As dificuldades dos alunos do 6º ano do ensino fundamental no processo de ensino-aprendizagem em matemática

The research aims to identify what are the main difficulties faced in the teaching and learning of mathematics and point out what are the possible solutions for improvements, Analyzing students' learning in mathematics from the State College Paulo Freire - Foz do Iguaçu - PR. The survey examine...

ver descrição completa

Autor principal: Oliveira, Liliane Prestes de
Formato: Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2020
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22026
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id riut-1-22026
recordtype dspace
spelling riut-1-220262020-11-24T19:35:23Z As dificuldades dos alunos do 6º ano do ensino fundamental no processo de ensino-aprendizagem em matemática Oliveira, Liliane Prestes de Schutz, Fabiana Costa de Araújo Avaliação de Potencial de Aprendizagem Ensino - Meios auxiliares Matemática - Estudo e ensino Learning Potential Assessment Device Teaching - Aids and devices Mathematics - Study and teaching Ensino de Ciências The research aims to identify what are the main difficulties faced in the teaching and learning of mathematics and point out what are the possible solutions for improvements, Analyzing students' learning in mathematics from the State College Paulo Freire - Foz do Iguaçu - PR. The survey examined with students from grade 5/6 years to collect data, we used questionnaires and interviews. We also observed a support room to know how it is taught activities not included in the regular classroom, which served to complement the data. Besides the questionnaires was conducted an interview with teachers and educators with open questions for better understanding of teaching and learning the difficulties presented. The study sought to understand the type of learning disability, based on learning theory and cognitive type of learning development of each individual. The reader can see from reading the work it presents a proposal of didactic teaching and learning that provides a significant addition to leaving the classroom an innovative and differentiating for students. A pesquisa teve como objetivo principal identificar quais são as dificuldades enfrentadas no processo de ensino-aprendizagem de matemática e apontar quais seriam as possíveis soluções de melhorias, analisando a aprendizagem em Matemática dos alunos do Colégio Estadual Paulo Freire – Foz do Iguaçu - PR. A pesquisa foi realizada com alunos de 5ª série/6º ano e para a coleta de dados foram utilizados questionários e entrevistas. Outro ponto observado foi à sala de apoio para saber de que forma são ensinadas as atividades não compreendidas em sala de aula regular, que serviu de complementação aos dados. Além disso, foi realizada uma entrevista com os professores e pedagogos utilizando-se questões abertas para a melhor compreensão do ensino-aprendizagem e as dificuldades apresentadas. O trabalho buscou entender o tipo de dificuldade de aprendizagem, pautada na Teoria da Aprendizagem cognitiva e tipo de desenvolvimento de aprendizagem de cada indivíduo O leitor poderá constatar com a leitura do trabalho que o mesmo apresentou uma proposta de didática de ensino e que proporcionou uma aprendizagem significativa, além de propor uma sala de aula como um ambiente inovador e diferenciando para os alunos. 2020-11-24T19:35:22Z 2020-11-24T19:35:22Z 2013-03-02 specializationThesis OLIVEIRA, Liliane Prestes de. As dificuldades dos alunos do 6º ano do ensino fundamental no processo de ensino-aprendizagem em matemática. 2013. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2013. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22026 por application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Medianeira
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection RIUT
language Português
topic Avaliação de Potencial de Aprendizagem
Ensino - Meios auxiliares
Matemática - Estudo e ensino
Learning Potential Assessment Device
Teaching - Aids and devices
Mathematics - Study and teaching
Ensino de Ciências
spellingShingle Avaliação de Potencial de Aprendizagem
Ensino - Meios auxiliares
Matemática - Estudo e ensino
Learning Potential Assessment Device
Teaching - Aids and devices
Mathematics - Study and teaching
Ensino de Ciências
Oliveira, Liliane Prestes de
As dificuldades dos alunos do 6º ano do ensino fundamental no processo de ensino-aprendizagem em matemática
description The research aims to identify what are the main difficulties faced in the teaching and learning of mathematics and point out what are the possible solutions for improvements, Analyzing students' learning in mathematics from the State College Paulo Freire - Foz do Iguaçu - PR. The survey examined with students from grade 5/6 years to collect data, we used questionnaires and interviews. We also observed a support room to know how it is taught activities not included in the regular classroom, which served to complement the data. Besides the questionnaires was conducted an interview with teachers and educators with open questions for better understanding of teaching and learning the difficulties presented. The study sought to understand the type of learning disability, based on learning theory and cognitive type of learning development of each individual. The reader can see from reading the work it presents a proposal of didactic teaching and learning that provides a significant addition to leaving the classroom an innovative and differentiating for students.
format Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)
author Oliveira, Liliane Prestes de
author_sort Oliveira, Liliane Prestes de
title As dificuldades dos alunos do 6º ano do ensino fundamental no processo de ensino-aprendizagem em matemática
title_short As dificuldades dos alunos do 6º ano do ensino fundamental no processo de ensino-aprendizagem em matemática
title_full As dificuldades dos alunos do 6º ano do ensino fundamental no processo de ensino-aprendizagem em matemática
title_fullStr As dificuldades dos alunos do 6º ano do ensino fundamental no processo de ensino-aprendizagem em matemática
title_full_unstemmed As dificuldades dos alunos do 6º ano do ensino fundamental no processo de ensino-aprendizagem em matemática
title_sort as dificuldades dos alunos do 6º ano do ensino fundamental no processo de ensino-aprendizagem em matemática
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná
publishDate 2020
citation OLIVEIRA, Liliane Prestes de. As dificuldades dos alunos do 6º ano do ensino fundamental no processo de ensino-aprendizagem em matemática. 2013. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2013.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22026
_version_ 1805320997669175296
score 10,814766