O uso de jogos para o ensino da educação ambiental no primeiro ciclo do ensino fundamental

This work had as its theme the use of online educational games in the classroom, in order to optimize the teaching and learning content related to environmental education. This is a field research, in which third-year students of the first primary education cycle had contact with the virtual game Gr...

ver descrição completa

Autor principal: Cônsolo, Cinthia Batista da Silva
Formato: Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2020
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22022
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id riut-1-22022
recordtype dspace
spelling riut-1-220222020-11-24T19:34:49Z O uso de jogos para o ensino da educação ambiental no primeiro ciclo do ensino fundamental The use of educational games for environmental education in the first primary education cycle Cônsolo, Cinthia Batista da Silva Friedrich, Leidi Cecilia Friedrich, Leidi Cecilia Friedrich, Leidi Cecilia Friedrich, Leidi Cecilia Aprendizagem Conscientização Jogos educativos Learning Awareness Educational games CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO This work had as its theme the use of online educational games in the classroom, in order to optimize the teaching and learning content related to environmental education. This is a field research, in which third-year students of the first primary education cycle had contact with the virtual game Green. We take as theoretical authors benchmarks that highlight the importance of meaningful learning and the contribution that games can offer in education, providing an education that dialogue with the interests and previous knowledge of the students in order to enrich them and extend them. In addition to the game Green City, questionnaires were used performed before and after using the game as resource, the analysis showed, in fact, a greater awareness by the students with regard to themes (energy saving, recycling economy water and sustainable transport). Este trabalho teve como temática a utilização de jogos didáticos on line em sala de aula, com a finalidade de otimizar o ensino e aprendizagem de conteúdos relacionados à Educação Ambiental. Trata-se de uma pesquisa de campo, na qual alunos do terceiro ano do primeiro ciclo do Ensino Fundamental tiveram contato com o jogo virtual Cidade Verde. Tomou-se como referenciais teóricos autores que ressaltam a importância da aprendizagem significativa e da contribuição que os jogos podem oferecer no âmbito da educação, proporcionando um ensino que dialogue com os interesses e conhecimentos prévios dos alunos, a fim de enriquecê-los e ampliá-los. Além do jogo Cidade Verde, foram utilizados questionários realizados antes e após o uso do jogo como recurso, cuja análise apontou, de fato, uma maior conscientização por parte dos alunos no que diz respeito aos temas abordados (economia de energia, reciclagem, economia de água e transporte sustentável). 2020-11-24T19:34:49Z 2020-11-24T19:34:49Z 2015-12-05 specializationThesis CÔNSOLO, Cinthia Batista da Silva. O uso de jogos para o ensino da educação ambiental no primeiro ciclo do ensino fundamental. 2015. 49 f. Monografia (Especialização) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2015. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22022 por openAccess application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Medianeira Brasil Especialização em Ensino de Ciências UTFPR
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection RIUT
language Português
topic Aprendizagem
Conscientização
Jogos educativos
Learning
Awareness
Educational games
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
spellingShingle Aprendizagem
Conscientização
Jogos educativos
Learning
Awareness
Educational games
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Cônsolo, Cinthia Batista da Silva
O uso de jogos para o ensino da educação ambiental no primeiro ciclo do ensino fundamental
description This work had as its theme the use of online educational games in the classroom, in order to optimize the teaching and learning content related to environmental education. This is a field research, in which third-year students of the first primary education cycle had contact with the virtual game Green. We take as theoretical authors benchmarks that highlight the importance of meaningful learning and the contribution that games can offer in education, providing an education that dialogue with the interests and previous knowledge of the students in order to enrich them and extend them. In addition to the game Green City, questionnaires were used performed before and after using the game as resource, the analysis showed, in fact, a greater awareness by the students with regard to themes (energy saving, recycling economy water and sustainable transport).
format Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)
author Cônsolo, Cinthia Batista da Silva
author_sort Cônsolo, Cinthia Batista da Silva
title O uso de jogos para o ensino da educação ambiental no primeiro ciclo do ensino fundamental
title_short O uso de jogos para o ensino da educação ambiental no primeiro ciclo do ensino fundamental
title_full O uso de jogos para o ensino da educação ambiental no primeiro ciclo do ensino fundamental
title_fullStr O uso de jogos para o ensino da educação ambiental no primeiro ciclo do ensino fundamental
title_full_unstemmed O uso de jogos para o ensino da educação ambiental no primeiro ciclo do ensino fundamental
title_sort o uso de jogos para o ensino da educação ambiental no primeiro ciclo do ensino fundamental
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná
publishDate 2020
citation CÔNSOLO, Cinthia Batista da Silva. O uso de jogos para o ensino da educação ambiental no primeiro ciclo do ensino fundamental. 2015. 49 f. Monografia (Especialização) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2015.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22022
_version_ 1805307305322872832
score 10,814766