Gestão da inovação nas organizações: estudo sobre o nível de inovação nas empresas que prestam serviços logísticos
There is great competition in the competitive market, every day is necessary to find alternatives for the organization to obtain a differential The objective of this study is to find tools that can help organizations accelerate innovation processes and apply these tools in an organization to meet th...
Autor principal: | Oliveira, Marcos Martins de |
---|---|
Formato: | Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná
2020
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23429 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
riut-1-23429 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
riut-1-234292020-11-26T12:16:46Z Gestão da inovação nas organizações: estudo sobre o nível de inovação nas empresas que prestam serviços logísticos Oliveira, Marcos Martins de Matos, Eloiza Aparecida Silva Avila de Inovações tecnológicas Pequenas e médias empresas Technological innovations Small business Gestão Industrial: Conhecimento e Inovação There is great competition in the competitive market, every day is necessary to find alternatives for the organization to obtain a differential The objective of this study is to find tools that can help organizations accelerate innovation processes and apply these tools in an organization to meet the same level of innovation. From exploratory research and content analysis were found two tools to generate innovation in organizations questioned and analyzed company. The tools were found Octagon Innovation and Value Chain Innovation. Each has similar goals, but differ by steps. The tool Octagon Innovation has eight steps, which starts by getting to know whether the organization has a strategy for innovation and has the final step is the Funding for Innovation, which seeks to understand how innovation initiatives are funded in the organization. The tool Value Chain Innovation has four stages, which are: the idealization, the conceptualization, experimentation and implementation as the final step. With the conclusion, found that the two tools can greatly aid in the generation of innovation, help find ideas, identify market opportunities, then help you analyze and evaluate the ideas found. This will make when a new idea is found, the tools will help determine whether they can actually become an innovation. And after the tool applied Octagon Innovation in the organization a notice that it still is in the initial level of innovation, need to be further worked on several aspects that can be helped by Octagon Innovation. Há uma grande concorrência existente no mercado competitivo, a cada dia é necessário buscar alternativas para que a organização obtenha um diferencial. O objetivo do presente trabalho é buscar ferramentas que possam ajudar organizações a acelerar os processos de inovação e aplicar uma dessas ferramentas em duas organizações para conhecer o nível de inovação das mesmas. A partir de uma pesquisa exploratória e de uma análise de conteúdo foram encontradas duas ferramentas para gerar a inovação nas organizações, onde uma delas servirá para analise das empresas questionadas. As ferramentas encontradas foram Octógono da Inovação e Cadeia de Valores da Inovação. Cada uma delas tem objetivos semelhantes, porem se diferenciam pelas etapas. A ferramenta Octógono da Inovação tem oito etapas, que inicia buscando conhecer se a organização tem alguma estratégia para a Inovação e tem como ultima etapa o Funding para Inovação, que busca conhecer como as iniciativas de inovação são financiadas na organização. A ferramenta Cadeia de Valores da Inovação tem quatro etapas, que são: a idealização, a conceituação, a experimentação e como etapa final a implementação. Em conclusão, verificou-se que as duas ferramentas podem auxiliar muito na geração de inovação, a encontrar ideias, identificar oportunidades no mercado e posteriormente analisar e avaliar as ideais encontradas. Isso fará com que quando uma nova idéia seja encontrada, as ferramentas ajudarão a verificar se realmente a ideia poderá se tornar uma inovação. E também após aplicadas a ferramenta Octógono da Inovação em uma das organização notamos que, esta ainda encontra-se em nível inicial de inovação, necessitando ainda de ser trabalhado várias aspectos que podem ser auxiliados pelo Octógono da Inovação. 2020-11-26T12:16:46Z 2020-11-26T12:16:46Z 2012-03-10 specializationThesis OLIVEIRA, Marcos Martins de. Gestão da inovação nas organizações: estudo sobre o nível de inovação nas empresas que prestam serviços logísticos. 2012. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2012. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23429 por application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Ponta Grossa |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
RIUT |
language |
Português |
topic |
Inovações tecnológicas Pequenas e médias empresas Technological innovations Small business Gestão Industrial: Conhecimento e Inovação |
spellingShingle |
Inovações tecnológicas Pequenas e médias empresas Technological innovations Small business Gestão Industrial: Conhecimento e Inovação Oliveira, Marcos Martins de Gestão da inovação nas organizações: estudo sobre o nível de inovação nas empresas que prestam serviços logísticos |
description |
There is great competition in the competitive market, every day is necessary to find alternatives for the organization to obtain a differential The objective of this study is to find tools that can help organizations accelerate innovation processes and apply these tools in an organization to meet the same level of innovation. From exploratory research and content analysis were found two tools to generate innovation in organizations questioned and analyzed company. The tools were found Octagon Innovation and Value Chain Innovation. Each has similar goals, but differ by steps. The tool Octagon Innovation has eight steps, which starts by getting to know whether the organization has a strategy for innovation and has the final step is the Funding for Innovation, which seeks to understand how innovation initiatives are funded in the organization. The tool Value Chain Innovation has four stages, which are: the idealization, the conceptualization, experimentation and implementation as the final step. With the conclusion, found that the two tools can greatly aid in the generation of innovation, help find ideas, identify market opportunities, then help you analyze and evaluate the ideas found. This will make when a new idea is found, the tools will help determine whether they can actually become an innovation. And after the tool applied Octagon Innovation in the organization a notice that it still is in the initial level of innovation, need to be further worked on several aspects that can be helped by Octagon Innovation. |
format |
Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) |
author |
Oliveira, Marcos Martins de |
author_sort |
Oliveira, Marcos Martins de |
title |
Gestão da inovação nas organizações: estudo sobre o nível de inovação nas empresas que prestam serviços logísticos |
title_short |
Gestão da inovação nas organizações: estudo sobre o nível de inovação nas empresas que prestam serviços logísticos |
title_full |
Gestão da inovação nas organizações: estudo sobre o nível de inovação nas empresas que prestam serviços logísticos |
title_fullStr |
Gestão da inovação nas organizações: estudo sobre o nível de inovação nas empresas que prestam serviços logísticos |
title_full_unstemmed |
Gestão da inovação nas organizações: estudo sobre o nível de inovação nas empresas que prestam serviços logísticos |
title_sort |
gestão da inovação nas organizações: estudo sobre o nível de inovação nas empresas que prestam serviços logísticos |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
publishDate |
2020 |
citation |
OLIVEIRA, Marcos Martins de. Gestão da inovação nas organizações: estudo sobre o nível de inovação nas empresas que prestam serviços logísticos. 2012. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2012. |
url |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23429 |
_version_ |
1805312814161592320 |
score |
10,814766 |