A importância da experimentação no ensino de biologia: uma experiência proposta no conteúdo de morfologia e fisiologia de angiospermas
The ministration of Biology as a scientific subject, need strategies that turns him into a really significant and your teachings relevant to contribute on decision making of the learners inserted on the educational process. Contents like physiology and morphology of the angiosperms often by pass as...
Autor principal: | Pinto, Flávia Vieira |
---|---|
Formato: | Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná
2020
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21738 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
riut-1-21738 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
riut-1-217382020-11-24T19:10:38Z A importância da experimentação no ensino de biologia: uma experiência proposta no conteúdo de morfologia e fisiologia de angiospermas Pinto, Flávia Vieira Agustini, Márcia Antonia Bartolomeu Biologia - Experiências Ensino - Meios auxiliares Aprendizagem Biology - Experiments Teaching - Aids and devices Learning Ensino de Ciências The ministration of Biology as a scientific subject, need strategies that turns him into a really significant and your teachings relevant to contribute on decision making of the learners inserted on the educational process. Contents like physiology and morphology of the angiosperms often by pass as a huddle of descriptive information meaningless for the learning. Being only memorized for the exam and soon forgotten. Therefore, this work brings as contribution how the knowledge acquired through of constructivist experimentations can contribute on the improvement of the learning. The results demonstrates that the production of scientific learning by students is not an easy process, due mainly by the rooting of traditional methodologies, but which persisted it transforms the way of looking at learning as transforming means of its own existence. O ensino de Biologia como disciplina científica, precisa de estratégias que a torne realmente significativa e seus ensinamentos relevantes para contribuir na tomada de decisões dos educandos inseridos no processo educacional. Conteúdos como fisiologia e morfologia das angiospermas por muitas vezes passam como um amontoado de informações descritivas sem significado para o aprendizado. Sendo apenas memorizados para as avaliações e logo esquecidos. Diante disso, esse trabalho traz contribuições de como o conhecimento adquirido através da experimentação construtivista pode contribuir na melhora da aprendizagem. Os resultados demonstram que a produção do conhecimento científico pelos alunos não é um processo fácil, devido principalmente ao enraizamento de metodologias tradicionais, mas que se persistido ele transforma o modo de ver a aprendizagem como meio transformador de sua própria existência. 2020-11-24T19:10:38Z 2020-11-24T19:10:38Z 2014-03-22 specializationThesis PINTO, Flávia Vieira. A importância da experimentação no ensino de biologia: uma experiência proposta no conteúdo de morfologia e fisiologia de angiospermas. 2014. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2014. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21738 por application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Medianeira |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
RIUT |
language |
Português |
topic |
Biologia - Experiências Ensino - Meios auxiliares Aprendizagem Biology - Experiments Teaching - Aids and devices Learning Ensino de Ciências |
spellingShingle |
Biologia - Experiências Ensino - Meios auxiliares Aprendizagem Biology - Experiments Teaching - Aids and devices Learning Ensino de Ciências Pinto, Flávia Vieira A importância da experimentação no ensino de biologia: uma experiência proposta no conteúdo de morfologia e fisiologia de angiospermas |
description |
The ministration of Biology as a scientific subject, need strategies that turns him into a really significant and your teachings relevant to contribute on decision making of the learners inserted on the educational process. Contents like physiology and morphology of the angiosperms often by pass as a huddle of descriptive information meaningless for the learning. Being only memorized for the exam and soon forgotten. Therefore, this work brings as contribution how the knowledge acquired through of constructivist experimentations can contribute on the improvement of the learning. The results demonstrates that the production of scientific learning by students is not an easy process, due mainly by the rooting of traditional methodologies, but which persisted it transforms the way of looking at learning as transforming means of its own existence. |
format |
Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) |
author |
Pinto, Flávia Vieira |
author_sort |
Pinto, Flávia Vieira |
title |
A importância da experimentação no ensino de biologia: uma experiência proposta no conteúdo de morfologia e fisiologia de angiospermas |
title_short |
A importância da experimentação no ensino de biologia: uma experiência proposta no conteúdo de morfologia e fisiologia de angiospermas |
title_full |
A importância da experimentação no ensino de biologia: uma experiência proposta no conteúdo de morfologia e fisiologia de angiospermas |
title_fullStr |
A importância da experimentação no ensino de biologia: uma experiência proposta no conteúdo de morfologia e fisiologia de angiospermas |
title_full_unstemmed |
A importância da experimentação no ensino de biologia: uma experiência proposta no conteúdo de morfologia e fisiologia de angiospermas |
title_sort |
importância da experimentação no ensino de biologia: uma experiência proposta no conteúdo de morfologia e fisiologia de angiospermas |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
publishDate |
2020 |
citation |
PINTO, Flávia Vieira. A importância da experimentação no ensino de biologia: uma experiência proposta no conteúdo de morfologia e fisiologia de angiospermas. 2014. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2014. |
url |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21738 |
_version_ |
1805302140003942400 |
score |
10,814766 |