Dificuldades enfrentadas pelos professores ao trabalhar educação sexual com adolescentes

Sexuality has its beginning with the birth, and pervades the whole of individuals, so it develops throughout life, becoming more visible at puberty, which gains a strong connotation in genital sexuality. She is not only fundamental to reproduction, but also for the welfare of the human being and sho...

ver descrição completa

Autor principal: Novak, Elaine
Formato: Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2020
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21926
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id riut-1-21926
recordtype dspace
spelling riut-1-219262020-11-24T19:23:14Z Dificuldades enfrentadas pelos professores ao trabalhar educação sexual com adolescentes Novak, Elaine Del Monego, Maurici Luzia Charnevski Ensino Adolescentes Sexo - Diferenças (Educação) Teaching Teenagers Sex differences in education Ensino de Ciências Sexuality has its beginning with the birth, and pervades the whole of individuals, so it develops throughout life, becoming more visible at puberty, which gains a strong connotation in genital sexuality. She is not only fundamental to reproduction, but also for the welfare of the human being and should therefore be related to other aspects such as feelings, affection, pleasure, dating, marriage, children and knowledge of projects life. The knowledge body and its functioning provide a greater awareness of the importance of health and the need for curative and preventive mainly. Our young people are having access to information about sexuality, are starting their sexual life at an early age and without maturity and knowledge to do so. Although some deem that the discussion about sexuality is becoming a regular thing, many young people still feel ashamed and afraid to discuss it in the family and at school. The objective of this study was to analyze, through exploratory research, what difficulties science teachers face when discussing sexuality with adolescents as well as expressing the views of students towards the freedom to talk about the design sexuality. Many parents have to say about sex in the classroom is still considered a stimulus to sexual activity. However, the inclusion of sex education in schools contributes to delaying sexual initiation and there is no evidence that teaching encourages teen to have sex. A sexualidade tem seu início com o nascimento, e perpassa o todo dos indivíduos, sendo assim, se desenvolve durante toda a vida, tornando-se mais visível na puberdade, onde ganha uma conotação acentuada na sexualidade genital. Ela é fundamental não apenas à reprodução, como também para o bem estar do ser humano, devendo, por isso, estar relacionada a outros aspectos, como sentimentos, afeto, prazer, namoro, casamento, filhos e projetos de vida.O conhecimento do corpo e de seu funcionamento propicia uma maior conscientização da importância da saúde e da necessidade de ações curativas e principalmente preventivas. Nossos jovens estão tendo acesso a informações a respeito da sexualidade, estão iniciando sua vida sexual cada vez mais cedo e sem maturidade e conhecimento para tal. Apesar de alguns julgarem que a discussão sobre sexualidade está se tornando uma coisa normal, muitos jovens ainda sentem vergonha e medo de discutir esse assunto tanto na família como na escola. O objetivo deste trabalho foi analisar, através da pesquisa exploratória, quais as dificuldades que os professores de ciências enfrentam ao discutir a sexualidade com adolescentes, bem como expressar a opinião dos alunos perante a liberdade de falar sobre sexualidade. Muitos pais possuem a concepção que falar sobre sexo nas salas de aula ainda hoje é considerado um estímulo à atividade sexual. Entretanto, a inclusão da educação sexual nas escolas contribui para postergar a iniciação sexual e não há evidências de que o ensino estimule os adolescentes a terem relações sexuais. 2020-11-24T19:23:14Z 2020-11-24T19:23:14Z 2013-04-01 specializationThesis NOVAK, Elaine. Dificuldades enfrentadas pelos professores ao trabalhar educação sexual com adolescentes. 2013. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2013. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21926 por application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Medianeira
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection RIUT
language Português
topic Ensino
Adolescentes
Sexo - Diferenças (Educação)
Teaching
Teenagers
Sex differences in education
Ensino de Ciências
spellingShingle Ensino
Adolescentes
Sexo - Diferenças (Educação)
Teaching
Teenagers
Sex differences in education
Ensino de Ciências
Novak, Elaine
Dificuldades enfrentadas pelos professores ao trabalhar educação sexual com adolescentes
description Sexuality has its beginning with the birth, and pervades the whole of individuals, so it develops throughout life, becoming more visible at puberty, which gains a strong connotation in genital sexuality. She is not only fundamental to reproduction, but also for the welfare of the human being and should therefore be related to other aspects such as feelings, affection, pleasure, dating, marriage, children and knowledge of projects life. The knowledge body and its functioning provide a greater awareness of the importance of health and the need for curative and preventive mainly. Our young people are having access to information about sexuality, are starting their sexual life at an early age and without maturity and knowledge to do so. Although some deem that the discussion about sexuality is becoming a regular thing, many young people still feel ashamed and afraid to discuss it in the family and at school. The objective of this study was to analyze, through exploratory research, what difficulties science teachers face when discussing sexuality with adolescents as well as expressing the views of students towards the freedom to talk about the design sexuality. Many parents have to say about sex in the classroom is still considered a stimulus to sexual activity. However, the inclusion of sex education in schools contributes to delaying sexual initiation and there is no evidence that teaching encourages teen to have sex.
format Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)
author Novak, Elaine
author_sort Novak, Elaine
title Dificuldades enfrentadas pelos professores ao trabalhar educação sexual com adolescentes
title_short Dificuldades enfrentadas pelos professores ao trabalhar educação sexual com adolescentes
title_full Dificuldades enfrentadas pelos professores ao trabalhar educação sexual com adolescentes
title_fullStr Dificuldades enfrentadas pelos professores ao trabalhar educação sexual com adolescentes
title_full_unstemmed Dificuldades enfrentadas pelos professores ao trabalhar educação sexual com adolescentes
title_sort dificuldades enfrentadas pelos professores ao trabalhar educação sexual com adolescentes
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná
publishDate 2020
citation NOVAK, Elaine. Dificuldades enfrentadas pelos professores ao trabalhar educação sexual com adolescentes. 2013. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2013.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21926
_version_ 1805319143165001728
score 10,814766