Análise da abordagem de conteúdo ambiental em livros didáticos da rede pública no ensino fundamental II - enfoque na agricultura orgânica
O trabalho foi feito através de uma pesquisa qualitativa e análise do material didático de Ciências da Natureza, no Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano), em duas escolas da rede pública, uma Municipal e uma Estadual, no Município de Aguaí/SP. Os materiais analisados na pesquisa foram um caderno de o...
Autor principal: | Paz, Taianna de Campos |
---|---|
Formato: | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná
2020
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22075 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
riut-1-22075 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
riut-1-220752020-11-24T19:42:53Z Análise da abordagem de conteúdo ambiental em livros didáticos da rede pública no ensino fundamental II - enfoque na agricultura orgânica Paz, Taianna de Campos Pires, Emerson Luis Pires, Emerson Luis Pires, Emerson Luis Pires, Emerson Luis Educação ambiental Ciência - Estudo e ensino Ciências ambientais Environmental education Science - Study and teaching Environmental sciences CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO O trabalho foi feito através de uma pesquisa qualitativa e análise do material didático de Ciências da Natureza, no Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano), em duas escolas da rede pública, uma Municipal e uma Estadual, no Município de Aguaí/SP. Os materiais analisados na pesquisa foram um caderno de orientações da secretaria de educação do Estado de São Paulo e dois livros do roteiro do Plano Nacional do Livro Didático (PNLD) do ano de 2017. A pesquisa baseia-se na análise do conteúdo ambiental e produção/alimentação de qualidade, apresentados e discutidos nos materiais didáticos utilizados e a maneira que o conteúdo é abordado nas salas de aula. Partimos da ideia de que pode-se elevar o nível do conteúdo relacionado ao tema nas redes públicas de ensino, incentivando a mudança de hábitos e melhoria na qualidade de vida dos alunos, no contexto meio ambiente. Os resultados mostraram que muito ainda precisa ser feito para debater e praticar essas mudanças. A comunidade escolar deve exigir, participar e discutir seus interesses e objetivos em relação à sociedade que vivem e aquela que pretendem viver nos próximos anos. Conclui-se também que é de grande valia trabalhos/projetos deste tipo para propor a elaboração de alternativas didáticas contextualizadas ao tema. 2020-11-24T19:42:52Z 2020-11-24T19:42:52Z 2018-06-27 bachelorThesis PAZ, Taianna de Campos. Análise da abordagem de conteúdo ambiental em livros didáticos da rede pública no ensino fundamental II - enfoque na agricultura orgânica. 2018. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em ensino de ciências) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. 2018. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22075 por openAccess application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Medianeira Brasil Especialização em ensino de Ciências UTFPR |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
RIUT |
language |
Português |
topic |
Educação ambiental Ciência - Estudo e ensino Ciências ambientais Environmental education Science - Study and teaching Environmental sciences CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
spellingShingle |
Educação ambiental Ciência - Estudo e ensino Ciências ambientais Environmental education Science - Study and teaching Environmental sciences CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO Paz, Taianna de Campos Análise da abordagem de conteúdo ambiental em livros didáticos da rede pública no ensino fundamental II - enfoque na agricultura orgânica |
description |
O trabalho foi feito através de uma pesquisa qualitativa e análise do material didático de Ciências da Natureza, no Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano), em duas escolas da rede pública, uma Municipal e uma Estadual, no Município de Aguaí/SP. Os materiais analisados na pesquisa foram um caderno de orientações da secretaria de educação do Estado de São Paulo e dois livros do roteiro do Plano Nacional do Livro Didático (PNLD) do ano de 2017. A pesquisa baseia-se na análise do conteúdo ambiental e produção/alimentação de qualidade, apresentados e discutidos nos materiais didáticos utilizados e a maneira que o conteúdo é abordado nas salas de aula. Partimos da ideia de que pode-se elevar o nível do conteúdo relacionado ao tema nas redes públicas de ensino, incentivando a mudança de hábitos e melhoria na qualidade de vida dos alunos, no contexto meio ambiente. Os resultados mostraram que muito ainda precisa ser feito para debater e praticar essas mudanças. A comunidade escolar deve exigir, participar e discutir seus interesses e objetivos em relação à sociedade que vivem e aquela que pretendem viver nos próximos anos. Conclui-se também que é de grande valia trabalhos/projetos deste tipo para propor a elaboração de alternativas didáticas contextualizadas ao tema. |
format |
Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) |
author |
Paz, Taianna de Campos |
author_sort |
Paz, Taianna de Campos |
title |
Análise da abordagem de conteúdo ambiental em livros didáticos da rede pública no ensino fundamental II - enfoque na agricultura orgânica |
title_short |
Análise da abordagem de conteúdo ambiental em livros didáticos da rede pública no ensino fundamental II - enfoque na agricultura orgânica |
title_full |
Análise da abordagem de conteúdo ambiental em livros didáticos da rede pública no ensino fundamental II - enfoque na agricultura orgânica |
title_fullStr |
Análise da abordagem de conteúdo ambiental em livros didáticos da rede pública no ensino fundamental II - enfoque na agricultura orgânica |
title_full_unstemmed |
Análise da abordagem de conteúdo ambiental em livros didáticos da rede pública no ensino fundamental II - enfoque na agricultura orgânica |
title_sort |
análise da abordagem de conteúdo ambiental em livros didáticos da rede pública no ensino fundamental ii - enfoque na agricultura orgânica |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
publishDate |
2020 |
citation |
PAZ, Taianna de Campos. Análise da abordagem de conteúdo ambiental em livros didáticos da rede pública no ensino fundamental II - enfoque na agricultura orgânica. 2018. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em ensino de ciências) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. 2018. |
url |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22075 |
_version_ |
1805315276163514368 |
score |
10,814766 |