Um tratamento diferenciado para o ensino e aprendizagem da matemática no ensino fundamental
Through bibliographical studies it was possible to demonstrate the importance of attention when working with Mathematical problems. Besides the study on the students‟ difficulty in understanding the problems proposed by the traditional educational teacher, a study was made on the alternative ideal p...
Autor principal: | Friedrich Neto, Otto Hermann |
---|---|
Formato: | Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná
2020
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21919 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
riut-1-21919 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
riut-1-219192020-11-24T19:22:31Z Um tratamento diferenciado para o ensino e aprendizagem da matemática no ensino fundamental Friedrich Neto, Otto Hermann Weber, Pedro Elton Aprendizagem experimental Jogos Aprendizagem por atividades Experiential learning Games Active learning Ensino de Ciências Through bibliographical studies it was possible to demonstrate the importance of attention when working with Mathematical problems. Besides the study on the students‟ difficulty in understanding the problems proposed by the traditional educational teacher, a study was made on the alternative ideal problems, and the use of games and Mathematical Modeling, as a kind of mathematical learning and teaching strategy, illustrating each one of the methods‟ significant points aiming to find a more meaningful and enjoyable learning of Mathematics, so to support this discipline’s learning during the first grades of Elementary School. Some difficulties in nowadays Mathematics teaching were approached and many suggestions were presented to work with the same content in a way students can understand the problems proposed by the teacher for subsequent resolution. Através de estudos bibliográficos foi possível mostrar a importância do cuidado ao se trabalhar com problemas de Matemática. Além do estudo sobre a dificuldade dos alunos na compreensão dos problemas propostos pelo professor de ensino tradicional, foi feito um estudo sobre os problemas ideais alternativos, e o uso de jogos e Modelagem Matemática, como estratégia de ensino e aprendizagem de matemática, exemplificando os pontos significativos de cada um dos métodos com a finalidade de buscar um ensino mais agradável e significativo de matemática, a fim de subsidiar a aprendizagem desta disciplina nas primeiras séries do ensino fundamental. Foram abordadas algumas dificuldades no ensino de matemática para os dias atuais e apresentadas várias sugestões para se trabalhar os mesmos conteúdos de modo que os alunos possam compreender os problemas propostos pelo professor para posterior resolução. 2020-11-24T19:22:31Z 2020-11-24T19:22:31Z 2011-07-02 specializationThesis FRIEDRICH NETO, Otto Hermann. Um tratamento diferenciado para o ensino e aprendizagem da matemática no ensino fundamental. 2011. 87 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2011. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21919 por application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Medianeira |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
RIUT |
language |
Português |
topic |
Aprendizagem experimental Jogos Aprendizagem por atividades Experiential learning Games Active learning Ensino de Ciências |
spellingShingle |
Aprendizagem experimental Jogos Aprendizagem por atividades Experiential learning Games Active learning Ensino de Ciências Friedrich Neto, Otto Hermann Um tratamento diferenciado para o ensino e aprendizagem da matemática no ensino fundamental |
description |
Through bibliographical studies it was possible to demonstrate the importance of attention when working with Mathematical problems. Besides the study on the students‟ difficulty in understanding the problems proposed by the traditional educational teacher, a study was made on the alternative ideal problems, and the use of games and Mathematical Modeling, as a kind of mathematical learning and teaching strategy, illustrating each one of the methods‟ significant points aiming to find a more meaningful and enjoyable learning of Mathematics, so to support this discipline’s learning during the first grades of Elementary School. Some difficulties in nowadays Mathematics teaching were approached and many suggestions were presented to work with the same content in a way students can understand the problems proposed by the teacher for subsequent resolution. |
format |
Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) |
author |
Friedrich Neto, Otto Hermann |
author_sort |
Friedrich Neto, Otto Hermann |
title |
Um tratamento diferenciado para o ensino e aprendizagem da matemática no ensino fundamental |
title_short |
Um tratamento diferenciado para o ensino e aprendizagem da matemática no ensino fundamental |
title_full |
Um tratamento diferenciado para o ensino e aprendizagem da matemática no ensino fundamental |
title_fullStr |
Um tratamento diferenciado para o ensino e aprendizagem da matemática no ensino fundamental |
title_full_unstemmed |
Um tratamento diferenciado para o ensino e aprendizagem da matemática no ensino fundamental |
title_sort |
um tratamento diferenciado para o ensino e aprendizagem da matemática no ensino fundamental |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
publishDate |
2020 |
citation |
FRIEDRICH NETO, Otto Hermann. Um tratamento diferenciado para o ensino e aprendizagem da matemática no ensino fundamental. 2011. 87 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2011. |
url |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21919 |
_version_ |
1805308863491080192 |
score |
10,814766 |