Pacto nacional pela alfabetização na idade certa: formação, concepções e avaliação em debate

Trabalho apresentado no I Senpe - Seminário Nacional de Pesquisa em Educação Unioeste - 2015

Autor principal: Matte, Pricila Paula
Formato: Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2020
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23116
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id riut-1-23116
recordtype dspace
spelling riut-1-231162020-11-25T20:10:54Z Pacto nacional pela alfabetização na idade certa: formação, concepções e avaliação em debate Matte, Pricila Paula Teis, Denize Terezinha Não consta Não consta Não consta Alfabetização Professores - Formação Crianças - Escrita Compreensão na leitura Crianças - Livros e leitura Literacy Teachers, Training of Children - Writing Reading comprehension Children - Books and reading CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS Trabalho apresentado no I Senpe - Seminário Nacional de Pesquisa em Educação Unioeste - 2015 O PNAIC (Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa) é um programa do Governo Federal, com auxílio dos Estados e Municípios para a melhoria da educação nas classes de alfabetização do ensino fundamental. Busca-se que, além da alfabetização, os estudantes vivenciem na escola, as práticas sociais de uso da leitura e escrita. Uma das formas de se alcançar a melhoria nessa etapa do ensino é promover uma formação docente na qual ocorram reflexões teórico-práticas sobre como possibilitar alfabetizar letrando. Perseguindo esse propósito surge o PNAIC no ano de 2012. Realizou-se uma pesquisa de campo com docentes da rede municipal de Chopinzinho/PR com o propósito de verificar as percepções dos professores a respeito da formação oferecida, pelo PNAIC, em Língua Portuguesa. Os resultados demonstram que as docentes entrevistadas aprovaram a formação recebida em razão dos conhecimentos novos e os que puderam ser revisados. No entanto, apontam que a referida formação está mais adequada à realidade de alguns contextos escolares no Brasil do que a outros. Pôde-se, perceber, a partir das entrevistas que os conhecimentos sobre como se trabalhar com os gêneros textuais nas classes de alfabetização ainda precisam ser reforçados entre os professores. 2020-11-25T20:10:54Z 2020-11-25T20:10:54Z 2015 specializationThesis MATTE, Pricila Paula. Pacto nacional pela alfabetização na idade certa: formação, concepções e avaliação em debate. [2015. 12 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2015]. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23116 por openAccess application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Pato Branco Brasil Departamento Acadêmico de Letras Especialização em Letras: Linguagem e Sociedade UTFPR
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection RIUT
language Português
topic Alfabetização
Professores - Formação
Crianças - Escrita
Compreensão na leitura
Crianças - Livros e leitura
Literacy
Teachers, Training of
Children - Writing
Reading comprehension
Children - Books and reading
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
spellingShingle Alfabetização
Professores - Formação
Crianças - Escrita
Compreensão na leitura
Crianças - Livros e leitura
Literacy
Teachers, Training of
Children - Writing
Reading comprehension
Children - Books and reading
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Matte, Pricila Paula
Pacto nacional pela alfabetização na idade certa: formação, concepções e avaliação em debate
description Trabalho apresentado no I Senpe - Seminário Nacional de Pesquisa em Educação Unioeste - 2015
format Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)
author Matte, Pricila Paula
author_sort Matte, Pricila Paula
title Pacto nacional pela alfabetização na idade certa: formação, concepções e avaliação em debate
title_short Pacto nacional pela alfabetização na idade certa: formação, concepções e avaliação em debate
title_full Pacto nacional pela alfabetização na idade certa: formação, concepções e avaliação em debate
title_fullStr Pacto nacional pela alfabetização na idade certa: formação, concepções e avaliação em debate
title_full_unstemmed Pacto nacional pela alfabetização na idade certa: formação, concepções e avaliação em debate
title_sort pacto nacional pela alfabetização na idade certa: formação, concepções e avaliação em debate
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná
publishDate 2020
citation MATTE, Pricila Paula. Pacto nacional pela alfabetização na idade certa: formação, concepções e avaliação em debate. [2015. 12 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2015].
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23116
_version_ 1760452827812986880
score 10,966579