Pigmentos vegetais: uma alternativa para o ensino de química utilizando a técnica de cromatografia

The objective was to use the trial from the subject plant pigments, in order to assess the improvement in student learning. The study was conducted with high school students at a private school in the city of Rondon, Paraná. For this, two questionnaires were applied, where 66 students were interview...

ver descrição completa

Autor principal: Laureth, Jessica Cristina Urbanski
Formato: Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2020
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22155
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id riut-1-22155
recordtype dspace
spelling riut-1-221552020-11-24T19:57:28Z Pigmentos vegetais: uma alternativa para o ensino de química utilizando a técnica de cromatografia Plant pigments: an alternative to the chemistry teaching using chromatography Laureth, Jessica Cristina Urbanski Heep, Graciela Leila Heep, Graciela Leila Costa Junior, Ismael Laurindo Nunes, Rodrigo Ruschel Souza, Josiane Araujo de Educação Aprendizagem Metodologia Education Learning Methodology CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO The objective was to use the trial from the subject plant pigments, in order to assess the improvement in student learning. The study was conducted with high school students at a private school in the city of Rondon, Paraná. For this, two questionnaires were applied, where 66 students were interviewed. First, an exhibition-dialogue-based lecture was given in order to introduce the topic plant pigments and demonstrate their main classes. Later, a questionnaire was passed. Then a practical activity on the subject was held. For the extraction of plant pigments, samples beet, cabbage and carrots were used. After alcoholic extraction of these materials, chromatography technique on paper was made for the separation of these compounds, and then evaluated through the second questionnaire, student learning. The results were satisfactory, it was observed that the practice methodology assisted students in obtaining further compression on the subject. Therefore, the trial may be a viable alternative to chemical education, and is a good strategy for science education. O objetivo do trabalho foi utilizar a experimentação a partir do tema pigmentos vegetais, com o intuito de avaliar a melhora no aprendizado dos alunos. O trabalho foi desenvolvido com alunos do Ensino Médio em um colégio particular do município de Marechal Cândido Rondon, Paraná. Para isso, foram aplicados dois questionários, onde 66 alunos foram entrevistados. Primeiramente, uma aula expositiva-dialogada foi ministrada, afim de introduzir o tema pigmentos vegetais e demonstrar suas principais classes. Posteriormente, um questionário foi repassado. Em seguida, uma atividade prática sobre o assunto foi realizada. Para a extração de pigmentos vegetais, amostras de beterraba, couve e cenoura foram utilizadas. Após a extração alcoólica destes materiais, a técnica de cromatografia em papel foi realizada para a separação destes compostos, sendo então avaliado, através do segundo questionário, o aprendizado dos alunos. Os resultados apresentados foram satisfatórios, pois foi observado que a metodologia prática utilizada auxiliou os alunos na obtenção de uma compressão mais aprofundada sobre o tema. Portanto, a experimentação pode ser uma alternativa viável para o ensino de química, além de ser uma boa estratégia para o Ensino de Ciências. 2020-11-24T19:57:27Z 2020-11-24T19:57:27Z 2015-12-05 specializationThesis LAURETH, Jessica Cristina Urbanski. Pigmentos vegetais: uma alternativa para o ensino de química utilizando a técnica de cromatografia. 2015. 32 f. Monografia (Especialização) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2015. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22155 por openAccess application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Medianeira Brasil Especialização em Ensino de Ciências UTFPR
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection RIUT
language Português
topic Educação
Aprendizagem
Metodologia
Education
Learning
Methodology
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
spellingShingle Educação
Aprendizagem
Metodologia
Education
Learning
Methodology
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Laureth, Jessica Cristina Urbanski
Pigmentos vegetais: uma alternativa para o ensino de química utilizando a técnica de cromatografia
description The objective was to use the trial from the subject plant pigments, in order to assess the improvement in student learning. The study was conducted with high school students at a private school in the city of Rondon, Paraná. For this, two questionnaires were applied, where 66 students were interviewed. First, an exhibition-dialogue-based lecture was given in order to introduce the topic plant pigments and demonstrate their main classes. Later, a questionnaire was passed. Then a practical activity on the subject was held. For the extraction of plant pigments, samples beet, cabbage and carrots were used. After alcoholic extraction of these materials, chromatography technique on paper was made for the separation of these compounds, and then evaluated through the second questionnaire, student learning. The results were satisfactory, it was observed that the practice methodology assisted students in obtaining further compression on the subject. Therefore, the trial may be a viable alternative to chemical education, and is a good strategy for science education.
format Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)
author Laureth, Jessica Cristina Urbanski
author_sort Laureth, Jessica Cristina Urbanski
title Pigmentos vegetais: uma alternativa para o ensino de química utilizando a técnica de cromatografia
title_short Pigmentos vegetais: uma alternativa para o ensino de química utilizando a técnica de cromatografia
title_full Pigmentos vegetais: uma alternativa para o ensino de química utilizando a técnica de cromatografia
title_fullStr Pigmentos vegetais: uma alternativa para o ensino de química utilizando a técnica de cromatografia
title_full_unstemmed Pigmentos vegetais: uma alternativa para o ensino de química utilizando a técnica de cromatografia
title_sort pigmentos vegetais: uma alternativa para o ensino de química utilizando a técnica de cromatografia
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná
publishDate 2020
citation LAURETH, Jessica Cristina Urbanski. Pigmentos vegetais: uma alternativa para o ensino de química utilizando a técnica de cromatografia. 2015. 32 f. Monografia (Especialização) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2015.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22155
_version_ 1805316429369573376
score 10,814766