O PIBID enquanto agente de qualificação de professores supervisores na escola pública

Trabalho aceito no I ENCLICSUL, Lages - SC, 2015

Autor principal: Vieira, Patrícia Cácia
Formato: Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2020
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23103
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id riut-1-23103
recordtype dspace
spelling riut-1-231032020-11-25T20:10:43Z O PIBID enquanto agente de qualificação de professores supervisores na escola pública Vieira, Patrícia Cácia Ponzoni, Denise Maria Bueno Ponzoni, Denise Maria Bueno Ponzoni, Denise Maria Bueno Ponzoni, Denise Maria Bueno Professores - Formação Estudo dirigido Formação profissional Escolas públicas Teachers, Training of Supervised study Occupational training Public schools CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS Trabalho aceito no I ENCLICSUL, Lages - SC, 2015 O presente trabalho tem como objetivo refletir sobre o papel do PIBID enquanto agente de aperfeiçoamento para a melhoria da educação na escola básica e a importância do papel do professor supervisor junto a este programa que desempenha a relação Universidade/Escola, na qual os supervisores assumem papel de co-formadores de licenciandos, agindo como protagonistas no processo da formação inicial, proporcionando uma ligação direta entre a teoria aprendida na universidade e a prática vivenciada na escola. O PIBID propicia ao professor supervisor a oportunidade de aperfeiçoamento na sua formação enquanto professor da escola básica, na medida em que tira o profissional da "zona de conforto" e o instiga a procurar novos desafios que venham a somar à sua formação resultando diretamente na sua prática. Os eventos oportunizados pelo PIBID (Encontros regionais e nacionais de licenciaturas, Seminários, Congressos, etc.) fazem com que todos os sujeitos envolvidos, principalmente o professor supervisor, busque transpor suas limitações e ampliar seus horizontes de práticas pedagógicas. O contato com abordagens metodológicas diversificadas e discutidas em reuniões e planejamentos com o grupo (supervisor e acadêmicos), proporciona ao professor supervisor a possibilidade de uma constante auto avaliação resultando numa ressignificação da sua prática docente. A referida pesquisa dar-se-á por meio de estudo documental e teórico relatando as experiências vividas enquanto professora-supervisora no ano de 2013, junto ao Colégio Monsenhor Eduardo, de Palmas/PR. Entre os principais resultados desse processo, destacam-se o crescimento e a exigência pedagógica do profissional em questão; a capacidade de autorreflexão frente aos resultados ou obstáculos encontrados; a busca pela melhoria na qualidade de ensino, tendo como base novas propostas de contribuições didático-pedagógicas na busca por metodologias que apresentem resultados na formação crítico-social do educando; estímulo e responsabilidade na formação continuada; troca de experiências e vivências pedagógicas. A participação e envolvimento no Programa possibilita uma visão ampliada do que é o ensinar e a importância de que o constante aprimoramento do professor supervisor, proporcionado pelo PIBID, tem na (trans)formação do profissional professor da escola básica. 2020-11-25T20:10:43Z 2020-11-25T20:10:43Z 2015-10-30 specializationThesis VIEIRA, Patrícia Cácia. O PIBID enquanto agente de qualificação de professores supervisores na escola pública. 2015. 18 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2015. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23103 por openAccess application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Pato Branco Brasil Departamento Acadêmico de Letras Letras: Linguagem e Sociedade UTFPR
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection RIUT
language Português
topic Professores - Formação
Estudo dirigido
Formação profissional
Escolas públicas
Teachers, Training of
Supervised study
Occupational training
Public schools
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
spellingShingle Professores - Formação
Estudo dirigido
Formação profissional
Escolas públicas
Teachers, Training of
Supervised study
Occupational training
Public schools
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Vieira, Patrícia Cácia
O PIBID enquanto agente de qualificação de professores supervisores na escola pública
description Trabalho aceito no I ENCLICSUL, Lages - SC, 2015
format Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)
author Vieira, Patrícia Cácia
author_sort Vieira, Patrícia Cácia
title O PIBID enquanto agente de qualificação de professores supervisores na escola pública
title_short O PIBID enquanto agente de qualificação de professores supervisores na escola pública
title_full O PIBID enquanto agente de qualificação de professores supervisores na escola pública
title_fullStr O PIBID enquanto agente de qualificação de professores supervisores na escola pública
title_full_unstemmed O PIBID enquanto agente de qualificação de professores supervisores na escola pública
title_sort o pibid enquanto agente de qualificação de professores supervisores na escola pública
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná
publishDate 2020
citation VIEIRA, Patrícia Cácia. O PIBID enquanto agente de qualificação de professores supervisores na escola pública. 2015. 18 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2015.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23103
_version_ 1805317934297382912
score 10,814766