Programas de inclusão digital, a partir da escola pública estadual em Ribeira (SP)

Analyze the College “Programa Acessa Escola” in the State School Diogenes in Ribeira de Lima Ribeira (SP), studying the development of students with the inclusion of technological tools in traditional teaching-learning in elementary school. The democratization of technologies, mainly informatics is...

ver descrição completa

Autor principal: Henrique, Edna
Formato: Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2020
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21565
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id riut-1-21565
recordtype dspace
spelling riut-1-215652020-11-24T18:13:09Z Programas de inclusão digital, a partir da escola pública estadual em Ribeira (SP) Henrique, Edna Guerra, Jorge Carlos Corrêa Inclusão digital Inclusão digital - Educação Escolas públicas Digital divide Digital divide - Education Public schools Gestão Pública Municipal Analyze the College “Programa Acessa Escola” in the State School Diogenes in Ribeira de Lima Ribeira (SP), studying the development of students with the inclusion of technological tools in traditional teaching-learning in elementary school. The democratization of technologies, mainly informatics is important for entering the labor market, as well as the effective exercise in citizenship. In particular in the public schools in Brazil there are difficulties for their deployment, since the mission is “teach” the population digitally, using the acquired knowledge to improve is social framework. The research has a specificity the observation of the deployment of the program “Acessa Escola” of the State Government, in a state public college of the municipality of Ribeira, as well as demand suggest improvements in its operation. Este trabalho tem como objetivo, analisar o Programa Acessa Escola na Escola Estadual Diógenes Ribeiro de Lima em Ribeira (SP), estudando o desenvolvimento dos alunos, com a inclusão de ferramentas tecnológicas no ensino-aprendizagem tradicional no Ensino Fundamental. A democratização das tecnologias, principalmente a informática, é importante para a inserção no mercado de trabalho, bem como o exercício efetivo da cidadania. Em especial na escola pública no Brasil há dificuldades para sua implantação, uma vez que a missão é “alfabetizar” a população digitalmente, utilizando o conhecimento adquirido para melhorar seu quadro social. A pesquisa tem como especificidade a observação da implantação do Programa Acessa Escola do Governo Estadual, num colégio público estadual do município de Ribeira (SP), bem como procura sugerir melhorias na sua operacionalidade. 2020-11-24T18:13:08Z 2020-11-24T18:13:08Z 2013-12-07 specializationThesis HENRIQUE, Edna. Programas de inclusão digital, a partir da escola pública estadual em Ribeira (SP). 2012. 67 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2012. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21565 por application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Curitiba Departamento Acadêmico de Gestão e Economia
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection RIUT
language Português
topic Inclusão digital
Inclusão digital - Educação
Escolas públicas
Digital divide
Digital divide - Education
Public schools
Gestão Pública Municipal
spellingShingle Inclusão digital
Inclusão digital - Educação
Escolas públicas
Digital divide
Digital divide - Education
Public schools
Gestão Pública Municipal
Henrique, Edna
Programas de inclusão digital, a partir da escola pública estadual em Ribeira (SP)
description Analyze the College “Programa Acessa Escola” in the State School Diogenes in Ribeira de Lima Ribeira (SP), studying the development of students with the inclusion of technological tools in traditional teaching-learning in elementary school. The democratization of technologies, mainly informatics is important for entering the labor market, as well as the effective exercise in citizenship. In particular in the public schools in Brazil there are difficulties for their deployment, since the mission is “teach” the population digitally, using the acquired knowledge to improve is social framework. The research has a specificity the observation of the deployment of the program “Acessa Escola” of the State Government, in a state public college of the municipality of Ribeira, as well as demand suggest improvements in its operation.
format Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)
author Henrique, Edna
author_sort Henrique, Edna
title Programas de inclusão digital, a partir da escola pública estadual em Ribeira (SP)
title_short Programas de inclusão digital, a partir da escola pública estadual em Ribeira (SP)
title_full Programas de inclusão digital, a partir da escola pública estadual em Ribeira (SP)
title_fullStr Programas de inclusão digital, a partir da escola pública estadual em Ribeira (SP)
title_full_unstemmed Programas de inclusão digital, a partir da escola pública estadual em Ribeira (SP)
title_sort programas de inclusão digital, a partir da escola pública estadual em ribeira (sp)
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná
publishDate 2020
citation HENRIQUE, Edna. Programas de inclusão digital, a partir da escola pública estadual em Ribeira (SP). 2012. 67 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2012.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21565
_version_ 1805325706468524032
score 10,814766