Abordagem sobre o destino dos resíduos sólidos domésticos: discursos de professores e alunos do 7º ano do ensino fundamental da escola municipal Jorge Luis – Catu-BA

This work had as thematic Approach on the fate of domestic solid residues teachers speeches and 7th graders of elementary school of the School Jorge Luis - Catu-Ba. The scientific study in question will have methodological support to teachers of discourse analysis and 7th graders from a public schoo...

ver descrição completa

Autor principal: Conceição, Elaine Tosta Santos da
Formato: Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2020
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22473
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id riut-1-22473
recordtype dspace
spelling riut-1-224732020-11-25T14:18:50Z Abordagem sobre o destino dos resíduos sólidos domésticos: discursos de professores e alunos do 7º ano do ensino fundamental da escola municipal Jorge Luis – Catu-BA Approach on the fate of domestic solid residues teachers speeches and 7th graders of elementary school of the School Jorge Luis - Catu-BA Conceição, Elaine Tosta Santos da Sabbi, Larissa De Bortolli Chiamolera Sabbi, Larissa De Bortolli Chiamolera Lied, Eduardo Borges Sarmento, Luiz Alberto Vieira Santos, Cidmar Ortiz dos Lixo - Eliminação Aprendizagem Educação ambiental Refuse and refuse disposal Learning Environmental education CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA SANITARIA This work had as thematic Approach on the fate of domestic solid residues teachers speeches and 7th graders of elementary school of the School Jorge Luis - Catu-Ba. The scientific study in question will have methodological support to teachers of discourse analysis and 7th graders from a public school in Catu, Bahia on the methodological approach of the course Environment and Citizenship. The aim of this study is to analyze the commitment that teachers and students have in relation to the disposal of solid waste generated in their homes. Theories and discussions from authors such as Camargo Dias, Spina, among others. From the presented theoretical support explicitly it is important to reflect on this proposal in the discipline Environment and Citizenship, but with its scientific essence. The analysis of data pertaining to the issue was clear from the literature review and field research, semistructured interviews with 05 (five) mixed questions for the 15 students and five (05) also issues for teachers of Year 7, which contributed to that the object of study to fruition, permeating discussions on the subject, what happens in the daily practice of the subjects participating in the research. The research seeks to prove that when aware of their role in the world, the guys get to know the school environment, practices of an education focused on solidarity, cooperation, generosity, tolerance and respect for life on earth. Este trabalho teve como temática abordagem sobre o destino dos resíduos sólidos domésticos: discursos de professores e alunos do 7º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Jorge Luis – Catu-Ba. 2015. 44 folhas. Monografia (Especialização em Gestão Ambiental em Municípios). Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2015. Este trabalho teve como temática Abordagem sobre o destino dos resíduos sólidos domésticos: discursos de professores e alunos do 7º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Jorge Luis – Catu-Ba. O mesmo apresentou enquanto suporte metodológico a análise do discurso de professores e alunos do 7º ano de uma escola municipal de Catu-Ba sobre a proposta metodológica da disciplina Meio Ambiente e Cidadania. O objetivo desse estudo foi analisar o compromisso que professores e alunos tem em relação ao destino dos resíduos sólidos produzidos em suas residências. A análise de dados referentes à problemática foi esclarecida a partir da revisão de literatura e pesquisa de campo, entrevista semiestruturada com 05 (cinco) questões mistas para os 15 alunos e 05 (cinco) questões também para os professores do 7º ano, que contribuíram para que o objeto de estudo se concretizasse, permeando as discussões sobre a temática, que acontece na prática diária dos sujeitos participantes da pesquisa. A pesquisa busca comprovar que, quando conscientes de sua atuação no mundo, os sujeitos passam a conhecer no ambiente escolar, práticas de uma educação voltada à solidariedade, cooperação, generosidade, tolerância e respeito pelas formas de vida na terra. 2020-11-25T14:18:50Z 2020-11-25T14:18:50Z 2015-11-28 specializationThesis CONCEIÇÃO, Elaine Tosta Santos da. Abordagem sobre o destino dos resíduos sólidos domésticos: discursos de professores e alunos do 7º ano do ensino fundamental da escola municipal Jorge Luis – Catu-BA. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão Ambiental em Municípios) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2015. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22473 por openAccess application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Medianeira Brasil Gestão Ambiental em Municípios UTFPR
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection RIUT
language Português
topic Lixo - Eliminação
Aprendizagem
Educação ambiental
Refuse and refuse disposal
Learning
Environmental education
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA SANITARIA
spellingShingle Lixo - Eliminação
Aprendizagem
Educação ambiental
Refuse and refuse disposal
Learning
Environmental education
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA SANITARIA
Conceição, Elaine Tosta Santos da
Abordagem sobre o destino dos resíduos sólidos domésticos: discursos de professores e alunos do 7º ano do ensino fundamental da escola municipal Jorge Luis – Catu-BA
description This work had as thematic Approach on the fate of domestic solid residues teachers speeches and 7th graders of elementary school of the School Jorge Luis - Catu-Ba. The scientific study in question will have methodological support to teachers of discourse analysis and 7th graders from a public school in Catu, Bahia on the methodological approach of the course Environment and Citizenship. The aim of this study is to analyze the commitment that teachers and students have in relation to the disposal of solid waste generated in their homes. Theories and discussions from authors such as Camargo Dias, Spina, among others. From the presented theoretical support explicitly it is important to reflect on this proposal in the discipline Environment and Citizenship, but with its scientific essence. The analysis of data pertaining to the issue was clear from the literature review and field research, semistructured interviews with 05 (five) mixed questions for the 15 students and five (05) also issues for teachers of Year 7, which contributed to that the object of study to fruition, permeating discussions on the subject, what happens in the daily practice of the subjects participating in the research. The research seeks to prove that when aware of their role in the world, the guys get to know the school environment, practices of an education focused on solidarity, cooperation, generosity, tolerance and respect for life on earth.
format Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)
author Conceição, Elaine Tosta Santos da
author_sort Conceição, Elaine Tosta Santos da
title Abordagem sobre o destino dos resíduos sólidos domésticos: discursos de professores e alunos do 7º ano do ensino fundamental da escola municipal Jorge Luis – Catu-BA
title_short Abordagem sobre o destino dos resíduos sólidos domésticos: discursos de professores e alunos do 7º ano do ensino fundamental da escola municipal Jorge Luis – Catu-BA
title_full Abordagem sobre o destino dos resíduos sólidos domésticos: discursos de professores e alunos do 7º ano do ensino fundamental da escola municipal Jorge Luis – Catu-BA
title_fullStr Abordagem sobre o destino dos resíduos sólidos domésticos: discursos de professores e alunos do 7º ano do ensino fundamental da escola municipal Jorge Luis – Catu-BA
title_full_unstemmed Abordagem sobre o destino dos resíduos sólidos domésticos: discursos de professores e alunos do 7º ano do ensino fundamental da escola municipal Jorge Luis – Catu-BA
title_sort abordagem sobre o destino dos resíduos sólidos domésticos: discursos de professores e alunos do 7º ano do ensino fundamental da escola municipal jorge luis – catu-ba
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná
publishDate 2020
citation CONCEIÇÃO, Elaine Tosta Santos da. Abordagem sobre o destino dos resíduos sólidos domésticos: discursos de professores e alunos do 7º ano do ensino fundamental da escola municipal Jorge Luis – Catu-BA. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão Ambiental em Municípios) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2015.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22473
_version_ 1805313490558124032
score 10,814766