Horta escolar: os benefícios da utilização desta ferramenta como auxilio no ensino de ciências

This paper describes the utilization of the school garden within the Pioneers State and College State Professor Manoel Moreira Pena located in the city of Foz do Iguaçu – PR. During the development of this study aimed to address the teaching of science from the standpoint of benefits and advantages...

ver descrição completa

Autor principal: Barros, Mírian Machado Hernandes
Formato: Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2020
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21961
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id riut-1-21961
recordtype dspace
spelling riut-1-219612020-11-24T19:27:04Z Horta escolar: os benefícios da utilização desta ferramenta como auxilio no ensino de ciências Barros, Mírian Machado Hernandes Schutz, Fabiana Costa de Araújo Hábitos alimentares Aprendizagem experimental Abordagem interdisciplinar do conhecimento na educação Food habits Experiential learning Interdisciplinary approach in education Ensino de Ciências This paper describes the utilization of the school garden within the Pioneers State and College State Professor Manoel Moreira Pena located in the city of Foz do Iguaçu – PR. During the development of this study aimed to address the teaching of science from the standpoint of benefits and advantages of the use and maintenance of the garden within the school and how this tool can help teachers and students in teaching and learning process, arousing interest in participation student’s obtainment of new concepts and skills that are constructed through interdisciplinarity, the awareness of preservation and modification of eating habits. After the development of this study made clear the need for other schools to roll out the cultivation of garden within the school as a way to improve student learning, quality teaching and feeding in and out of school and how and effective contribution to teaching sciences in relation to the contents covered. O presente trabalho descreve a utilização da horta escolar dentro do Colégio Estadual Pioneiros e Colégio Estadual Professor Manoel Moreira Pena situados no município de Foz do Iguaçu – PR. Durante o desenvolvimento deste estudo cujo objetivo foi abordar o ensino de ciências sob o enfoque dos benefícios e vantagens da utilização e manutenção da horta dentro da escola e como esta ferramenta pode auxiliar os professores e alunos no processo de ensino aprendizagem, despertando o interesse na participação dos alunos, obtenção de novos conceitos e habilidades que são construídas através da interdisciplinaridade, a consciência de preservação e modificação de hábitos alimentares. Após o desenvolvimento deste estudo ficou evidente a necessidade de outras escolas implantarem o cultivo de horta dentro da escola, como forma de melhorar o aprendizado dos alunos, a qualidade de ensino e a alimentação dentro e fora da escola e como é eficaz a contribuição para o ensino de ciências na relação dos conteúdos abordados. 2020-11-24T19:27:03Z 2020-11-24T19:27:03Z 2011-07-02 specializationThesis BARROS, Mírian Machado Hernandes. Horta escolar: os benefícios da utilização desta ferramenta como auxilio no ensino de ciências. 2011. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2011. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21961 por application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Medianeira
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection RIUT
language Português
topic Hábitos alimentares
Aprendizagem experimental
Abordagem interdisciplinar do conhecimento na educação
Food habits
Experiential learning
Interdisciplinary approach in education
Ensino de Ciências
spellingShingle Hábitos alimentares
Aprendizagem experimental
Abordagem interdisciplinar do conhecimento na educação
Food habits
Experiential learning
Interdisciplinary approach in education
Ensino de Ciências
Barros, Mírian Machado Hernandes
Horta escolar: os benefícios da utilização desta ferramenta como auxilio no ensino de ciências
description This paper describes the utilization of the school garden within the Pioneers State and College State Professor Manoel Moreira Pena located in the city of Foz do Iguaçu – PR. During the development of this study aimed to address the teaching of science from the standpoint of benefits and advantages of the use and maintenance of the garden within the school and how this tool can help teachers and students in teaching and learning process, arousing interest in participation student’s obtainment of new concepts and skills that are constructed through interdisciplinarity, the awareness of preservation and modification of eating habits. After the development of this study made clear the need for other schools to roll out the cultivation of garden within the school as a way to improve student learning, quality teaching and feeding in and out of school and how and effective contribution to teaching sciences in relation to the contents covered.
format Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)
author Barros, Mírian Machado Hernandes
author_sort Barros, Mírian Machado Hernandes
title Horta escolar: os benefícios da utilização desta ferramenta como auxilio no ensino de ciências
title_short Horta escolar: os benefícios da utilização desta ferramenta como auxilio no ensino de ciências
title_full Horta escolar: os benefícios da utilização desta ferramenta como auxilio no ensino de ciências
title_fullStr Horta escolar: os benefícios da utilização desta ferramenta como auxilio no ensino de ciências
title_full_unstemmed Horta escolar: os benefícios da utilização desta ferramenta como auxilio no ensino de ciências
title_sort horta escolar: os benefícios da utilização desta ferramenta como auxilio no ensino de ciências
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná
publishDate 2020
citation BARROS, Mírian Machado Hernandes. Horta escolar: os benefícios da utilização desta ferramenta como auxilio no ensino de ciências. 2011. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2011.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21961
_version_ 1805315271494205440
score 10,814766