O PIBID enquanto agente de qualificação de professores supervisores na escola pública
Trabalho aceito no I ENCLICSUL, Lages - SC, 2015
Autor principal: | Vieira, Patrícia Cácia |
---|---|
Formato: | Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná
2020
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23103 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
riut-1-23103 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
riut-1-231032020-11-25T20:10:43Z O PIBID enquanto agente de qualificação de professores supervisores na escola pública Vieira, Patrícia Cácia Ponzoni, Denise Maria Bueno Ponzoni, Denise Maria Bueno Ponzoni, Denise Maria Bueno Ponzoni, Denise Maria Bueno Professores - Formação Estudo dirigido Formação profissional Escolas públicas Teachers, Training of Supervised study Occupational training Public schools CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS Trabalho aceito no I ENCLICSUL, Lages - SC, 2015 O presente trabalho tem como objetivo refletir sobre o papel do PIBID enquanto agente de aperfeiçoamento para a melhoria da educação na escola básica e a importância do papel do professor supervisor junto a este programa que desempenha a relação Universidade/Escola, na qual os supervisores assumem papel de co-formadores de licenciandos, agindo como protagonistas no processo da formação inicial, proporcionando uma ligação direta entre a teoria aprendida na universidade e a prática vivenciada na escola. O PIBID propicia ao professor supervisor a oportunidade de aperfeiçoamento na sua formação enquanto professor da escola básica, na medida em que tira o profissional da "zona de conforto" e o instiga a procurar novos desafios que venham a somar à sua formação resultando diretamente na sua prática. Os eventos oportunizados pelo PIBID (Encontros regionais e nacionais de licenciaturas, Seminários, Congressos, etc.) fazem com que todos os sujeitos envolvidos, principalmente o professor supervisor, busque transpor suas limitações e ampliar seus horizontes de práticas pedagógicas. O contato com abordagens metodológicas diversificadas e discutidas em reuniões e planejamentos com o grupo (supervisor e acadêmicos), proporciona ao professor supervisor a possibilidade de uma constante auto avaliação resultando numa ressignificação da sua prática docente. A referida pesquisa dar-se-á por meio de estudo documental e teórico relatando as experiências vividas enquanto professora-supervisora no ano de 2013, junto ao Colégio Monsenhor Eduardo, de Palmas/PR. Entre os principais resultados desse processo, destacam-se o crescimento e a exigência pedagógica do profissional em questão; a capacidade de autorreflexão frente aos resultados ou obstáculos encontrados; a busca pela melhoria na qualidade de ensino, tendo como base novas propostas de contribuições didático-pedagógicas na busca por metodologias que apresentem resultados na formação crítico-social do educando; estímulo e responsabilidade na formação continuada; troca de experiências e vivências pedagógicas. A participação e envolvimento no Programa possibilita uma visão ampliada do que é o ensinar e a importância de que o constante aprimoramento do professor supervisor, proporcionado pelo PIBID, tem na (trans)formação do profissional professor da escola básica. 2020-11-25T20:10:43Z 2020-11-25T20:10:43Z 2015-10-30 specializationThesis VIEIRA, Patrícia Cácia. O PIBID enquanto agente de qualificação de professores supervisores na escola pública. 2015. 18 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2015. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23103 por openAccess application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Pato Branco Brasil Departamento Acadêmico de Letras Letras: Linguagem e Sociedade UTFPR |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
RIUT |
language |
Português |
topic |
Professores - Formação Estudo dirigido Formação profissional Escolas públicas Teachers, Training of Supervised study Occupational training Public schools CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
spellingShingle |
Professores - Formação Estudo dirigido Formação profissional Escolas públicas Teachers, Training of Supervised study Occupational training Public schools CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS Vieira, Patrícia Cácia O PIBID enquanto agente de qualificação de professores supervisores na escola pública |
description |
Trabalho aceito no I ENCLICSUL, Lages - SC, 2015 |
format |
Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) |
author |
Vieira, Patrícia Cácia |
author_sort |
Vieira, Patrícia Cácia |
title |
O PIBID enquanto agente de qualificação de professores supervisores na escola pública |
title_short |
O PIBID enquanto agente de qualificação de professores supervisores na escola pública |
title_full |
O PIBID enquanto agente de qualificação de professores supervisores na escola pública |
title_fullStr |
O PIBID enquanto agente de qualificação de professores supervisores na escola pública |
title_full_unstemmed |
O PIBID enquanto agente de qualificação de professores supervisores na escola pública |
title_sort |
o pibid enquanto agente de qualificação de professores supervisores na escola pública |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
publishDate |
2020 |
citation |
VIEIRA, Patrícia Cácia. O PIBID enquanto agente de qualificação de professores supervisores na escola pública. 2015. 18 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2015. |
url |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23103 |
_version_ |
1805317934297382912 |
score |
10,814766 |