Uso de desenhos animados na disciplina de ciências: proposta de aula para o ensino fundamental

This work had as its theme the use of cartoon sections addressing electromagnetic waves in Primary Education Sciences discipline making the teaching / more effective learning, training opportunities and teaching methods based on the use of technologies and visual media in school. The objective was t...

ver descrição completa

Autor principal: Martini, Claudinei José
Formato: Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2020
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22055
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id riut-1-22055
recordtype dspace
spelling riut-1-220552020-11-24T19:39:39Z Uso de desenhos animados na disciplina de ciências: proposta de aula para o ensino fundamental Use of cartoons in the discipline of science: class proposal for elementary school Martini, Claudinei José Cedran, Jaime da Costa Cedran, Jaime da Costa Cedran, Jaime da Costa Cedran, Jaime da Costa Ondas eletromagnéticas Metodologia Tecnologia educacional Electromagnetic waves Methodology Educational technology CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO This work had as its theme the use of cartoon sections addressing electromagnetic waves in Primary Education Sciences discipline making the teaching / more effective learning, training opportunities and teaching methods based on the use of technologies and visual media in school. The objective was to enable the student to distinguish scenes showing facts or physical phenomena that are the physical point of view impossible to occur when compared to scientific concepts in didactic / pedagogical situations that showed the students the understanding of the application of physics of today. The work is divided into two stages: the first was held a bibliographical research supported by authors and scholars in the subject of science education; the second stage shows the application and the results by analyzing two questionnaires administered in the classroom. The results show that students are not scientifically literate. On the other hand, the use of cartoon sections can take the teacher in his role as mediator to make a diagnosis by observing the development of student learning on the subject under study and that the Scientific Literacy can popularize scientific knowledge, especially for students make use of the concepts of science and technology in their lives. The study was conducted in a public school in the state of São Paulo. Este trabalho teve como temática a utilização de trechos de desenhos animados abordando ondas eletromagnéticas na disciplina de Ciências do Ensino Fundamental tornando o processo de ensino/aprendizagem mais efetivo, com possibilidades formativas e metodologias de ensino baseadas no uso de tecnologias e mídias visuais na escola. O objetivo deste trabalho foi possibilitar ao aluno distinguir cenas que mostram fatos ou fenômenos físicos que são do ponto de vista físico impossíveis de ocorrer quando comparado aos conceitos científicos, em situações didático/pedagógicas que demonstraram aos alunos a compreensão da aplicação da Física dos dias atuais. O trabalho foi dividido em duas etapas: na primeira, realizou-se uma pesquisa bibliográfica apoiada em autores e estudiosos na temática de Ensino de Ciências; a segunda etapa mostra a aplicação e os resultados por meio da análise de dois questionários aplicados em sala de aula. Os resultados mostram que os alunos não estão alfabetizados cientificamente. Por outro lado, a utilização de trechos de desenhos animados pode levar o professor em seu papel de mediador a fazer um diagnóstico, observando o desenvolvimento do aprendizado dos alunos sobre o assunto em estudo e que a Alfabetização Científica pode popularizar o conhecimento científico, principalmente para os alunos fazerem uso dos conceitos da Ciência e da Tecnologia em suas vidas. O trabalho foi realizado em uma escola pública no interior do Estado de São Paulo. 2020-11-24T19:39:38Z 2020-11-24T19:39:38Z 2015-12-04 specializationThesis MARTINI, Claudinei José. Uso de desenhos animados na disciplina de ciências: proposta de aula para o ensino fundamental. 2015. 56 f. Monografia (Especialização) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2015. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22055 por openAccess application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Medianeira Brasil Especialização em Ensino de Ciências UTFPR
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection RIUT
language Português
topic Ondas eletromagnéticas
Metodologia
Tecnologia educacional
Electromagnetic waves
Methodology
Educational technology
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
spellingShingle Ondas eletromagnéticas
Metodologia
Tecnologia educacional
Electromagnetic waves
Methodology
Educational technology
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Martini, Claudinei José
Uso de desenhos animados na disciplina de ciências: proposta de aula para o ensino fundamental
description This work had as its theme the use of cartoon sections addressing electromagnetic waves in Primary Education Sciences discipline making the teaching / more effective learning, training opportunities and teaching methods based on the use of technologies and visual media in school. The objective was to enable the student to distinguish scenes showing facts or physical phenomena that are the physical point of view impossible to occur when compared to scientific concepts in didactic / pedagogical situations that showed the students the understanding of the application of physics of today. The work is divided into two stages: the first was held a bibliographical research supported by authors and scholars in the subject of science education; the second stage shows the application and the results by analyzing two questionnaires administered in the classroom. The results show that students are not scientifically literate. On the other hand, the use of cartoon sections can take the teacher in his role as mediator to make a diagnosis by observing the development of student learning on the subject under study and that the Scientific Literacy can popularize scientific knowledge, especially for students make use of the concepts of science and technology in their lives. The study was conducted in a public school in the state of São Paulo.
format Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)
author Martini, Claudinei José
author_sort Martini, Claudinei José
title Uso de desenhos animados na disciplina de ciências: proposta de aula para o ensino fundamental
title_short Uso de desenhos animados na disciplina de ciências: proposta de aula para o ensino fundamental
title_full Uso de desenhos animados na disciplina de ciências: proposta de aula para o ensino fundamental
title_fullStr Uso de desenhos animados na disciplina de ciências: proposta de aula para o ensino fundamental
title_full_unstemmed Uso de desenhos animados na disciplina de ciências: proposta de aula para o ensino fundamental
title_sort uso de desenhos animados na disciplina de ciências: proposta de aula para o ensino fundamental
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná
publishDate 2020
citation MARTINI, Claudinei José. Uso de desenhos animados na disciplina de ciências: proposta de aula para o ensino fundamental. 2015. 56 f. Monografia (Especialização) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2015.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22055
_version_ 1805319146038099968
score 10,814766