O ludico no ensino de ciências: conhecendo as vitaminas pelos jogos

This work had as its theme the development and implementation of an educational game titled "Super Trump: Fruit Salad" that addresses the theme vitamins, for students of the 8th grade of elementary school as an instrument coupled with pedagogical teaching practices, assisting in the teachi...

ver descrição completa

Autor principal: Ferro, Bruno Rogério
Formato: Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2020
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21806
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id riut-1-21806
recordtype dspace
spelling riut-1-218062020-11-24T19:13:39Z O ludico no ensino de ciências: conhecendo as vitaminas pelos jogos Ferro, Bruno Rogério Santos Junior, Elias Lira dos Ensino - Meios auxiliares Jogos educativos Aprendizagem Teaching - Aids and devices Educational games Learning Ensino de Ciências This work had as its theme the development and implementation of an educational game titled "Super Trump: Fruit Salad" that addresses the theme vitamins, for students of the 8th grade of elementary school as an instrument coupled with pedagogical teaching practices, assisting in the teaching process learning and promoting healthy eating through the awareness of students in a dynamic and fun way in the school environment. The project was developed based on the traditional game, already on the market Super Trunfo® cards. It was conducted in four stages: review of content, general rules of the game, the game application and a questionnaire. The results revealed that a significant number of students approved the proposal, which they felt motivated and interested in the integration of this methodology in classes, favoring the development of numerous skills. Therefore, we consider the use of playful, through educational games as a viable alternative to be used in science education, contributing to a significant student learning. Este trabalho teve como temática o desenvolvimento e aplicação de um jogo didático intitulado “Super Trunfo: Salada de Frutas” que aborda o tema vitaminas, para alunos dos oitavos anos do Ensino Fundamental, como instrumento aliado a pratica docente pedagógica, auxiliando no processo de ensino aprendizagem e na promoção da alimentação saudável através da conscientização dos alunos de forma dinâmica e divertida no ambiente escolar. O projeto foi desenvolvido baseado no jogo de cartas tradicional Super Trunfo®, já existente no mercado. Foi realizado através de quatro etapas: revisão do conteúdo, regras gerais do jogo, aplicação do jogo e aplicação de questionário. Os resultados revelaram que um número significativo de alunos aprovou a proposta, onde se sentiram motivados e interessados na inserção dessa metodologia nas aulas, favorecendo o desenvolvimento de inúmeras habilidades. Sendo assim, considera-se a utilização do lúdico, através dos jogos didáticos como uma alternativa viável a ser utilizada no ensino de ciências, contribuindo para uma aprendizagem significativa dos alunos. 2020-11-24T19:13:38Z 2020-11-24T19:13:38Z 2014-11-29 specializationThesis FERRO, Bruno Rogério. O lúdico no ensino de ciências: conhecendo as vitaminas pelos jogos. 2014. 59 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2014. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21806 por application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Medianeira
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection RIUT
language Português
topic Ensino - Meios auxiliares
Jogos educativos
Aprendizagem
Teaching - Aids and devices
Educational games
Learning
Ensino de Ciências
spellingShingle Ensino - Meios auxiliares
Jogos educativos
Aprendizagem
Teaching - Aids and devices
Educational games
Learning
Ensino de Ciências
Ferro, Bruno Rogério
O ludico no ensino de ciências: conhecendo as vitaminas pelos jogos
description This work had as its theme the development and implementation of an educational game titled "Super Trump: Fruit Salad" that addresses the theme vitamins, for students of the 8th grade of elementary school as an instrument coupled with pedagogical teaching practices, assisting in the teaching process learning and promoting healthy eating through the awareness of students in a dynamic and fun way in the school environment. The project was developed based on the traditional game, already on the market Super Trunfo® cards. It was conducted in four stages: review of content, general rules of the game, the game application and a questionnaire. The results revealed that a significant number of students approved the proposal, which they felt motivated and interested in the integration of this methodology in classes, favoring the development of numerous skills. Therefore, we consider the use of playful, through educational games as a viable alternative to be used in science education, contributing to a significant student learning.
format Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)
author Ferro, Bruno Rogério
author_sort Ferro, Bruno Rogério
title O ludico no ensino de ciências: conhecendo as vitaminas pelos jogos
title_short O ludico no ensino de ciências: conhecendo as vitaminas pelos jogos
title_full O ludico no ensino de ciências: conhecendo as vitaminas pelos jogos
title_fullStr O ludico no ensino de ciências: conhecendo as vitaminas pelos jogos
title_full_unstemmed O ludico no ensino de ciências: conhecendo as vitaminas pelos jogos
title_sort o ludico no ensino de ciências: conhecendo as vitaminas pelos jogos
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná
publishDate 2020
citation FERRO, Bruno Rogério. O lúdico no ensino de ciências: conhecendo as vitaminas pelos jogos. 2014. 59 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2014.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21806
_version_ 1805302142680956928
score 10,814766