A formação do leitor literário na escola e a presença da indústria cultural no processo

The broad theme of this essay is the process of literature reader formation. This theme is looked at by focusing on the relationships between the culture industry and the school in terms of how they relate to one another, both positively or negatively, in the reader's formation process. The goa...

ver descrição completa

Principais autores: Sanfelici, Aline de Mello, Silva, Fábio Luiz da
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Curitiba 2017
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2218
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id riut-1-2218
recordtype dspace
spelling riut-1-22182017-07-25T18:20:16Z A formação do leitor literário na escola e a presença da indústria cultural no processo The education of the literature reader in school and the presence of the culture industry in the process Sanfelici, Aline de Mello Silva, Fábio Luiz da Leitores - Formação Leitura - Desenvolvimento Indústria cultural Reader - Training Development reading Cultural industries Avaliação da Aprendizagem The broad theme of this essay is the process of literature reader formation. This theme is looked at by focusing on the relationships between the culture industry and the school in terms of how they relate to one another, both positively or negatively, in the reader's formation process. The goal is to contribute to the debate on reader training, through critical reflections achieved by bibliographical research and systematizing of perspectives. The results of the reflections indicate that one of the most relevant concerns of educators in the process should refer to the selection of products from the culture industry to be adopted in the classroom, given that such industry is adult-centered and ideologically charged, and sees the consumer (that is, the student) as an object rather than a subject. O tema geral do ensaio é o processo de formação do leitor de literatura, especificamente visto a partir de como as relações entre a indústria cultural e a escola afetam, positiva e negativamente, a formação desse leitor. O objetivo é contribuir com o debate sobre formação de leitores a partir de reflexões críticas, elaboradas com o método de levantamento bibliográfico e sistematização de reflexões. Os resultados dessas considerações mostram que uma das principais preocupações dos educadores no processo escolar de formação do leitor diz respeito à seleção de produtos da indústria cultural para uso em sala de aula, já que tal indústria se mostra adultocêntrica e ideologicamente carregada, além de conceber o consumidor (no caso, o aluno) como objeto e não como sujeito. 2017-07-25T18:20:16Z 2017-07-25T18:20:16Z 2017-04-27 article SANFELICI, Aline de Mello; SILVA, Fábio Luiz da. A formação do leitor literário na escola e a presença da indústria cultural no processo. Revista Linhas, Florianópolis, v. 18, n. 36, p. 273-284, jan./abr. 2017. Disponível em: <http://revistas.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723818362017273>. Acesso em: 29 jun. 2017. 1984-7238 http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2218 10.5965/1984723818362017273 por Revista Linhas http://revistas.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723818362017273 openAccess https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ application/pdf Curitiba Brasil
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection RIUT
language Português
topic Leitores - Formação
Leitura - Desenvolvimento
Indústria cultural
Reader - Training
Development reading
Cultural industries
Avaliação da Aprendizagem
spellingShingle Leitores - Formação
Leitura - Desenvolvimento
Indústria cultural
Reader - Training
Development reading
Cultural industries
Avaliação da Aprendizagem
Sanfelici, Aline de Mello
Silva, Fábio Luiz da
A formação do leitor literário na escola e a presença da indústria cultural no processo
description The broad theme of this essay is the process of literature reader formation. This theme is looked at by focusing on the relationships between the culture industry and the school in terms of how they relate to one another, both positively or negatively, in the reader's formation process. The goal is to contribute to the debate on reader training, through critical reflections achieved by bibliographical research and systematizing of perspectives. The results of the reflections indicate that one of the most relevant concerns of educators in the process should refer to the selection of products from the culture industry to be adopted in the classroom, given that such industry is adult-centered and ideologically charged, and sees the consumer (that is, the student) as an object rather than a subject.
format Artigo
author Sanfelici, Aline de Mello
Silva, Fábio Luiz da
author_sort Sanfelici, Aline de Mello
title A formação do leitor literário na escola e a presença da indústria cultural no processo
title_short A formação do leitor literário na escola e a presença da indústria cultural no processo
title_full A formação do leitor literário na escola e a presença da indústria cultural no processo
title_fullStr A formação do leitor literário na escola e a presença da indústria cultural no processo
title_full_unstemmed A formação do leitor literário na escola e a presença da indústria cultural no processo
title_sort formação do leitor literário na escola e a presença da indústria cultural no processo
publisher Curitiba
publishDate 2017
citation SANFELICI, Aline de Mello; SILVA, Fábio Luiz da. A formação do leitor literário na escola e a presença da indústria cultural no processo. Revista Linhas, Florianópolis, v. 18, n. 36, p. 273-284, jan./abr. 2017. Disponível em: <http://revistas.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723818362017273>. Acesso em: 29 jun. 2017.
1984-7238
10.5965/1984723818362017273
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2218
_version_ 1703205080199593984
score 10,966579