Estratégias de leitura para os gêneros textuais mapa, tabela e artigo de divulgação científica: contribuições para o ensino de ciências
Acompanha: Caderno de estratégias de leitura para os gêneros textuais: mapa, tabela e artigo de divulgação científica
Autor principal: | Pereira, Francine Baranoski |
---|---|
Formato: | Dissertação |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná
2017
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2350 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
riut-1-2350 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
riut-1-23502017-08-28T18:47:50Z Estratégias de leitura para os gêneros textuais mapa, tabela e artigo de divulgação científica: contribuições para o ensino de ciências Reading strategies for genres: map, chart and popular science article: contributions to science education Pereira, Francine Baranoski Lima, Siumara Aparecida de http://lattes.cnpq.br/8750304206034451 Schroeder, Edson Carletto, Marcia Regina Lima, Siumara Aparecida de Alfabetização Incentivo à leitura Ciência - Estudo e ensino Literacy Reading promotion Science - Study and teaching CNPQ::CIENCIAS HUMANAS Ensino de Ciências e Matemática Acompanha: Caderno de estratégias de leitura para os gêneros textuais: mapa, tabela e artigo de divulgação científica Reading is not only a practical teacher of Portuguese, it must be held in all disciplines whose specific knowledge can be scientifically constructed by the teacher as a mediator in the process of teaching and learning through reading. The objective of this research is to propose strategies for reading texts aimed at teaching science. Studies on the scientific literacy; genres of Marcuschi; reading strategies and Science Teaching guided this research. It started from the assumption that reading practices in all areas of education contribute to scientific literacy and acquisition of scientific knowledge. From this perspective, were suggested by the researcher and applied by the regent teacher of the study group, reading strategies to three genres: map, chart and popular science article in the discipline of Sciences. We opted for the qualitative methodological approach of an applied nature, with the 6th grade of elementary school II of a college of private schools in Ponta Grossa - PR. Data were collected through a questionnaire, participant observation protocol, audio recordings, transcripts and photographs. The results indicate that the reading strategies have helped to develop in students the scientific knowledge, showing that it is possible to form proficient readers since the early years of elementary school II. In order to enrich and disseminate practices of teachers, as the final product of this research, a notebook containing the targeted reading strategies, as well as reflections and notes was built. A leitura não é apenas uma prática do professor de Língua Portuguesa, ela precisa ser realizada em todas as disciplinas cujos saberes específicos podem ser construídos cientificamente pelo professor como mediador em um processo de ensino e aprendizagem por meio da leitura. O objetivo desta pesquisa é propor estratégias de leitura para textos voltados ao ensino de Ciências. Estudos sobre alfabetização científica; gêneros textuais de Marcuschi; estratégias de leitura e Ensino de Ciências nortearam esta pesquisa. Partiu-se do pressuposto de que práticas de leitura em todas as áreas de ensino contribuem para a alfabetização científica e aquisição do conhecimento científico. Nessa perspectiva, foram sugeridas pela pesquisadora e, aplicadas pela professora regente da turma estudada, estratégias de leitura para três gêneros textuais: mapa, tabela e artigo de divulgação científica na disciplina de Ciências. Optou-se pela abordagem metodológica qualitativa, de natureza aplicada, junto ao 6° ano do Ensino Fundamental II de um colégio da rede particular de ensino de Ponta Grossa – PR. Os dados foram coletados por meio de questionário, protocolo de observação participante, gravações em áudio, transcrições e fotografias. Os resultados indicam que as estratégias de leitura contribuíram para desenvolver nos estudantes o conhecimento científico, mostrando que é possível formar leitores proficientes desde os primeiros anos do Ensino Fundamental II. Com o intuito de enriquecer e divulgar práticas dos professores, como produto final desta pesquisa, foi construído um caderno, contendo as estratégias de leitura orientadas, bem como reflexões e apontamentos. 2017-08-28T18:46:36Z 2017-08-28T18:46:36Z 2015-03-06 masterThesis PEREIRA, Francine Baranoski. Estratégias de leitura para os gêneros textuais mapa, tabela e artigo de divulgação científica: contribuições para o ensino de ciências. 2015. 131 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciência e Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2015. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2350 por openAccess application/pdf application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Ponta Grossa Brasil Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia UTFPR |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
RIUT |
language |
Português |
topic |
Alfabetização Incentivo à leitura Ciência - Estudo e ensino Literacy Reading promotion Science - Study and teaching CNPQ::CIENCIAS HUMANAS Ensino de Ciências e Matemática |
spellingShingle |
Alfabetização Incentivo à leitura Ciência - Estudo e ensino Literacy Reading promotion Science - Study and teaching CNPQ::CIENCIAS HUMANAS Ensino de Ciências e Matemática Pereira, Francine Baranoski Estratégias de leitura para os gêneros textuais mapa, tabela e artigo de divulgação científica: contribuições para o ensino de ciências |
description |
Acompanha: Caderno de estratégias de leitura para os gêneros textuais: mapa, tabela e artigo de divulgação científica |
format |
Dissertação |
author |
Pereira, Francine Baranoski |
author_sort |
Pereira, Francine Baranoski |
title |
Estratégias de leitura para os gêneros textuais mapa, tabela e artigo de divulgação científica: contribuições para o ensino de ciências |
title_short |
Estratégias de leitura para os gêneros textuais mapa, tabela e artigo de divulgação científica: contribuições para o ensino de ciências |
title_full |
Estratégias de leitura para os gêneros textuais mapa, tabela e artigo de divulgação científica: contribuições para o ensino de ciências |
title_fullStr |
Estratégias de leitura para os gêneros textuais mapa, tabela e artigo de divulgação científica: contribuições para o ensino de ciências |
title_full_unstemmed |
Estratégias de leitura para os gêneros textuais mapa, tabela e artigo de divulgação científica: contribuições para o ensino de ciências |
title_sort |
estratégias de leitura para os gêneros textuais mapa, tabela e artigo de divulgação científica: contribuições para o ensino de ciências |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
publishDate |
2017 |
citation |
PEREIRA, Francine Baranoski. Estratégias de leitura para os gêneros textuais mapa, tabela e artigo de divulgação científica: contribuições para o ensino de ciências. 2015. 131 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciência e Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2015. |
url |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2350 |
_version_ |
1805302186488365056 |
score |
10,814766 |