Tecnologias aplicadas ao ensino de ciências nas séries iniciais de uma escola municipal

This work had as its theme the use of technology in favor of scientific education. From a theoretical approach to positive aspects of the use of technological resources both as a teaching tool , as well as motivator we sought to identify the main contributions of its application in the classroom of...

ver descrição completa

Autor principal: Silva, Jésika Ribeiro da
Formato: Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2020
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21816
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id riut-1-21816
recordtype dspace
spelling riut-1-218162020-11-24T19:14:14Z Tecnologias aplicadas ao ensino de ciências nas séries iniciais de uma escola municipal Silva, Jésika Ribeiro da Bresolin, Adriano de Andrade Tecnologia educacional Ensino - Meios auxiliares Aprendizagem Educational technology Teaching - Aids and devices Learning Ensino de Ciências This work had as its theme the use of technology in favor of scientific education. From a theoretical approach to positive aspects of the use of technological resources both as a teaching tool , as well as motivator we sought to identify the main contributions of its application in the classroom of a public school in Elementary School Ibaté sciences - SP . Using a questionnaire about the perception of teachers a survey of the frequency and types of resources used by teachers as well as their perception of the performance , participation and motivation of students was conducted . The questionnaire showed that teachers appreciate and consider the positive use of technology in the classroom , but are some barriers in using them . It also showed that the application of technologies provides the exploration of situations that are not easily addressed with traditional resources. Este trabalho teve como temática o uso das tecnologias a favor do ensino científico. A partir de uma abordagem teórica sobre aspectos positivos do uso de recursos tecnológicos tanto como ferramenta de ensino, assim como agente motivador buscou-se levantar as principais contribuições de sua aplicação nas aulas de ciências de uma escola municipal de Ensino Fundamental de Ibaté – SP. Utilizando um questionário acerca da percepção dos professores foi realizado um levantamento sobre a frequência e tipos de recurso utilizados pelos professores, assim como sua percepção sobre o desempenho, participação e motivação dos alunos. O questionário mostrou que os professores apreciam e consideram positivo o uso das tecnologias na sala de aula, porém encontram algumas barreiras em utilizá-las. Mostrou também que a aplicação das tecnologias proporciona a exploração de situações que não são facilmente contempladas com os recursos tradicionais. 2020-11-24T19:14:14Z 2020-11-24T19:14:14Z 2014-03-29 specializationThesis SILVA, Jésika Ribeiro da. Tecnologias aplicadas ao ensino de ciências nas séries iniciais de uma escola municipal. 2014. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2014. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21816 por application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Medianeira
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection RIUT
language Português
topic Tecnologia educacional
Ensino - Meios auxiliares
Aprendizagem
Educational technology
Teaching - Aids and devices
Learning
Ensino de Ciências
spellingShingle Tecnologia educacional
Ensino - Meios auxiliares
Aprendizagem
Educational technology
Teaching - Aids and devices
Learning
Ensino de Ciências
Silva, Jésika Ribeiro da
Tecnologias aplicadas ao ensino de ciências nas séries iniciais de uma escola municipal
description This work had as its theme the use of technology in favor of scientific education. From a theoretical approach to positive aspects of the use of technological resources both as a teaching tool , as well as motivator we sought to identify the main contributions of its application in the classroom of a public school in Elementary School Ibaté sciences - SP . Using a questionnaire about the perception of teachers a survey of the frequency and types of resources used by teachers as well as their perception of the performance , participation and motivation of students was conducted . The questionnaire showed that teachers appreciate and consider the positive use of technology in the classroom , but are some barriers in using them . It also showed that the application of technologies provides the exploration of situations that are not easily addressed with traditional resources.
format Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)
author Silva, Jésika Ribeiro da
author_sort Silva, Jésika Ribeiro da
title Tecnologias aplicadas ao ensino de ciências nas séries iniciais de uma escola municipal
title_short Tecnologias aplicadas ao ensino de ciências nas séries iniciais de uma escola municipal
title_full Tecnologias aplicadas ao ensino de ciências nas séries iniciais de uma escola municipal
title_fullStr Tecnologias aplicadas ao ensino de ciências nas séries iniciais de uma escola municipal
title_full_unstemmed Tecnologias aplicadas ao ensino de ciências nas séries iniciais de uma escola municipal
title_sort tecnologias aplicadas ao ensino de ciências nas séries iniciais de uma escola municipal
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná
publishDate 2020
citation SILVA, Jésika Ribeiro da. Tecnologias aplicadas ao ensino de ciências nas séries iniciais de uma escola municipal. 2014. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2014.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21816
_version_ 1805315266293268480
score 10,814766