Vídeos de entretenimento no ensino de ciências: aprendizagem de biomas brasileiros e mundiais

Acompanha: Uso de filmes de entretenimento no ensino de ecologia

Autor principal: Freitas, Pedro Henrique de
Formato: Dissertação
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2017
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2200
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id riut-1-2200
recordtype dspace
spelling riut-1-22002017-07-10T21:05:20Z Vídeos de entretenimento no ensino de ciências: aprendizagem de biomas brasileiros e mundiais Entertainment videos in science education: learning brazilian and global biomes Freitas, Pedro Henrique de Andrade, Mariana Aparecida Bologna Soares de http://lattes.cnpq.br/0078830840463434 Andrade, Mariana Aparecida Bologna Soares de Meglhioratti, Fernanda Aparecida Rocha, Zenaide de Fátima Dante Correia Ciência - Estudo e ensino Ecossistemas Videoteipes na educação Aprendizagem Mapeamento conceitual Science - Study and teaching Biotic communities Video tapes in education Learning Concept mapping CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM Ensino Acompanha: Uso de filmes de entretenimento no ensino de ecologia This paper presents the use of entertainment film clips as a resource for discussion of the contents so as to stimulate students in learning Brazilian Biomes and World. Sought to understanding the learning process of scientific concepts by students from the application of two Teaching Units, designed as an educational product, supported by the Meaningful Learning Theory of Ausubel and the reflections Moreira (2010). As methodology, the qualitative approach using the phenomenological method. Data were obtained through the application of a questionnaire to obtain the prior knowledge and making concept maps by students from the application of the activity. After the preparation of maps, students orally explained their production in order to understand the relationships and hierarchies they did about the content. Through this research, it was possible to demonstrate that the use of entertainment videos in education contributes to learning concepts when used in a structured and planned way, with the teacher as facilitator of debates, promoting relations between the presented object and knowledge scientific. Thus, it can be said that by incorporating entertainment film clips in teaching can promote meaningful learning of concepts and not only the motivation of students. Este trabalho apresenta a utilização de trechos de filmes de entretenimento, como recurso para discussão dos conteúdos de maneira que estimulasse os alunos na aprendizagem de Biomas Brasileiros e Mundiais. Buscou se a compreensão acerca do processo de aprendizagem dos conceitos científicos pelos alunos, a partir da aplicação de duas Sequências Didáticas, elaboradas como produto educacional, sustentadas pela Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel e nas reflexões de Moreira (2010). Como metodologia, a abordagem foi qualitativa, utilizando o método fenomenológico. Os dados foram obtidos por meio da aplicação de um questionário para obtenção dos conhecimentos prévios e da confecção de Mapas Conceituais pelos alunos, a partir da aplicação da atividade. Após a elaboração dos Mapas, os alunos explicaram oralmente sua produção a fim de se compreender as relações e hierarquizações que eles fizeram acerca do conteúdo. Por meio dessa pesquisa, foi possível demonstrar que a utilização de vídeos de entretenimento no ensino colabora para a aprendizagem de conceitos, quando utilizadas de maneira estruturada e planejada, tendo o professor como mediador de debates, promovendo as relações entre o objeto apresentado e o conhecimento científico. Sendo assim, pode- se afirmar que, ao incorporar trechos de filmes de entretenimento no ensino, é possível promover a aprendizagem significativa de conceitos e não somente a motivação dos alunos. 2017-07-10T21:01:50Z 2017-07-10T21:01:50Z 2016-06-22 masterThesis FREITAS, Pedro Henrique de. Vídeos de entretenimento no ensino de ciências: aprendizagem de biomas brasileiros e mundiais. 2016. 159 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2016. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2200 por openAccess Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ application/pdf application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Londrina Brasil Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza UTFPR
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection RIUT
language Português
topic Ciência - Estudo e ensino
Ecossistemas
Videoteipes na educação
Aprendizagem
Mapeamento conceitual
Science - Study and teaching
Biotic communities
Video tapes in education
Learning
Concept mapping
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Ensino
spellingShingle Ciência - Estudo e ensino
Ecossistemas
Videoteipes na educação
Aprendizagem
Mapeamento conceitual
Science - Study and teaching
Biotic communities
Video tapes in education
Learning
Concept mapping
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Ensino
Freitas, Pedro Henrique de
Vídeos de entretenimento no ensino de ciências: aprendizagem de biomas brasileiros e mundiais
description Acompanha: Uso de filmes de entretenimento no ensino de ecologia
format Dissertação
author Freitas, Pedro Henrique de
author_sort Freitas, Pedro Henrique de
title Vídeos de entretenimento no ensino de ciências: aprendizagem de biomas brasileiros e mundiais
title_short Vídeos de entretenimento no ensino de ciências: aprendizagem de biomas brasileiros e mundiais
title_full Vídeos de entretenimento no ensino de ciências: aprendizagem de biomas brasileiros e mundiais
title_fullStr Vídeos de entretenimento no ensino de ciências: aprendizagem de biomas brasileiros e mundiais
title_full_unstemmed Vídeos de entretenimento no ensino de ciências: aprendizagem de biomas brasileiros e mundiais
title_sort vídeos de entretenimento no ensino de ciências: aprendizagem de biomas brasileiros e mundiais
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná
publishDate 2017
citation FREITAS, Pedro Henrique de. Vídeos de entretenimento no ensino de ciências: aprendizagem de biomas brasileiros e mundiais. 2016. 159 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2016.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2200
_version_ 1805303564764971008
score 10,814766