Identificação e avaliação de práticas de ensino aplicadas nas disciplinas de ciências

This work had as thematic, make analysis of teaching techniques of Science teachers’ public college of the Foz do Iguaçu city. Within this context, this study had as objective examine some themes that is part of dialy of the students, and are learnes in discipline of science, such as hydraulic cicl...

ver descrição completa

Autor principal: Rizzato, Juliany de Fatima Zilli
Formato: Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2020
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22020
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id riut-1-22020
recordtype dspace
spelling riut-1-220202020-11-24T19:34:32Z Identificação e avaliação de práticas de ensino aplicadas nas disciplinas de ciências Rizzato, Juliany de Fatima Zilli Schutz, Fabiana Costa de Araújo Ensino - Metodologia Aprendizagem Ciências ambientais Teaching - Methodology Learning Environmental sciences Ensino de Ciências This work had as thematic, make analysis of teaching techniques of Science teachers’ public college of the Foz do Iguaçu city. Within this context, this study had as objective examine some themes that is part of dialy of the students, and are learnes in discipline of science, such as hydraulic cicles, biodiversity, soil and environmental imbalances, and the teachers know which method to use to work those themes. The methodology used is descriptive collection with questionnaires with open and closed questions and systematic observation. Data were collected between February and April 2011, after collecting the questionnaires werw analyzed and organized into charts. The results that the group studied, lectures prevail, there is also that teachers who agree to combine theoretical and practical approaches reality and helps students in the teaching-learning, is it provides better preparation for students in their education, making individuals able to face the daily challenges of life. Este trabalho teve como temática fazer uma levantamento e analise das técnicas e práticas de ensino utilizado pelos professores de Ciências dos Colégios Estaduais no Município de Foz do Iguaçu. Dentro deste contexto o presente estudo teve como objetivo analisar alguns temas que fazem parte do cotidiano dos alunos e que são estudados na disciplina de Ciências, como os Ciclos hidrológicos, Biodiversidade, Solo e Desequilíbrios Ambientais, e saber qual método os professores adotam para trabalharem esses temas. A metodologia adotada utilizou-se pesquisa descritiva e de levantamento de dados, com aplicação de questionários com questões abertas e fechadas e observação sistemática. Os dados foram coletados entre fevereiro e abril de 2011, após a coleta os questionários foram analisados e organizados em gráficos. Os resultados obtidos mostram que no universo pesquisado, prevalecem aulas teóricas, verifica-se também que os professores concordam que aliar aulas teóricas e praticas aproxima os alunos da realidade e contribui no ensino-aprendizado, isso é proporciona melhor preparo aos alunos na sua formação, tornando indivíduos aptos para enfrentar os desafios do dia a dia. 2020-11-24T19:34:32Z 2020-11-24T19:34:32Z 2011-07-02 specializationThesis RIZZATO, Juliany de Fátima Zilli. Identificação e avaliação de práticas de ensino aplicadas nas disciplinas de ciências. 2011. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2011. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22020 por application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Medianeira
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection RIUT
language Português
topic Ensino - Metodologia
Aprendizagem
Ciências ambientais
Teaching - Methodology
Learning
Environmental sciences
Ensino de Ciências
spellingShingle Ensino - Metodologia
Aprendizagem
Ciências ambientais
Teaching - Methodology
Learning
Environmental sciences
Ensino de Ciências
Rizzato, Juliany de Fatima Zilli
Identificação e avaliação de práticas de ensino aplicadas nas disciplinas de ciências
description This work had as thematic, make analysis of teaching techniques of Science teachers’ public college of the Foz do Iguaçu city. Within this context, this study had as objective examine some themes that is part of dialy of the students, and are learnes in discipline of science, such as hydraulic cicles, biodiversity, soil and environmental imbalances, and the teachers know which method to use to work those themes. The methodology used is descriptive collection with questionnaires with open and closed questions and systematic observation. Data were collected between February and April 2011, after collecting the questionnaires werw analyzed and organized into charts. The results that the group studied, lectures prevail, there is also that teachers who agree to combine theoretical and practical approaches reality and helps students in the teaching-learning, is it provides better preparation for students in their education, making individuals able to face the daily challenges of life.
format Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)
author Rizzato, Juliany de Fatima Zilli
author_sort Rizzato, Juliany de Fatima Zilli
title Identificação e avaliação de práticas de ensino aplicadas nas disciplinas de ciências
title_short Identificação e avaliação de práticas de ensino aplicadas nas disciplinas de ciências
title_full Identificação e avaliação de práticas de ensino aplicadas nas disciplinas de ciências
title_fullStr Identificação e avaliação de práticas de ensino aplicadas nas disciplinas de ciências
title_full_unstemmed Identificação e avaliação de práticas de ensino aplicadas nas disciplinas de ciências
title_sort identificação e avaliação de práticas de ensino aplicadas nas disciplinas de ciências
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná
publishDate 2020
citation RIZZATO, Juliany de Fátima Zilli. Identificação e avaliação de práticas de ensino aplicadas nas disciplinas de ciências. 2011. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2011.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22020
_version_ 1805304312776097792
score 10,814766