A educação ambiental no ensino de ciências sob perspectiva dos alunos do 9º ano de uma escola estadual do município de Sumaré/SP

This work had as its theme the survey on Environmental Education (EE) in science education by probing 9th graders of elementary school State School Fernandes Manuel Albaladejo, Sumaré-SP. Environmental issues have been the subject of much debate worldwide. One of the ways found to reverse the degrad...

ver descrição completa

Autor principal: Kido, Nadialine Barbosa
Formato: Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2020
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21874
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id riut-1-21874
recordtype dspace
spelling riut-1-218742020-11-24T19:18:24Z A educação ambiental no ensino de ciências sob perspectiva dos alunos do 9º ano de uma escola estadual do município de Sumaré/SP Kido, Nadialine Barbosa Pletsch, Adelmo Lowe Educação ambiental Ciência - Estudo e ensino Aprendizagem perceptiva Environmental education Science - Study and teaching Perceptual learning Ensino de Ciências This work had as its theme the survey on Environmental Education (EE) in science education by probing 9th graders of elementary school State School Fernandes Manuel Albaladejo, Sumaré-SP. Environmental issues have been the subject of much debate worldwide. One of the ways found to reverse the degradation of the environment is the inclusion in the community through environmental education, with the goal of forming conscious and aware citizens, committed to environmental principles. The aim of this study was to diagnose as the School that has worked on awareness and change of students in order to probe the failures and successes in promoting EE. The main findings were: the term environment is not yet clear to the students, many students associate only with nature and others can not define; with respect to EE received in school, 65% claim to be good and great, but about 22% of students still show little concern for the environment; Another interesting result is related to household attitudes, where about 80% of students said they sometimes or always take long bath, and approximately 90% sometimes or always leave more than an appliance connected while demonstrating little concern regarding the use of water and energy, showing that the same does not properly associate their actions and are not effectively sensitized with EE. Education is a process that needs to be worked in stages gradually, so awareness should be linked and interconnected in the educational process so that students understand that EE is part of their lives and accompany them at all times. Este trabalho teve como temática a sondagem sobre a Educação Ambiental (EA) no ensino de ciências, através da visão de alunos do 9º ano do ensino fundamental de uma Escola Estadual do município de Sumaré/SP. As questões ambientais tem sido motivo de grandes debates em todo o mundo. Uma das maneiras encontradas de reverter o quadro de degradação do meio ambiente é a inserção na comunidade através da Educação Ambiental, com o objetivo de formar cidadãos conscientes e sensibilizados, comprometidos com os princípios ambientais. O objetivo deste trabalho foi diagnosticar como a Escola referida tem trabalhado na sensibilização dos alunos, a fim de sondar as falhas e acertos na promoção da EA. Os principais resultados encontrados foram: o termo Meio Ambiente ainda não está claro para os alunos; muitos associam apenas com a natureza e outros não sabem definir; com relação à EA recebida na escola, 65% afirmam como sendo boa e ótima, porém cerca de 20% dos alunos ainda demonstram pouca preocupação com o meio ambiente; outro resultado interessante relaciona-se com as atitudes domiciliares, onde cerca de 80% dos alunos afirmaram que às vezes ou sempre tomam banho demorado, e 90% ,aproximadamente, deixa, às vezes ou sempre, mais de um eletrodoméstico ligado ao mesmo tempo, o que demonstra pouca preocupação com relação ao gasto de água e energia, comprovando que os mesmos não associam corretamente suas ações e não estão sensibilizados efetivamente com a EA. A educação é um processo que precisa ser trabalhado em etapas de forma gradual, portanto a sensibilização deve estar associada e interligada no processo educacional, para que os alunos percebam que a EA faz parte de suas vidas e os acompanhará em todos os momentos. 2020-11-24T19:18:24Z 2020-11-24T19:18:24Z 2014-12-13 specializationThesis KIDO, Nadialine Barbosa. A educação ambiental no ensino de ciências sob perspectiva dos alunos do 9º ano de uma escola estadual do município de Sumaré/SP. 2014. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2014. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21874 por application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Medianeira
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection RIUT
language Português
topic Educação ambiental
Ciência - Estudo e ensino
Aprendizagem perceptiva
Environmental education
Science - Study and teaching
Perceptual learning
Ensino de Ciências
spellingShingle Educação ambiental
Ciência - Estudo e ensino
Aprendizagem perceptiva
Environmental education
Science - Study and teaching
Perceptual learning
Ensino de Ciências
Kido, Nadialine Barbosa
A educação ambiental no ensino de ciências sob perspectiva dos alunos do 9º ano de uma escola estadual do município de Sumaré/SP
description This work had as its theme the survey on Environmental Education (EE) in science education by probing 9th graders of elementary school State School Fernandes Manuel Albaladejo, Sumaré-SP. Environmental issues have been the subject of much debate worldwide. One of the ways found to reverse the degradation of the environment is the inclusion in the community through environmental education, with the goal of forming conscious and aware citizens, committed to environmental principles. The aim of this study was to diagnose as the School that has worked on awareness and change of students in order to probe the failures and successes in promoting EE. The main findings were: the term environment is not yet clear to the students, many students associate only with nature and others can not define; with respect to EE received in school, 65% claim to be good and great, but about 22% of students still show little concern for the environment; Another interesting result is related to household attitudes, where about 80% of students said they sometimes or always take long bath, and approximately 90% sometimes or always leave more than an appliance connected while demonstrating little concern regarding the use of water and energy, showing that the same does not properly associate their actions and are not effectively sensitized with EE. Education is a process that needs to be worked in stages gradually, so awareness should be linked and interconnected in the educational process so that students understand that EE is part of their lives and accompany them at all times.
format Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)
author Kido, Nadialine Barbosa
author_sort Kido, Nadialine Barbosa
title A educação ambiental no ensino de ciências sob perspectiva dos alunos do 9º ano de uma escola estadual do município de Sumaré/SP
title_short A educação ambiental no ensino de ciências sob perspectiva dos alunos do 9º ano de uma escola estadual do município de Sumaré/SP
title_full A educação ambiental no ensino de ciências sob perspectiva dos alunos do 9º ano de uma escola estadual do município de Sumaré/SP
title_fullStr A educação ambiental no ensino de ciências sob perspectiva dos alunos do 9º ano de uma escola estadual do município de Sumaré/SP
title_full_unstemmed A educação ambiental no ensino de ciências sob perspectiva dos alunos do 9º ano de uma escola estadual do município de Sumaré/SP
title_sort educação ambiental no ensino de ciências sob perspectiva dos alunos do 9º ano de uma escola estadual do município de sumaré/sp
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná
publishDate 2020
citation KIDO, Nadialine Barbosa. A educação ambiental no ensino de ciências sob perspectiva dos alunos do 9º ano de uma escola estadual do município de Sumaré/SP. 2014. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2014.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21874
_version_ 1805304300857982976
score 10,814766