Identificação e avaliação de práticas de ensino aplicadas nas disciplinas de ciências
This work had as thematic, make analysis of teaching techniques of Science teachers’ public college of the Foz do Iguaçu city. Within this context, this study had as objective examine some themes that is part of dialy of the students, and are learnes in discipline of science, such as hydraulic cicl...
Autor principal: | Rizzato, Juliany de Fatima Zilli |
---|---|
Formato: | Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná
2020
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22020 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
riut-1-22020 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
riut-1-220202020-11-24T19:34:32Z Identificação e avaliação de práticas de ensino aplicadas nas disciplinas de ciências Rizzato, Juliany de Fatima Zilli Schutz, Fabiana Costa de Araújo Ensino - Metodologia Aprendizagem Ciências ambientais Teaching - Methodology Learning Environmental sciences Ensino de Ciências This work had as thematic, make analysis of teaching techniques of Science teachers’ public college of the Foz do Iguaçu city. Within this context, this study had as objective examine some themes that is part of dialy of the students, and are learnes in discipline of science, such as hydraulic cicles, biodiversity, soil and environmental imbalances, and the teachers know which method to use to work those themes. The methodology used is descriptive collection with questionnaires with open and closed questions and systematic observation. Data were collected between February and April 2011, after collecting the questionnaires werw analyzed and organized into charts. The results that the group studied, lectures prevail, there is also that teachers who agree to combine theoretical and practical approaches reality and helps students in the teaching-learning, is it provides better preparation for students in their education, making individuals able to face the daily challenges of life. Este trabalho teve como temática fazer uma levantamento e analise das técnicas e práticas de ensino utilizado pelos professores de Ciências dos Colégios Estaduais no Município de Foz do Iguaçu. Dentro deste contexto o presente estudo teve como objetivo analisar alguns temas que fazem parte do cotidiano dos alunos e que são estudados na disciplina de Ciências, como os Ciclos hidrológicos, Biodiversidade, Solo e Desequilíbrios Ambientais, e saber qual método os professores adotam para trabalharem esses temas. A metodologia adotada utilizou-se pesquisa descritiva e de levantamento de dados, com aplicação de questionários com questões abertas e fechadas e observação sistemática. Os dados foram coletados entre fevereiro e abril de 2011, após a coleta os questionários foram analisados e organizados em gráficos. Os resultados obtidos mostram que no universo pesquisado, prevalecem aulas teóricas, verifica-se também que os professores concordam que aliar aulas teóricas e praticas aproxima os alunos da realidade e contribui no ensino-aprendizado, isso é proporciona melhor preparo aos alunos na sua formação, tornando indivíduos aptos para enfrentar os desafios do dia a dia. 2020-11-24T19:34:32Z 2020-11-24T19:34:32Z 2011-07-02 specializationThesis RIZZATO, Juliany de Fátima Zilli. Identificação e avaliação de práticas de ensino aplicadas nas disciplinas de ciências. 2011. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2011. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22020 por application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Medianeira |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
RIUT |
language |
Português |
topic |
Ensino - Metodologia Aprendizagem Ciências ambientais Teaching - Methodology Learning Environmental sciences Ensino de Ciências |
spellingShingle |
Ensino - Metodologia Aprendizagem Ciências ambientais Teaching - Methodology Learning Environmental sciences Ensino de Ciências Rizzato, Juliany de Fatima Zilli Identificação e avaliação de práticas de ensino aplicadas nas disciplinas de ciências |
description |
This work had as thematic, make analysis of teaching techniques of Science teachers’ public college of the Foz do Iguaçu city. Within this context, this study had as objective examine some themes that is part of dialy of the students, and are learnes in discipline of science, such as hydraulic cicles, biodiversity, soil and environmental imbalances, and the teachers know which method to use to work those themes. The methodology used is descriptive collection with questionnaires with open and closed questions and systematic observation. Data were collected between February and April 2011, after collecting the questionnaires werw analyzed and organized into charts. The results that the group studied, lectures prevail, there is also that teachers who agree to combine theoretical and practical approaches reality and helps students in the teaching-learning, is it provides better preparation for students in their education, making individuals able to face the daily challenges of life. |
format |
Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) |
author |
Rizzato, Juliany de Fatima Zilli |
author_sort |
Rizzato, Juliany de Fatima Zilli |
title |
Identificação e avaliação de práticas de ensino aplicadas nas disciplinas de ciências |
title_short |
Identificação e avaliação de práticas de ensino aplicadas nas disciplinas de ciências |
title_full |
Identificação e avaliação de práticas de ensino aplicadas nas disciplinas de ciências |
title_fullStr |
Identificação e avaliação de práticas de ensino aplicadas nas disciplinas de ciências |
title_full_unstemmed |
Identificação e avaliação de práticas de ensino aplicadas nas disciplinas de ciências |
title_sort |
identificação e avaliação de práticas de ensino aplicadas nas disciplinas de ciências |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
publishDate |
2020 |
citation |
RIZZATO, Juliany de Fátima Zilli. Identificação e avaliação de práticas de ensino aplicadas nas disciplinas de ciências. 2011. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2011. |
url |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22020 |
_version_ |
1805304312776097792 |
score |
10,814766 |