Planejamento estratégico aplicado no departamento comercial de uma empresa automobilística

O presente artigo faz um estudo de caso em uma concessionária de veículos na região Sudoeste do Paraná para identificar qual a ferramenta do planejamento estratégico pode auxiliar na melhoria do processo de gestão. Buscou-se uma ferramenta que pudesse auxiliar no cenário atual da empresa. O estudo a...

ver descrição completa

Autor principal: Rosin, Joice Diane
Formato: Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2020
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22367
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
Resumo: O presente artigo faz um estudo de caso em uma concessionária de veículos na região Sudoeste do Paraná para identificar qual a ferramenta do planejamento estratégico pode auxiliar na melhoria do processo de gestão. Buscou-se uma ferramenta que pudesse auxiliar no cenário atual da empresa. O estudo apresentado passa por uma pesquisa de campo, qualitativa, exploratória, descritiva e bibliográfica objetivando indentificar ferramentas do Planejamento estratégico que possam auxiliar na analise do cenário atual. Foram estudadas duas ferramentas do Planejamento estratégico, balanced scorecard e Matriz de Swot, optando então pela aplicação da Matriz de Swot em virtude de esta ser uma ferramenta que auxilia os gestores na tomada de decisões possibilitando a avaliação do cenário atual, para assim determinar as estratégias. Logo foi feita a aplicação da Matriz de Swot no departamento Comercial da empresa em estudo e montado um plano de ação buscando solucionar os pontos fracos existentes, usar as oportunidades em prol da empresa, diminuir as ameaças, e aproveitar os pontos fortes existentes.