement in students’ performance. The principles of public administration are present in the PDDE actions, especially the efficiency principle as the one that requires further improvement, by both governments and educational manager. Esta pesquisa investiga o processo de planejamento e aplicação de recursos do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), em uma escola municipal de tempo integral no município de Telêmaco Borba. A pesquisa de natureza descritiva pautase em revisão de literatura e no depoimento de um gestor educacional. A investigação é orientada pelo seguinte problema de pesquisa: como ocorre o processo de planejamento e aplicação de recursos do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) em uma instituição educacional de ensino fundamental em tempo integral do município de Telêmaco Borba-PR, na visão de um gestor educacional? O objetivo central é compreender o processo de planejamento e aplicação de recursos do PDDE, no ensino fundamental do município de Telêmaco Borba-PR. Tal compreensão pode favorecer ações estratégicas e contribuir para garantir educação pública, gratuita e de qualidade, como preconiza a lei. Para isso, descreve-se o planejamento e a aplicação de recursos do PDDE e, com base nos princípios da administração pública, analisam-se algumas ações desse programa. O estudo está organizado em três partes. Na fundamentação teórica, estabelecem-se as políticas, planejamento e gestão de recursos públicos e do PDDE. Após, definem-se os procedimentos metodológicos e por fim, apresentam-se a análise dos dados e conclusão. As análises sugerem que o planejamento seguem as diretrizes do programa, mas que aplicação de recursos é insuficiente e não atendem as necessidades reais da escola para gerar melhorias no desempenho escolar. Os princípios da administração pública estão presentes nas ações do PDDE, destacando-se o princípio de eficiência como aquele que requer maior aperfeiçoamento, tanto por parte do governo federal como do gestor educacional. 2020-11-24T17:47:22Z 2020-11-24T17:47:22Z 2013-11-28 specializationThesis CHUDRIK, André. Planejamento e aplicação de recursos do Programa Dinheiro Direto na Escola em uma instituição municipal de tempo integral em Telêmaco Borba. 2013. 60 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2013. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21299 por application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Curitiba Departamento Acadêmico de Gestão e Economia
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection RIUT
language Português
topic Política pública - Educação
Política pública - Planejamento
Public policy - Education
Public policy - Planning
Gestão Pública Municipal
spellingShingle Política pública - Educação
Política pública - Planejamento
Public policy - Education
Public policy - Planning
Gestão Pública Municipal
Chudrik, André
Planejamento e aplicação de recursos do Programa Dinheiro Direto na Escola em uma instituição municipal de tempo integral em Telêmaco Borba
description This research investigates the planning and implementation process of the program resources Money Direct to School (PDDE), in a full-time municipal school in Telêmaco Borba city. The descriptive nature of the research is bases on literature review and on educational manager’s interview. The research is guided by the following research problem: how does the planning process of Program resources Money Direct to School (PDDE) work in municipal institution from Telêmaco Borba, Paraná state, according to educational manager view? The main objective is to understand the planning and implementation process of PDDE resources in elementary school from Telêmaco Borba. Such understanding can foster strategic actions and help ensure quality, free and public education, as prescribed by law. For that, it is described the planning and implementation of PDDE resources and, based on the principles of public administrations, some actions of that program are analyzed. The paper is organized into three parts. In the theoretical framework, policies, planning and management of public resources and PDDE are provided. After that, the methodological procedures are defined and, finally, the data analysis and conclusion are presented. The analysis suggest that the planning follow the program guidelines, but that the resources implementation is not enough and does not meet the real needs of the studied school to promote improvement in students’ performance. The principles of public administration are present in the PDDE actions, especially the efficiency principle as the one that requires further improvement, by both governments and educational manager.
format Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)
author Chudrik, André
author_sort Chudrik, André
title Planejamento e aplicação de recursos do Programa Dinheiro Direto na Escola em uma instituição municipal de tempo integral em Telêmaco Borba
title_short Planejamento e aplicação de recursos do Programa Dinheiro Direto na Escola em uma instituição municipal de tempo integral em Telêmaco Borba
title_full Planejamento e aplicação de recursos do Programa Dinheiro Direto na Escola em uma instituição municipal de tempo integral em Telêmaco Borba
title_fullStr Planejamento e aplicação de recursos do Programa Dinheiro Direto na Escola em uma instituição municipal de tempo integral em Telêmaco Borba
title_full_unstemmed Planejamento e aplicação de recursos do Programa Dinheiro Direto na Escola em uma instituição municipal de tempo integral em Telêmaco Borba
title_sort planejamento e aplicação de recursos do programa dinheiro direto na escola em uma instituição municipal de tempo integral em telêmaco borba
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná
publishDate 2020
citation CHUDRIK, André. Planejamento e aplicação de recursos do Programa Dinheiro Direto na Escola em uma instituição municipal de tempo integral em Telêmaco Borba. 2013. 60 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2013.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21299
_version_ 1805316410661928960
score 10,814766