Manda nudes, bebê: relações de gênero e sexualidades na prática do sexting entre adolescentes no ambiente escolar

The term sexting is a blend of two English words, sex and texting. Sexting is the sociocultural practice of sharing, receiving, and exchanging written messages, emojis, photos, and videos of an erotic/sensual/sexual nature, primarily through the cell phone. This paper will discuss sexting as a gende...

ver descrição completa

Autor principal: Smyl, Elaine Beatriz de Oliveira
Formato: Tese
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2021
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23653
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id riut-1-23653
recordtype dspace
spelling riut-1-236532021-12-16T00:22:17Z Manda nudes, bebê: relações de gênero e sexualidades na prática do sexting entre adolescentes no ambiente escolar Sends nudes, baby: gender relations and sexualities in the practice of sex among adolescents in the school environment Smyl, Elaine Beatriz de Oliveira Santos, Marinês Ribeiro dos https://orcid.org/0000-0002-9925-9949 http://lattes.cnpq.br/2575114413225868 Guizzo, Bianca Salazar https://orcid.org/0000-0003-1080-2210 http://lattes.cnpq.br/5359830630792253 Kasper, Katia Maria https://orcid.org/0000-0003-3546-262X http://lattes.cnpq.br/5269068974290380 Cesar, Maria Rita de Assis https://orcid.org/0000-0002-5843-2899 http://lattes.cnpq.br/8083956814758899 Santos, Marinês Ribeiro dos https://orcid.org/0000-0002-9925-9949 http://lattes.cnpq.br/2575114413225868 Correa, Ronaldo de Oliveira https://orcid.org/0000-0002-9925-9949 http://lattes.cnpq.br/3869130149433615 Identidade de gênero Assédio nas escolas Adolescentes - Comportamento sexual Educação Sexualidade Feminilidade Masculinidade Gender identity Bullying in schools Teenagers - Sexual behavior Education Sexuality Femininity Masculinity CNPQ::CIENCIAS HUMANAS Sociais e Humanidades The term sexting is a blend of two English words, sex and texting. Sexting is the sociocultural practice of sharing, receiving, and exchanging written messages, emojis, photos, and videos of an erotic/sensual/sexual nature, primarily through the cell phone. This paper will discuss sexting as a gendered technology that acts to produce subjectivities, contributing to the creation and expression of masculinities and femininities among adolescents at a public school in Curitiba, Brazil. The data include narratives collected from a group of students between 15 and 18 years of age. As the environment of this study, the school often serves as the location where the materials related to sexting are produced, passed on, viewed, and commented on. The extreme consequences of this practice are also perceived within the school, particularly in terms of non-consensual sharing of material, which leads to cases of bullying, violence, and other aggressions. The students’ narratives indicate that sexting intersects with gender signs, sexuality, body type and age group that can reinforce hegemonic norms. However, this practice also makes it possible to produce new representations that challenge the markers of conventional masculinities and femininities. O termo sexting corresponde à união de duas palavras inglesas, sex (sexo) e texting (envio de mensagens). O sexting consiste em uma prática sociocultural de compartilhamento, recebimento e troca de mensagens escritas, de emojis, de fotos e de vídeos de caráter erótico/sensual/sexual, por meio, especialmente, do telefone celular. Este trabalho pretende discutir o sexting como uma tecnologia de gênero que atua na produção de subjetividades, contribuindo na constituição de masculinidades e feminilidades entre adolescentes de uma escola pública de Curitiba. Os dados analisados foram construídos a partir da narrativa de um grupo de estudantes entre 15 e 18 anos. A escola é o ambiente desta pesquisa, servindo, por muitas vezes, como local em que os materiais referentes ao sexting são produzidos, repassados, visualizados e comentados. As consequências extremas dessa prática também são percebidas na escola, principalmente em relação aos compartilhamentos não consentidos, que ocasionam casos de bullying, violência, xingamentos, entre outros. As narrativas dos/das estudantes indicam que o sexting é atravessado por marcadores de gênero, sexualidade, corpo e geração que podem reforçar as normas hegemônicas. Contudo, essa prática também possibilita a produção de novas representações que contestam as marcações de masculinidades e feminilidades convencionais. 2021-01-03T12:53:40Z 2021-01-03T12:53:40Z 2020-10-30 doctoralThesis SMYL, Elaine Beatriz de Oliveira. Manda nudes, bebê: relações de gênero e sexualidades na prática do sexting entre adolescentes no ambiente escolar. 2020. Tese (Doutorado em Tecnologia e Sociedade) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2020. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23653 por openAccess http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Curitiba Brasil Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedade UTFPR
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection RIUT
language Português
topic Identidade de gênero
Assédio nas escolas
Adolescentes - Comportamento sexual
Educação
Sexualidade
Feminilidade
Masculinidade
Gender identity
Bullying in schools
Teenagers - Sexual behavior
Education
Sexuality
Femininity
Masculinity
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Sociais e Humanidades
spellingShingle Identidade de gênero
Assédio nas escolas
Adolescentes - Comportamento sexual
Educação
Sexualidade
Feminilidade
Masculinidade
Gender identity
Bullying in schools
Teenagers - Sexual behavior
Education
Sexuality
Femininity
Masculinity
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Sociais e Humanidades
Smyl, Elaine Beatriz de Oliveira
Manda nudes, bebê: relações de gênero e sexualidades na prática do sexting entre adolescentes no ambiente escolar
description The term sexting is a blend of two English words, sex and texting. Sexting is the sociocultural practice of sharing, receiving, and exchanging written messages, emojis, photos, and videos of an erotic/sensual/sexual nature, primarily through the cell phone. This paper will discuss sexting as a gendered technology that acts to produce subjectivities, contributing to the creation and expression of masculinities and femininities among adolescents at a public school in Curitiba, Brazil. The data include narratives collected from a group of students between 15 and 18 years of age. As the environment of this study, the school often serves as the location where the materials related to sexting are produced, passed on, viewed, and commented on. The extreme consequences of this practice are also perceived within the school, particularly in terms of non-consensual sharing of material, which leads to cases of bullying, violence, and other aggressions. The students’ narratives indicate that sexting intersects with gender signs, sexuality, body type and age group that can reinforce hegemonic norms. However, this practice also makes it possible to produce new representations that challenge the markers of conventional masculinities and femininities.
format Tese
author Smyl, Elaine Beatriz de Oliveira
author_sort Smyl, Elaine Beatriz de Oliveira
title Manda nudes, bebê: relações de gênero e sexualidades na prática do sexting entre adolescentes no ambiente escolar
title_short Manda nudes, bebê: relações de gênero e sexualidades na prática do sexting entre adolescentes no ambiente escolar
title_full Manda nudes, bebê: relações de gênero e sexualidades na prática do sexting entre adolescentes no ambiente escolar
title_fullStr Manda nudes, bebê: relações de gênero e sexualidades na prática do sexting entre adolescentes no ambiente escolar
title_full_unstemmed Manda nudes, bebê: relações de gênero e sexualidades na prática do sexting entre adolescentes no ambiente escolar
title_sort manda nudes, bebê: relações de gênero e sexualidades na prática do sexting entre adolescentes no ambiente escolar
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná
publishDate 2021
citation SMYL, Elaine Beatriz de Oliveira. Manda nudes, bebê: relações de gênero e sexualidades na prática do sexting entre adolescentes no ambiente escolar. 2020. Tese (Doutorado em Tecnologia e Sociedade) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2020.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23653
_version_ 1805299245742292992
score 10,814766