O uso de jogos para o ensino da educação ambiental no primeiro ciclo do ensino fundamental
This work had as its theme the use of online educational games in the classroom, in order to optimize the teaching and learning content related to environmental education. This is a field research, in which third-year students of the first primary education cycle had contact with the virtual game Gr...
Autor principal: | Cônsolo, Cinthia Batista da Silva |
---|---|
Formato: | Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná
2020
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22022 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
riut-1-22022 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
riut-1-220222020-11-24T19:34:49Z O uso de jogos para o ensino da educação ambiental no primeiro ciclo do ensino fundamental The use of educational games for environmental education in the first primary education cycle Cônsolo, Cinthia Batista da Silva Friedrich, Leidi Cecilia Friedrich, Leidi Cecilia Friedrich, Leidi Cecilia Friedrich, Leidi Cecilia Aprendizagem Conscientização Jogos educativos Learning Awareness Educational games CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO This work had as its theme the use of online educational games in the classroom, in order to optimize the teaching and learning content related to environmental education. This is a field research, in which third-year students of the first primary education cycle had contact with the virtual game Green. We take as theoretical authors benchmarks that highlight the importance of meaningful learning and the contribution that games can offer in education, providing an education that dialogue with the interests and previous knowledge of the students in order to enrich them and extend them. In addition to the game Green City, questionnaires were used performed before and after using the game as resource, the analysis showed, in fact, a greater awareness by the students with regard to themes (energy saving, recycling economy water and sustainable transport). Este trabalho teve como temática a utilização de jogos didáticos on line em sala de aula, com a finalidade de otimizar o ensino e aprendizagem de conteúdos relacionados à Educação Ambiental. Trata-se de uma pesquisa de campo, na qual alunos do terceiro ano do primeiro ciclo do Ensino Fundamental tiveram contato com o jogo virtual Cidade Verde. Tomou-se como referenciais teóricos autores que ressaltam a importância da aprendizagem significativa e da contribuição que os jogos podem oferecer no âmbito da educação, proporcionando um ensino que dialogue com os interesses e conhecimentos prévios dos alunos, a fim de enriquecê-los e ampliá-los. Além do jogo Cidade Verde, foram utilizados questionários realizados antes e após o uso do jogo como recurso, cuja análise apontou, de fato, uma maior conscientização por parte dos alunos no que diz respeito aos temas abordados (economia de energia, reciclagem, economia de água e transporte sustentável). 2020-11-24T19:34:49Z 2020-11-24T19:34:49Z 2015-12-05 specializationThesis CÔNSOLO, Cinthia Batista da Silva. O uso de jogos para o ensino da educação ambiental no primeiro ciclo do ensino fundamental. 2015. 49 f. Monografia (Especialização) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2015. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22022 por openAccess application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Medianeira Brasil Especialização em Ensino de Ciências UTFPR |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
RIUT |
language |
Português |
topic |
Aprendizagem Conscientização Jogos educativos Learning Awareness Educational games CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
spellingShingle |
Aprendizagem Conscientização Jogos educativos Learning Awareness Educational games CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO Cônsolo, Cinthia Batista da Silva O uso de jogos para o ensino da educação ambiental no primeiro ciclo do ensino fundamental |
description |
This work had as its theme the use of online educational games in the classroom, in order to optimize the teaching and learning content related to environmental education. This is a field research, in which third-year students of the first primary education cycle had contact with the virtual game Green. We take as theoretical authors benchmarks that highlight the importance of meaningful learning and the contribution that games can offer in education, providing an education that dialogue with the interests and previous knowledge of the students in order to enrich them and extend them. In addition to the game Green City, questionnaires were used performed before and after using the game as resource, the analysis showed, in fact, a greater awareness by the students with regard to themes (energy saving, recycling economy water and sustainable transport). |
format |
Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) |
author |
Cônsolo, Cinthia Batista da Silva |
author_sort |
Cônsolo, Cinthia Batista da Silva |
title |
O uso de jogos para o ensino da educação ambiental no primeiro ciclo do ensino fundamental |
title_short |
O uso de jogos para o ensino da educação ambiental no primeiro ciclo do ensino fundamental |
title_full |
O uso de jogos para o ensino da educação ambiental no primeiro ciclo do ensino fundamental |
title_fullStr |
O uso de jogos para o ensino da educação ambiental no primeiro ciclo do ensino fundamental |
title_full_unstemmed |
O uso de jogos para o ensino da educação ambiental no primeiro ciclo do ensino fundamental |
title_sort |
o uso de jogos para o ensino da educação ambiental no primeiro ciclo do ensino fundamental |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
publishDate |
2020 |
citation |
CÔNSOLO, Cinthia Batista da Silva. O uso de jogos para o ensino da educação ambiental no primeiro ciclo do ensino fundamental. 2015. 49 f. Monografia (Especialização) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2015. |
url |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22022 |
_version_ |
1805307305322872832 |
score |
10,814766 |