A influência das disciplinas de educação física e ciências no desenvolvimento da percepção dos alunos em relação à qualidade de vida

A interdisciplinaridade é a interação entre duas ou mais disciplinas, que implica em uma constante troca de informações e conhecimentos. Neste trabalho buscou-se verificar a percepção dos alunos do 8º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública estadual em relação às aulas de educação física e c...

ver descrição completa

Autor principal: Cruz, Juliana Barreto Maximiano da
Formato: Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2020
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21953
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id riut-1-21953
recordtype dspace
spelling riut-1-219532020-11-24T19:26:08Z A influência das disciplinas de educação física e ciências no desenvolvimento da percepção dos alunos em relação à qualidade de vida Cruz, Juliana Barreto Maximiano da Viera, Graciela Leila Heep Aprendizagem Exercícios físicos Qualidade de vida Learning Exercise Quality of life Ensino de Ciências A interdisciplinaridade é a interação entre duas ou mais disciplinas, que implica em uma constante troca de informações e conhecimentos. Neste trabalho buscou-se verificar a percepção dos alunos do 8º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública estadual em relação às aulas de educação física e ciências, como importante fonte de informação, referenciando-se a isso o desenvolvimento de uma vida com qualidade. Este trabalho foi dividido em uma parte teórica, realizada pela disciplina de Ciências, onde os alunos tiveram acesso a informações sobre atividade física, a importância de manter hábitos saudáveis para se alcançar uma vida mais saudável, sedentarismo, composição química dos alimentos e tabela nutricional. Na parte prática, realizada pela disciplina de Educação Física, os alunos participaram de atividades recreativas e desportivas e passaram por uma pesagem e verificação de altura para a realização do cálculo do índice de massa corporal. Na pesquisa de campo realizada, observou-se que grande parte dos alunos está com o peso dentro da normalidade, praticam atividade física regularmente e se alimentam de forma saudável. Entretanto, também observou-se que esses alunos não conseguem ver a ligação existente entre as disciplinas e educação física e ciências, mesmo sabendo que ambas tratam basicamente dos mesmos assuntos, quando falado do corpo humano. 2020-11-24T19:26:08Z 2020-11-24T19:26:08Z 2013-03-09 specializationThesis CRUZ, Juliana Barreto Maximiano da. A influência das disciplinas de educação física e ciências no desenvolvimento da percepção dos alunos em relação à qualidade de vida. 2013. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2013. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21953 por application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Medianeira
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection RIUT
language Português
topic Aprendizagem
Exercícios físicos
Qualidade de vida
Learning
Exercise
Quality of life
Ensino de Ciências
spellingShingle Aprendizagem
Exercícios físicos
Qualidade de vida
Learning
Exercise
Quality of life
Ensino de Ciências
Cruz, Juliana Barreto Maximiano da
A influência das disciplinas de educação física e ciências no desenvolvimento da percepção dos alunos em relação à qualidade de vida
description A interdisciplinaridade é a interação entre duas ou mais disciplinas, que implica em uma constante troca de informações e conhecimentos. Neste trabalho buscou-se verificar a percepção dos alunos do 8º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública estadual em relação às aulas de educação física e ciências, como importante fonte de informação, referenciando-se a isso o desenvolvimento de uma vida com qualidade. Este trabalho foi dividido em uma parte teórica, realizada pela disciplina de Ciências, onde os alunos tiveram acesso a informações sobre atividade física, a importância de manter hábitos saudáveis para se alcançar uma vida mais saudável, sedentarismo, composição química dos alimentos e tabela nutricional. Na parte prática, realizada pela disciplina de Educação Física, os alunos participaram de atividades recreativas e desportivas e passaram por uma pesagem e verificação de altura para a realização do cálculo do índice de massa corporal. Na pesquisa de campo realizada, observou-se que grande parte dos alunos está com o peso dentro da normalidade, praticam atividade física regularmente e se alimentam de forma saudável. Entretanto, também observou-se que esses alunos não conseguem ver a ligação existente entre as disciplinas e educação física e ciências, mesmo sabendo que ambas tratam basicamente dos mesmos assuntos, quando falado do corpo humano.
format Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)
author Cruz, Juliana Barreto Maximiano da
author_sort Cruz, Juliana Barreto Maximiano da
title A influência das disciplinas de educação física e ciências no desenvolvimento da percepção dos alunos em relação à qualidade de vida
title_short A influência das disciplinas de educação física e ciências no desenvolvimento da percepção dos alunos em relação à qualidade de vida
title_full A influência das disciplinas de educação física e ciências no desenvolvimento da percepção dos alunos em relação à qualidade de vida
title_fullStr A influência das disciplinas de educação física e ciências no desenvolvimento da percepção dos alunos em relação à qualidade de vida
title_full_unstemmed A influência das disciplinas de educação física e ciências no desenvolvimento da percepção dos alunos em relação à qualidade de vida
title_sort influência das disciplinas de educação física e ciências no desenvolvimento da percepção dos alunos em relação à qualidade de vida
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná
publishDate 2020
citation CRUZ, Juliana Barreto Maximiano da. A influência das disciplinas de educação física e ciências no desenvolvimento da percepção dos alunos em relação à qualidade de vida. 2013. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2013.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21953
_version_ 1805307303156514816
score 10,814766