Impacto da prática experimental na aprendizagem efetiva de alunos do ensino médio da rede pública

The use of experimental practices in the teaching of sciences is a topic of great relevance because there are many indications of great impact on the learning in sciences. In Brazil this theme is poor discussed yet, but it has national repercussion in dealing with strategies that can contribute to t...

ver descrição completa

Autor principal: Loureda, Oswaldo Barbosa
Formato: Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2020
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22082
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id riut-1-22082
recordtype dspace
spelling riut-1-220822020-11-24T19:44:04Z Impacto da prática experimental na aprendizagem efetiva de alunos do ensino médio da rede pública Importance of experimental activities on efective learning of students from state highschools Loureda, Oswaldo Barbosa Blanco, Daniel Rodrigues Blanco, Daniel Rodrigues Pletsch, Adelmo Lowe Souza, Josiane Araujo de Ciência - Experiências Aprendizagem experimental Escola Science - Experiments Experiential learning Schools CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO The use of experimental practices in the teaching of sciences is a topic of great relevance because there are many indications of great impact on the learning in sciences. In Brazil this theme is poor discussed yet, but it has national repercussion in dealing with strategies that can contribute to the DCN. In this work, was objectified the quantitative proof of the impact of a given experimental practice on a given group of high school students. By means of a theoretical class, application of a questionnaire, execution of an experimental practice and subsequent application of a new questionnaire after experiment, was verified through the performance in the questionnaires that the experimental practice increased the level of understanding of the students, evidencing a more effective learning, where the performance increases varied from 15% to 35% in relation to the previous questionnaire. O uso de práticas experimentais no ensino de ciências é uma temática de grande relevância, pois existem indícios de grande impacto sobre a aprendizagem nas ciências exatas, ainda porém sem comprovação quantitativa. No Brasil esse tema ainda é pouco abordado, mas tem repercussão nacional em se tratando de estratégias que possam contribuir com a DCN. Nesse trabalho foi objetivado a comprovação quantitativa do impacto de uma determinada prática experimental em uma dada turma de alunos do EM, usando como base alguns autores nacionais que promovem o uso de experimentos de sucata nas salas de aula. Por meio de uma aula teórica, aplicação de um questionário, execução de uma prática experimental e posterior aplicação de um novo questionário pós experimento, foi verificada por meio do desempenho nos questionários que a prática experimental aumentou o nível de compreensão dos alunos, evidenciando um aprendizado mais efetivo, onde os aumentos de desempenho variaram de 15% até 35% em relação ao questionário prévio. 2020-11-24T19:44:03Z 2020-11-24T19:44:03Z 2018-09-01 bachelorThesis LOUREDA, Oswaldo Barbosa. Impacto da prática experimental na aprendizagem efetiva de alunos do ensino médio da rede pública. 2018. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Ensino de Ciências) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2018. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22082 por openAccess application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Medianeira Brasil Especialização em ensino de Ciências UTFPR
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection RIUT
language Português
topic Ciência - Experiências
Aprendizagem experimental
Escola
Science - Experiments
Experiential learning
Schools
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
spellingShingle Ciência - Experiências
Aprendizagem experimental
Escola
Science - Experiments
Experiential learning
Schools
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Loureda, Oswaldo Barbosa
Impacto da prática experimental na aprendizagem efetiva de alunos do ensino médio da rede pública
description The use of experimental practices in the teaching of sciences is a topic of great relevance because there are many indications of great impact on the learning in sciences. In Brazil this theme is poor discussed yet, but it has national repercussion in dealing with strategies that can contribute to the DCN. In this work, was objectified the quantitative proof of the impact of a given experimental practice on a given group of high school students. By means of a theoretical class, application of a questionnaire, execution of an experimental practice and subsequent application of a new questionnaire after experiment, was verified through the performance in the questionnaires that the experimental practice increased the level of understanding of the students, evidencing a more effective learning, where the performance increases varied from 15% to 35% in relation to the previous questionnaire.
format Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)
author Loureda, Oswaldo Barbosa
author_sort Loureda, Oswaldo Barbosa
title Impacto da prática experimental na aprendizagem efetiva de alunos do ensino médio da rede pública
title_short Impacto da prática experimental na aprendizagem efetiva de alunos do ensino médio da rede pública
title_full Impacto da prática experimental na aprendizagem efetiva de alunos do ensino médio da rede pública
title_fullStr Impacto da prática experimental na aprendizagem efetiva de alunos do ensino médio da rede pública
title_full_unstemmed Impacto da prática experimental na aprendizagem efetiva de alunos do ensino médio da rede pública
title_sort impacto da prática experimental na aprendizagem efetiva de alunos do ensino médio da rede pública
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná
publishDate 2020
citation LOUREDA, Oswaldo Barbosa. Impacto da prática experimental na aprendizagem efetiva de alunos do ensino médio da rede pública. 2018. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Ensino de Ciências) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2018.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22082
_version_ 1805325724242935808
score 10,814766