O Balanced Scorecard em uma empresa do comércio varejista de combustíveis

The high level of competition in some services industries, is also indispensable that a company has a differential compared to other companies. This work aimed to demonstrate how the performance evaluation by means tool Balanced Scorecard, can support in the management at a company of a fuel retail...

ver descrição completa

Autor principal: Almeida, Leonardo José de
Formato: Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2020
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22307
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id riut-1-22307
recordtype dspace
spelling riut-1-223072020-11-25T12:01:36Z O Balanced Scorecard em uma empresa do comércio varejista de combustíveis The Balanced Scorecard at a company of a fuel retail trade Almeida, Leonardo José de Bortoluzzi, Sandro César Bortoluzzi, Sandro César Casagrande, Luiz Fernande Giasson, Oldair Roberto Desempenho - Avaliação Planejamento estratégico Padrões de desempenho - Indicadores Performance - Rating of Strategic planning Performance standards - Directories CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS The high level of competition in some services industries, is also indispensable that a company has a differential compared to other companies. This work aimed to demonstrate how the performance evaluation by means tool Balanced Scorecard, can support in the management at a company of a fuel retail trade, and sought to attend all the specific objectives defined. Together with manager, was possible to know the operation of a gas station, their processes and make the strategic plan, implemented the strategic map and trace de indicators, aiming the four perspectives of BSC. Was possible to compare with other related studies the same tool demonstrating their significance at a company, increased competitiveness, allowing market knowledge and points for improvement or established for success. Com o alto nível da concorrência em determinados ramos de serviços, é imprescindível que uma organização tenha um diferencial em relação às outras. Este trabalho teve como objetivo demonstrar como a avaliação de desempenho por meio da ferramenta Balanced Scorecard, pode apoiar na gestão em uma empresa do ramo de comércio de combustíveis, e buscou-se atender todos os objetivos específicos definidos. Juntamente com o gestor da empresa, foi possível conhecer o funcionamento de um posto de combustíveis, seus processos e a partir dele criar o planejamento estratégico, implantar o mapa estratégico e traçar os indicadores de desempenho, visando às quatro perspectivas do BSC. Foi possível comparar com outros estudos relacionados à mesma ferramenta demonstrando a sua importância dentro de uma organização, gerando um aumento da competitividade, permitindo o conhecimento do mercado e os pontos a serem melhorados ou estabelecidos para o sucesso. 2020-11-25T12:01:36Z 2020-11-25T12:01:36Z 2017-04-20 specializationThesis ALMEIDA, Leonardo José de. O Balanced Scorecard em uma empresa do comércio varejista de combustíveis. 2017. 59 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2017. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22307 por openAccess application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Pato Branco Brasil Departamento Acadêmico de Ciências Contábeis Gestão Contábil e Financeira UTFPR
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection RIUT
language Português
topic Desempenho - Avaliação
Planejamento estratégico
Padrões de desempenho - Indicadores
Performance - Rating of
Strategic planning
Performance standards - Directories
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
spellingShingle Desempenho - Avaliação
Planejamento estratégico
Padrões de desempenho - Indicadores
Performance - Rating of
Strategic planning
Performance standards - Directories
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
Almeida, Leonardo José de
O Balanced Scorecard em uma empresa do comércio varejista de combustíveis
description The high level of competition in some services industries, is also indispensable that a company has a differential compared to other companies. This work aimed to demonstrate how the performance evaluation by means tool Balanced Scorecard, can support in the management at a company of a fuel retail trade, and sought to attend all the specific objectives defined. Together with manager, was possible to know the operation of a gas station, their processes and make the strategic plan, implemented the strategic map and trace de indicators, aiming the four perspectives of BSC. Was possible to compare with other related studies the same tool demonstrating their significance at a company, increased competitiveness, allowing market knowledge and points for improvement or established for success.
format Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)
author Almeida, Leonardo José de
author_sort Almeida, Leonardo José de
title O Balanced Scorecard em uma empresa do comércio varejista de combustíveis
title_short O Balanced Scorecard em uma empresa do comércio varejista de combustíveis
title_full O Balanced Scorecard em uma empresa do comércio varejista de combustíveis
title_fullStr O Balanced Scorecard em uma empresa do comércio varejista de combustíveis
title_full_unstemmed O Balanced Scorecard em uma empresa do comércio varejista de combustíveis
title_sort o balanced scorecard em uma empresa do comércio varejista de combustíveis
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná
publishDate 2020
citation ALMEIDA, Leonardo José de. O Balanced Scorecard em uma empresa do comércio varejista de combustíveis. 2017. 59 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2017.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22307
_version_ 1805317922974859264
score 10,814766