Implantação de horta orgânica na Escola Estadual do Campo Bairro Catarinense no município de Francisco Alves – PR

This work had as thematic the implementation of an organic garden at the Escola Estadual do Campo Bairro Catarinense in the municipality of Francisco Alves - PR, in which it serves as a living laboratory. The study aims to demonstrate the construction of an organic garden assisting in the teaching-l...

ver descrição completa

Autor principal: Vilvert, Andressa de Lima
Formato: Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2020
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21966
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id riut-1-21966
recordtype dspace
spelling riut-1-219662020-11-24T19:27:39Z Implantação de horta orgânica na Escola Estadual do Campo Bairro Catarinense no município de Francisco Alves – PR Organic garden deployment at the State of Bairro Catarinense Field School District in the municipality of Francisco Alves – PR Vilvert, Andressa de Lima Costa Junior, Ismael Laurindo Costa Junior, Ismael Laurindo Costa Junior, Ismael Laurindo Costa Junior, Ismael Laurindo Sustentabilidade Merenda escolar Hortaliças na nutrição humana Sustainability School children - Food Vegetables in human nutrition CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO This work had as thematic the implementation of an organic garden at the Escola Estadual do Campo Bairro Catarinense in the municipality of Francisco Alves - PR, in which it serves as a living laboratory. The study aims to demonstrate the construction of an organic garden assisting in the teaching-learning process of the students and the local community, promoting the idea of eating healthy and ecologically sustainable environment. The garden vegetables are produced without chemicals, where production is used in school meals, either in-kind or other forms of preparation. Through this study, it is evident that the garden in schools is a pedagogical tool capable of forming a critical and participatory student, acting as a multiplier of ideas, because it manages to acquire, use and improve their knowledge as well as review their attitudes front of his power and preserving the environment. Este trabalho teve como temática a implantação de uma horta orgânica na Escola Estadual do Campo Bairro Catarinense no município de Francisco Alves – PR, na qual a mesma serve como um laboratório vivo. O trabalho objetiva demonstrar a construção de uma horta orgânica auxiliando no processo de ensino-aprendizagem dos alunos e da comunidade local, promovendo a ideia da alimentação saudável e de um ambiente ecologicamente sustentável. Na horta são produzidos hortaliças sem produtos químicos, onde a produção é utilizada na merenda da escola, seja innatura ou em outras formas de preparo. Por meio desse estudo, fica evidenciado que a horta no âmbito escolar é uma ferramenta pedagógica capaz de formar um aluno crítico e participativo, atuando como multiplicador de ideias, pois o mesmo consegue adquirir, utilizar e aprimorar os seus conhecimentos, além de rever suas atitudes frente a sua alimentação e preservação do meio ambiente. 2020-11-24T19:27:38Z 2020-11-24T19:27:38Z 2015-12-05 specializationThesis VILVERT, Andressa de Lima. Implantação de horta orgânica na Escola Estadual do Campo Bairro Catarinense no município de Francisco Alves – PR. 2015. 28 f. Monografia (Especialização) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2015. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21966 por openAccess application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Medianeira Brasil Especialização em Ensino de Ciências UTFPR
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection RIUT
language Português
topic Sustentabilidade
Merenda escolar
Hortaliças na nutrição humana
Sustainability
School children - Food
Vegetables in human nutrition
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
spellingShingle Sustentabilidade
Merenda escolar
Hortaliças na nutrição humana
Sustainability
School children - Food
Vegetables in human nutrition
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Vilvert, Andressa de Lima
Implantação de horta orgânica na Escola Estadual do Campo Bairro Catarinense no município de Francisco Alves – PR
description This work had as thematic the implementation of an organic garden at the Escola Estadual do Campo Bairro Catarinense in the municipality of Francisco Alves - PR, in which it serves as a living laboratory. The study aims to demonstrate the construction of an organic garden assisting in the teaching-learning process of the students and the local community, promoting the idea of eating healthy and ecologically sustainable environment. The garden vegetables are produced without chemicals, where production is used in school meals, either in-kind or other forms of preparation. Through this study, it is evident that the garden in schools is a pedagogical tool capable of forming a critical and participatory student, acting as a multiplier of ideas, because it manages to acquire, use and improve their knowledge as well as review their attitudes front of his power and preserving the environment.
format Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)
author Vilvert, Andressa de Lima
author_sort Vilvert, Andressa de Lima
title Implantação de horta orgânica na Escola Estadual do Campo Bairro Catarinense no município de Francisco Alves – PR
title_short Implantação de horta orgânica na Escola Estadual do Campo Bairro Catarinense no município de Francisco Alves – PR
title_full Implantação de horta orgânica na Escola Estadual do Campo Bairro Catarinense no município de Francisco Alves – PR
title_fullStr Implantação de horta orgânica na Escola Estadual do Campo Bairro Catarinense no município de Francisco Alves – PR
title_full_unstemmed Implantação de horta orgânica na Escola Estadual do Campo Bairro Catarinense no município de Francisco Alves – PR
title_sort implantação de horta orgânica na escola estadual do campo bairro catarinense no município de francisco alves – pr
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná
publishDate 2020
citation VILVERT, Andressa de Lima. Implantação de horta orgânica na Escola Estadual do Campo Bairro Catarinense no município de Francisco Alves – PR. 2015. 28 f. Monografia (Especialização) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2015.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21966
_version_ 1805316423519567872
score 10,814766