A educação ambiental no ensino de ciências sob perspectiva dos alunos do 9º ano de uma escola estadual do município de Sumaré/SP
This work had as its theme the survey on Environmental Education (EE) in science education by probing 9th graders of elementary school State School Fernandes Manuel Albaladejo, Sumaré-SP. Environmental issues have been the subject of much debate worldwide. One of the ways found to reverse the degrad...
Autor principal: | Kido, Nadialine Barbosa |
---|---|
Formato: | Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná
2020
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21874 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
riut-1-21874 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
riut-1-218742020-11-24T19:18:24Z A educação ambiental no ensino de ciências sob perspectiva dos alunos do 9º ano de uma escola estadual do município de Sumaré/SP Kido, Nadialine Barbosa Pletsch, Adelmo Lowe Educação ambiental Ciência - Estudo e ensino Aprendizagem perceptiva Environmental education Science - Study and teaching Perceptual learning Ensino de Ciências This work had as its theme the survey on Environmental Education (EE) in science education by probing 9th graders of elementary school State School Fernandes Manuel Albaladejo, Sumaré-SP. Environmental issues have been the subject of much debate worldwide. One of the ways found to reverse the degradation of the environment is the inclusion in the community through environmental education, with the goal of forming conscious and aware citizens, committed to environmental principles. The aim of this study was to diagnose as the School that has worked on awareness and change of students in order to probe the failures and successes in promoting EE. The main findings were: the term environment is not yet clear to the students, many students associate only with nature and others can not define; with respect to EE received in school, 65% claim to be good and great, but about 22% of students still show little concern for the environment; Another interesting result is related to household attitudes, where about 80% of students said they sometimes or always take long bath, and approximately 90% sometimes or always leave more than an appliance connected while demonstrating little concern regarding the use of water and energy, showing that the same does not properly associate their actions and are not effectively sensitized with EE. Education is a process that needs to be worked in stages gradually, so awareness should be linked and interconnected in the educational process so that students understand that EE is part of their lives and accompany them at all times. Este trabalho teve como temática a sondagem sobre a Educação Ambiental (EA) no ensino de ciências, através da visão de alunos do 9º ano do ensino fundamental de uma Escola Estadual do município de Sumaré/SP. As questões ambientais tem sido motivo de grandes debates em todo o mundo. Uma das maneiras encontradas de reverter o quadro de degradação do meio ambiente é a inserção na comunidade através da Educação Ambiental, com o objetivo de formar cidadãos conscientes e sensibilizados, comprometidos com os princípios ambientais. O objetivo deste trabalho foi diagnosticar como a Escola referida tem trabalhado na sensibilização dos alunos, a fim de sondar as falhas e acertos na promoção da EA. Os principais resultados encontrados foram: o termo Meio Ambiente ainda não está claro para os alunos; muitos associam apenas com a natureza e outros não sabem definir; com relação à EA recebida na escola, 65% afirmam como sendo boa e ótima, porém cerca de 20% dos alunos ainda demonstram pouca preocupação com o meio ambiente; outro resultado interessante relaciona-se com as atitudes domiciliares, onde cerca de 80% dos alunos afirmaram que às vezes ou sempre tomam banho demorado, e 90% ,aproximadamente, deixa, às vezes ou sempre, mais de um eletrodoméstico ligado ao mesmo tempo, o que demonstra pouca preocupação com relação ao gasto de água e energia, comprovando que os mesmos não associam corretamente suas ações e não estão sensibilizados efetivamente com a EA. A educação é um processo que precisa ser trabalhado em etapas de forma gradual, portanto a sensibilização deve estar associada e interligada no processo educacional, para que os alunos percebam que a EA faz parte de suas vidas e os acompanhará em todos os momentos. 2020-11-24T19:18:24Z 2020-11-24T19:18:24Z 2014-12-13 specializationThesis KIDO, Nadialine Barbosa. A educação ambiental no ensino de ciências sob perspectiva dos alunos do 9º ano de uma escola estadual do município de Sumaré/SP. 2014. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2014. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21874 por application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Medianeira |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
RIUT |
language |
Português |
topic |
Educação ambiental Ciência - Estudo e ensino Aprendizagem perceptiva Environmental education Science - Study and teaching Perceptual learning Ensino de Ciências |
spellingShingle |
Educação ambiental Ciência - Estudo e ensino Aprendizagem perceptiva Environmental education Science - Study and teaching Perceptual learning Ensino de Ciências Kido, Nadialine Barbosa A educação ambiental no ensino de ciências sob perspectiva dos alunos do 9º ano de uma escola estadual do município de Sumaré/SP |
description |
This work had as its theme the survey on Environmental Education (EE) in science education by probing 9th graders of elementary school State School Fernandes Manuel Albaladejo, Sumaré-SP. Environmental issues have been the subject of much debate worldwide. One of the ways found to reverse the degradation of the environment is the inclusion in the community through environmental education, with the goal of forming conscious and aware citizens, committed to environmental principles. The aim of this study was to diagnose as the School that has worked on awareness and change of students in order to probe the failures and successes in promoting EE. The main findings were: the term environment is not yet clear to the students, many students associate only with nature and others can not define; with respect to EE received in school, 65% claim to be good and great, but about 22% of students still show little concern for the environment; Another interesting result is related to household attitudes, where about 80% of students said they sometimes or always take long bath, and approximately 90% sometimes or always leave more than an appliance connected while demonstrating little concern regarding the use of water and energy, showing that the same does not properly associate their actions and are not effectively sensitized with EE. Education is a process that needs to be worked in stages gradually, so awareness should be linked and interconnected in the educational process so that students understand that EE is part of their lives and accompany them at all times. |
format |
Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) |
author |
Kido, Nadialine Barbosa |
author_sort |
Kido, Nadialine Barbosa |
title |
A educação ambiental no ensino de ciências sob perspectiva dos alunos do 9º ano de uma escola estadual do município de Sumaré/SP |
title_short |
A educação ambiental no ensino de ciências sob perspectiva dos alunos do 9º ano de uma escola estadual do município de Sumaré/SP |
title_full |
A educação ambiental no ensino de ciências sob perspectiva dos alunos do 9º ano de uma escola estadual do município de Sumaré/SP |
title_fullStr |
A educação ambiental no ensino de ciências sob perspectiva dos alunos do 9º ano de uma escola estadual do município de Sumaré/SP |
title_full_unstemmed |
A educação ambiental no ensino de ciências sob perspectiva dos alunos do 9º ano de uma escola estadual do município de Sumaré/SP |
title_sort |
educação ambiental no ensino de ciências sob perspectiva dos alunos do 9º ano de uma escola estadual do município de sumaré/sp |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
publishDate |
2020 |
citation |
KIDO, Nadialine Barbosa. A educação ambiental no ensino de ciências sob perspectiva dos alunos do 9º ano de uma escola estadual do município de Sumaré/SP. 2014. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2014. |
url |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21874 |
_version_ |
1805304300857982976 |
score |
10,814766 |