Educação ambiental e conscientização dos alunos do 4º ano do ensino fundamental da escola “Catharina Sinotti”

This work had as its theme the school and the Environmental Education (EE) with a focused look at the teaching of science. Considering the changes that society is suffering is inevitable and solutions do not seek changes to ensure better quality of life. With the aim of analyzing environmental actio...

ver descrição completa

Autor principal: Melo, Vanessa da Silva de
Formato: Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2020
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21723
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id riut-1-21723
recordtype dspace
spelling riut-1-217232020-11-24T19:10:11Z Educação ambiental e conscientização dos alunos do 4º ano do ensino fundamental da escola “Catharina Sinotti” Melo, Vanessa da Silva de Friedrich, Leidi Cecilia Educação ambiental Conscientização Ensino - Metodologia Environmental education Awareness Teaching - Methodology Ensino de Ciências This work had as its theme the school and the Environmental Education (EE) with a focused look at the teaching of science. Considering the changes that society is suffering is inevitable and solutions do not seek changes to ensure better quality of life. With the aim of analyzing environmental actions of a municipal school Pirassununga-SP, this paper conducted interviews using a questionnaire to students in the 4th grade of elementary school Catharina Sinotti The school has educational projects aimed at environmental actions and for that it appeared as these are being systematized knowledge as it happens and the relationship between science teaching and EA. It was understood that the school seeks to insert activities related to EA, this manner can comply with existing laws and fulfill their social role, but there is still some weakness in front of the students to understand if EA is a discipline, an action, content or even practical. The data obtained in this study will serve to there new attitudes and actions on the positioning between school and EA. Este trabalho teve como temática a escola e a Educação Ambiental (EA) com um olhar voltado ao Ensino de Ciências. Considerando as transformações que a sociedade vem sofrendo é inevitável não buscarmos soluções e mudanças para garantir melhor qualidade de vida. Com o intuito de analisar ações ambientais de uma escola municipal de Pirassununga-SP, este trabalho realizou entrevistas por meio de um questionário com alunos do 4°ano do ensino fundamental. A escola Catharina Sinotti tem projetos voltados a ações educativas ambientais e verificou-se como esses conhecimentos estão sendo sistematizados e como acontece a relação entre o ensino de Ciências e a EA. Compreendeu-se que a escola busca inserir atividades voltadas a EA, dessa maneira consegue cumprir com as leis existentes bem como cumprir com seu papel social, porém ainda há diante dos alunos certa fragilidade em entender se a EA é uma disciplina, uma ação, um conteúdo ou mesmo uma prática. Os dados obtidos nessa pesquisa servirão para que haja novas posturas e ações diante do posicionamento entre escola e EA. 2020-11-24T19:10:11Z 2020-11-24T19:10:11Z 2014-11-29 specializationThesis MELO, Vanessa da Silva de. Educação ambiental e conscientização dos alunos do 4º ano do ensino fundamental da escola “Catharina Sinotti”. 2014. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2014. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21723 por application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Medianeira
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection RIUT
language Português
topic Educação ambiental
Conscientização
Ensino - Metodologia
Environmental education
Awareness
Teaching - Methodology
Ensino de Ciências
spellingShingle Educação ambiental
Conscientização
Ensino - Metodologia
Environmental education
Awareness
Teaching - Methodology
Ensino de Ciências
Melo, Vanessa da Silva de
Educação ambiental e conscientização dos alunos do 4º ano do ensino fundamental da escola “Catharina Sinotti”
description This work had as its theme the school and the Environmental Education (EE) with a focused look at the teaching of science. Considering the changes that society is suffering is inevitable and solutions do not seek changes to ensure better quality of life. With the aim of analyzing environmental actions of a municipal school Pirassununga-SP, this paper conducted interviews using a questionnaire to students in the 4th grade of elementary school Catharina Sinotti The school has educational projects aimed at environmental actions and for that it appeared as these are being systematized knowledge as it happens and the relationship between science teaching and EA. It was understood that the school seeks to insert activities related to EA, this manner can comply with existing laws and fulfill their social role, but there is still some weakness in front of the students to understand if EA is a discipline, an action, content or even practical. The data obtained in this study will serve to there new attitudes and actions on the positioning between school and EA.
format Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)
author Melo, Vanessa da Silva de
author_sort Melo, Vanessa da Silva de
title Educação ambiental e conscientização dos alunos do 4º ano do ensino fundamental da escola “Catharina Sinotti”
title_short Educação ambiental e conscientização dos alunos do 4º ano do ensino fundamental da escola “Catharina Sinotti”
title_full Educação ambiental e conscientização dos alunos do 4º ano do ensino fundamental da escola “Catharina Sinotti”
title_fullStr Educação ambiental e conscientização dos alunos do 4º ano do ensino fundamental da escola “Catharina Sinotti”
title_full_unstemmed Educação ambiental e conscientização dos alunos do 4º ano do ensino fundamental da escola “Catharina Sinotti”
title_sort educação ambiental e conscientização dos alunos do 4º ano do ensino fundamental da escola “catharina sinotti”
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná
publishDate 2020
citation MELO, Vanessa da Silva de. Educação ambiental e conscientização dos alunos do 4º ano do ensino fundamental da escola “Catharina Sinotti”. 2014. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2014.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21723
_version_ 1805315254905733120
score 10,814766