Transposição didática no ensino de Ciências: qualidade de água e manejo de recursos hídricos

Didactic transposition can be an interesting tool for scientific literacy, as it allows the adaptation of real scientific research to the pedagogical environment. The objective of this work is to propose a possible didactic transposition within the theme of water quality and water resources manageme...

ver descrição completa

Autor principal: Yamashita, Michele Emy
Formato: Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2020
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22064
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id riut-1-22064
recordtype dspace
spelling riut-1-220642020-11-24T19:41:05Z Transposição didática no ensino de Ciências: qualidade de água e manejo de recursos hídricos Didactic transposition in science education: water quality and management of water resources Yamashita, Michele Emy Costa Junior, Ismael Laurindo Costa Junior, Ismael Laurindo Costa Junior, Ismael Laurindo Costa Junior, Ismael Laurindo Água - Qualidade Abastecimento de água Ciência - Estudo e ensino Water quality Water-supply Science - Study and teaching CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO Didactic transposition can be an interesting tool for scientific literacy, as it allows the adaptation of real scientific research to the pedagogical environment. The objective of this work is to propose a possible didactic transposition within the theme of water quality and water resources management. To this end, the third largest water supply system of the Metropolitan Region of São Paulo (RMSP) was chosen, responsible for supplying neighborhoods in the south and southwest of the RMSP: the Guarapiranga system. According to the literature, the Guarapiranga dam shows signs of degradation of water quality, with high levels of nitrogen, phosphorus and chlorophyll a. These data point to the need for long-term structural plans aimed at solving the causes of eutrophication, as well as plans for sanitary sewage, housing and awareness. With the use of kits available in the market, students and teachers can analyze limnological variables without the need for expensive equipment and technical expertise, which makes the proposal feasible and attractive for teaching science. A transposição didática pode ser uma ferramenta interessante para a alfabetização científica, na medida em que possibilita a adaptação de pesquisas científicas reais para o ambiente pedagógico. O objetivo desse trabalho é propor uma transposição didática possível dentro do tema de qualidade de água e manejo de recursos hídricos. Para tanto, foi escolhido o terceiro maior sistema de abastecimento de água da Região Metropolitana de São Paulo (RMSP), responsável pelo abastecimento de bairros da zona sul e sudoeste da RMSP: o sistema Guarapiranga. De acordo com a literatura, a represa Guarapiranga apresenta sinais de degradação da qualidade da água, com altos teores de nitrogênio, fósforo e clorofila a. Tais dados apontam para a necessidade de planos estruturais de longo prazo que visem solucionar as causas da eutrofização, além de planos de esgotamento sanitário, habitação e conscientização. Com a utilização de kits disponíveis no mercado, alunos e professores podem analisar variáveis limnológicas sem a necessidade de equipamentos de alto custo e especialização técnica, o que torna a proposta viável e atraente para o ensino de Ciências. 2020-11-24T19:41:04Z 2020-11-24T19:41:04Z 2018-08-18 bachelorThesis YAMASHITA, Michele Emy. Transposição didática no ensino de Ciências: qualidade de água e manejo de recursos hídricos. 2018. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Ensino de Ciências) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2018. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22064 por openAccess application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Medianeira Brasil Especialização em ensino de Ciências UTFPR
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection RIUT
language Português
topic Água - Qualidade
Abastecimento de água
Ciência - Estudo e ensino
Water quality
Water-supply
Science - Study and teaching
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
spellingShingle Água - Qualidade
Abastecimento de água
Ciência - Estudo e ensino
Water quality
Water-supply
Science - Study and teaching
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Yamashita, Michele Emy
Transposição didática no ensino de Ciências: qualidade de água e manejo de recursos hídricos
description Didactic transposition can be an interesting tool for scientific literacy, as it allows the adaptation of real scientific research to the pedagogical environment. The objective of this work is to propose a possible didactic transposition within the theme of water quality and water resources management. To this end, the third largest water supply system of the Metropolitan Region of São Paulo (RMSP) was chosen, responsible for supplying neighborhoods in the south and southwest of the RMSP: the Guarapiranga system. According to the literature, the Guarapiranga dam shows signs of degradation of water quality, with high levels of nitrogen, phosphorus and chlorophyll a. These data point to the need for long-term structural plans aimed at solving the causes of eutrophication, as well as plans for sanitary sewage, housing and awareness. With the use of kits available in the market, students and teachers can analyze limnological variables without the need for expensive equipment and technical expertise, which makes the proposal feasible and attractive for teaching science.
format Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)
author Yamashita, Michele Emy
author_sort Yamashita, Michele Emy
title Transposição didática no ensino de Ciências: qualidade de água e manejo de recursos hídricos
title_short Transposição didática no ensino de Ciências: qualidade de água e manejo de recursos hídricos
title_full Transposição didática no ensino de Ciências: qualidade de água e manejo de recursos hídricos
title_fullStr Transposição didática no ensino de Ciências: qualidade de água e manejo de recursos hídricos
title_full_unstemmed Transposição didática no ensino de Ciências: qualidade de água e manejo de recursos hídricos
title_sort transposição didática no ensino de ciências: qualidade de água e manejo de recursos hídricos
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná
publishDate 2020
citation YAMASHITA, Michele Emy. Transposição didática no ensino de Ciências: qualidade de água e manejo de recursos hídricos. 2018. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Ensino de Ciências) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2018.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22064
_version_ 1805297739139907584
score 10,814766