A influência das disciplinas de educação física e ciências no desenvolvimento da percepção dos alunos em relação à qualidade de vida
A interdisciplinaridade é a interação entre duas ou mais disciplinas, que implica em uma constante troca de informações e conhecimentos. Neste trabalho buscou-se verificar a percepção dos alunos do 8º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública estadual em relação às aulas de educação física e c...
Autor principal: | Cruz, Juliana Barreto Maximiano da |
---|---|
Formato: | Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná
2020
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21953 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
riut-1-21953 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
riut-1-219532020-11-24T19:26:08Z A influência das disciplinas de educação física e ciências no desenvolvimento da percepção dos alunos em relação à qualidade de vida Cruz, Juliana Barreto Maximiano da Viera, Graciela Leila Heep Aprendizagem Exercícios físicos Qualidade de vida Learning Exercise Quality of life Ensino de Ciências A interdisciplinaridade é a interação entre duas ou mais disciplinas, que implica em uma constante troca de informações e conhecimentos. Neste trabalho buscou-se verificar a percepção dos alunos do 8º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública estadual em relação às aulas de educação física e ciências, como importante fonte de informação, referenciando-se a isso o desenvolvimento de uma vida com qualidade. Este trabalho foi dividido em uma parte teórica, realizada pela disciplina de Ciências, onde os alunos tiveram acesso a informações sobre atividade física, a importância de manter hábitos saudáveis para se alcançar uma vida mais saudável, sedentarismo, composição química dos alimentos e tabela nutricional. Na parte prática, realizada pela disciplina de Educação Física, os alunos participaram de atividades recreativas e desportivas e passaram por uma pesagem e verificação de altura para a realização do cálculo do índice de massa corporal. Na pesquisa de campo realizada, observou-se que grande parte dos alunos está com o peso dentro da normalidade, praticam atividade física regularmente e se alimentam de forma saudável. Entretanto, também observou-se que esses alunos não conseguem ver a ligação existente entre as disciplinas e educação física e ciências, mesmo sabendo que ambas tratam basicamente dos mesmos assuntos, quando falado do corpo humano. 2020-11-24T19:26:08Z 2020-11-24T19:26:08Z 2013-03-09 specializationThesis CRUZ, Juliana Barreto Maximiano da. A influência das disciplinas de educação física e ciências no desenvolvimento da percepção dos alunos em relação à qualidade de vida. 2013. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2013. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21953 por application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Medianeira |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
RIUT |
language |
Português |
topic |
Aprendizagem Exercícios físicos Qualidade de vida Learning Exercise Quality of life Ensino de Ciências |
spellingShingle |
Aprendizagem Exercícios físicos Qualidade de vida Learning Exercise Quality of life Ensino de Ciências Cruz, Juliana Barreto Maximiano da A influência das disciplinas de educação física e ciências no desenvolvimento da percepção dos alunos em relação à qualidade de vida |
description |
A interdisciplinaridade é a interação entre duas ou mais disciplinas, que implica em uma constante troca de informações e conhecimentos. Neste trabalho buscou-se verificar a percepção dos alunos do 8º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública estadual em relação às aulas de educação física e ciências, como importante fonte de informação, referenciando-se a isso o desenvolvimento de uma vida com qualidade. Este trabalho foi dividido em uma parte teórica, realizada pela disciplina de Ciências, onde os alunos tiveram acesso a informações sobre atividade física, a importância de manter hábitos saudáveis para se alcançar uma vida mais saudável, sedentarismo, composição química dos alimentos e tabela nutricional. Na parte prática, realizada pela disciplina de Educação Física, os alunos participaram de atividades recreativas e desportivas e passaram por uma pesagem e verificação de altura para a realização do cálculo do índice de massa corporal. Na pesquisa de campo realizada, observou-se que grande parte dos alunos está com o peso dentro da normalidade, praticam atividade física regularmente e se alimentam de forma saudável. Entretanto, também observou-se que esses alunos não conseguem ver a ligação existente entre as disciplinas e educação física e ciências, mesmo sabendo que ambas tratam basicamente dos mesmos assuntos, quando falado do corpo humano. |
format |
Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) |
author |
Cruz, Juliana Barreto Maximiano da |
author_sort |
Cruz, Juliana Barreto Maximiano da |
title |
A influência das disciplinas de educação física e ciências no desenvolvimento da percepção dos alunos em relação à qualidade de vida |
title_short |
A influência das disciplinas de educação física e ciências no desenvolvimento da percepção dos alunos em relação à qualidade de vida |
title_full |
A influência das disciplinas de educação física e ciências no desenvolvimento da percepção dos alunos em relação à qualidade de vida |
title_fullStr |
A influência das disciplinas de educação física e ciências no desenvolvimento da percepção dos alunos em relação à qualidade de vida |
title_full_unstemmed |
A influência das disciplinas de educação física e ciências no desenvolvimento da percepção dos alunos em relação à qualidade de vida |
title_sort |
influência das disciplinas de educação física e ciências no desenvolvimento da percepção dos alunos em relação à qualidade de vida |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
publishDate |
2020 |
citation |
CRUZ, Juliana Barreto Maximiano da. A influência das disciplinas de educação física e ciências no desenvolvimento da percepção dos alunos em relação à qualidade de vida. 2013. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2013. |
url |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21953 |
_version_ |
1805307303156514816 |
score |
10,814766 |