Análise da abordagem de conteúdo ambiental em livros didáticos da rede pública no ensino fundamental II - enfoque na agricultura orgânica

O trabalho foi feito através de uma pesquisa qualitativa e análise do material didático de Ciências da Natureza, no Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano), em duas escolas da rede pública, uma Municipal e uma Estadual, no Município de Aguaí/SP. Os materiais analisados na pesquisa foram um caderno de o...

ver descrição completa

Autor principal: Paz, Taianna de Campos
Formato: Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2020
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22075
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id riut-1-22075
recordtype dspace
spelling riut-1-220752020-11-24T19:42:53Z Análise da abordagem de conteúdo ambiental em livros didáticos da rede pública no ensino fundamental II - enfoque na agricultura orgânica Paz, Taianna de Campos Pires, Emerson Luis Pires, Emerson Luis Pires, Emerson Luis Pires, Emerson Luis Educação ambiental Ciência - Estudo e ensino Ciências ambientais Environmental education Science - Study and teaching Environmental sciences CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO O trabalho foi feito através de uma pesquisa qualitativa e análise do material didático de Ciências da Natureza, no Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano), em duas escolas da rede pública, uma Municipal e uma Estadual, no Município de Aguaí/SP. Os materiais analisados na pesquisa foram um caderno de orientações da secretaria de educação do Estado de São Paulo e dois livros do roteiro do Plano Nacional do Livro Didático (PNLD) do ano de 2017. A pesquisa baseia-se na análise do conteúdo ambiental e produção/alimentação de qualidade, apresentados e discutidos nos materiais didáticos utilizados e a maneira que o conteúdo é abordado nas salas de aula. Partimos da ideia de que pode-se elevar o nível do conteúdo relacionado ao tema nas redes públicas de ensino, incentivando a mudança de hábitos e melhoria na qualidade de vida dos alunos, no contexto meio ambiente. Os resultados mostraram que muito ainda precisa ser feito para debater e praticar essas mudanças. A comunidade escolar deve exigir, participar e discutir seus interesses e objetivos em relação à sociedade que vivem e aquela que pretendem viver nos próximos anos. Conclui-se também que é de grande valia trabalhos/projetos deste tipo para propor a elaboração de alternativas didáticas contextualizadas ao tema. 2020-11-24T19:42:52Z 2020-11-24T19:42:52Z 2018-06-27 bachelorThesis PAZ, Taianna de Campos. Análise da abordagem de conteúdo ambiental em livros didáticos da rede pública no ensino fundamental II - enfoque na agricultura orgânica. 2018. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em ensino de ciências) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. 2018. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22075 por openAccess application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Medianeira Brasil Especialização em ensino de Ciências UTFPR
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection RIUT
language Português
topic Educação ambiental
Ciência - Estudo e ensino
Ciências ambientais
Environmental education
Science - Study and teaching
Environmental sciences
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
spellingShingle Educação ambiental
Ciência - Estudo e ensino
Ciências ambientais
Environmental education
Science - Study and teaching
Environmental sciences
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Paz, Taianna de Campos
Análise da abordagem de conteúdo ambiental em livros didáticos da rede pública no ensino fundamental II - enfoque na agricultura orgânica
description O trabalho foi feito através de uma pesquisa qualitativa e análise do material didático de Ciências da Natureza, no Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano), em duas escolas da rede pública, uma Municipal e uma Estadual, no Município de Aguaí/SP. Os materiais analisados na pesquisa foram um caderno de orientações da secretaria de educação do Estado de São Paulo e dois livros do roteiro do Plano Nacional do Livro Didático (PNLD) do ano de 2017. A pesquisa baseia-se na análise do conteúdo ambiental e produção/alimentação de qualidade, apresentados e discutidos nos materiais didáticos utilizados e a maneira que o conteúdo é abordado nas salas de aula. Partimos da ideia de que pode-se elevar o nível do conteúdo relacionado ao tema nas redes públicas de ensino, incentivando a mudança de hábitos e melhoria na qualidade de vida dos alunos, no contexto meio ambiente. Os resultados mostraram que muito ainda precisa ser feito para debater e praticar essas mudanças. A comunidade escolar deve exigir, participar e discutir seus interesses e objetivos em relação à sociedade que vivem e aquela que pretendem viver nos próximos anos. Conclui-se também que é de grande valia trabalhos/projetos deste tipo para propor a elaboração de alternativas didáticas contextualizadas ao tema.
format Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)
author Paz, Taianna de Campos
author_sort Paz, Taianna de Campos
title Análise da abordagem de conteúdo ambiental em livros didáticos da rede pública no ensino fundamental II - enfoque na agricultura orgânica
title_short Análise da abordagem de conteúdo ambiental em livros didáticos da rede pública no ensino fundamental II - enfoque na agricultura orgânica
title_full Análise da abordagem de conteúdo ambiental em livros didáticos da rede pública no ensino fundamental II - enfoque na agricultura orgânica
title_fullStr Análise da abordagem de conteúdo ambiental em livros didáticos da rede pública no ensino fundamental II - enfoque na agricultura orgânica
title_full_unstemmed Análise da abordagem de conteúdo ambiental em livros didáticos da rede pública no ensino fundamental II - enfoque na agricultura orgânica
title_sort análise da abordagem de conteúdo ambiental em livros didáticos da rede pública no ensino fundamental ii - enfoque na agricultura orgânica
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná
publishDate 2020
citation PAZ, Taianna de Campos. Análise da abordagem de conteúdo ambiental em livros didáticos da rede pública no ensino fundamental II - enfoque na agricultura orgânica. 2018. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em ensino de ciências) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. 2018.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22075
_version_ 1805315276163514368
score 10,814766