A relação entre enunciados e contextos e os implícitos comunicacionais
Trabalho aceito no II Instituto de Estudos Linguísticos - UFFS - 2015
Autor principal: | Roldão, Ronaldo |
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Formato: | Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná
2020
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23118 |
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riut-1-231182020-11-25T20:10:56Z A relação entre enunciados e contextos e os implícitos comunicacionais Roldão, Ronaldo Teis, Denize Terezinha Teis, Denize Terezinha Teis, Denize Terezinha Teis, Denize Terezinha Pragmática Linguagem e línguas Comunicação oral Atos de fala (Linguística) Pragmatics Language and languages Oral communication Speech acts (Linguistics) CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS Trabalho aceito no II Instituto de Estudos Linguísticos - UFFS - 2015 The purpose of this work is to make a pragmatic analysis of some utterances and its relation with contexts in order to find the linguistic characteristics proposed by the theorists and searchers John Austin, Paul Grice and Oswald Ducrot. The above authors propose the following theories: 1) Speech Acts (John Austin), which presents three classifications: locutionary, illocutionary and perlocutionary acts; 2) Cooperative Principal (Paul Grice), which is composed of four maxims: quality, quantity, relation and manner; and 3) Presupposition Triggers (Oswald Ducrot), which deals with the information that is implicit in the utterance, named as presupposition and implicature. In this way, the main goal of this study is to identify and point out in utterances took from different communicational situations the presence of the linguistic characteristics proposed in those theories. Ordinary everyday samples of comic strip, advertisement and daily speech integrate the development of this study. Such analysis allows us to observe that this field of knowledge is important in order to understand how the human beings, by the language in use, perform the communication process and how the utterances carry meanings that go beyond the explicitly declared meanings, without compromising the central subject of the dialogue. O presente trabalho tem como proposta a realização de análises pragmáticas de enunciados e suas relações com contextos, tendo como objetivo encontrar as características linguísticas defendidas pelos teóricos e pesquisadores Jonh Austin, Paul Grice e Oswald Ducrot. Tais teóricos propõem as teorias: 1) dos Atos de Fala (John Austin), que apresenta três classificações: ato locucionário, ato ilocucionário e ato perlocucionário; 2) do Princípio da Cooperação (Paul Grice), formada por quatro máximas: a máxima da qualidade, da quantidade, da relevância e de modo; e 3) dos Marcadores de Pressuposição (Oswald Ducrot), que abordam as informações que se encontram implícitas no enunciado, tratadas como posto, pressuposto e subentendido. Dessa forma, a problemática principal desse estudo é identificar e apontar, em enunciados extraídos de distintas situações comunicacionais, a presença das características linguísticas propostas nessas teorias. Para isso, exemplos cotidianos presentes em tirinhas, propagandas e situações de fala do dia a dia, integram o desenvolvimento desse estudo. Tais análises permitem observar que essa área de conhecimento é importante para que se entenda como o ser humano, por meio da linguagem em uso, realiza o processo de comunicação e de como a enunciação carrega sentidos que vão além do sentido explicitamente enunciado, sem comprometer o tema central do diálogo. 2020-11-25T20:10:56Z 2020-11-25T20:10:56Z 2015 specializationThesis ROLDÃO, Ronaldo. A relação entre enunciados e contextos e os implícitos comunicacionais. 2015. 17 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2015. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23118 por openAccess application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Pato Branco Brasil Departamento Acadêmico de Letras Letras: Linguagem e Sociedade UTFPR |
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