Estudo da aplicabilidade da OPM para desenvolvimento de jogos digitais

Assim como qualquer software, os jogos digitais também podem ser desenvolvidos com auxílio de métodos para modelagem de sistemas. Buscar aplicar novas técnicas é essencial para o desenvolvimento de software, uma vez que o mercado de jogos digitais está em grande crescimento. Novas abordagens podem p...

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Autor principal: Kovalski, Rodrigo Luiz
Formato: Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2021
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23714
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spelling riut-1-237142021-01-06T06:10:13Z Estudo da aplicabilidade da OPM para desenvolvimento de jogos digitais Kovalski, Rodrigo Luiz Stadzisz, Paulo Cézar Stadzisz, Paulo Cézar Setti, Mariângela de Oliveira Gomes Berardi, Rita Cristina Galarraga Jogos eletrônicos Métodos orientados a objetos (Computação) UML (Computação) Electronic games Object-oriented methods (Computer science) UML (Computer science) CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::METODOLOGIA E TECNICAS DA COMPUTACAO::SISTEMAS DE INFORMACAO Assim como qualquer software, os jogos digitais também podem ser desenvolvidos com auxílio de métodos para modelagem de sistemas. Buscar aplicar novas técnicas é essencial para o desenvolvimento de software, uma vez que o mercado de jogos digitais está em grande crescimento. Novas abordagens podem proporcionar agilidade no desenvolvimento e melhoria da qualidade do software. Há diversos estudos sobre modelagens para o desenvolvimento de jogos, mostrando um grande interesse da comunidade em aplicar estes métodos. A Metodologia Objeto-Processo (OPM), desenvolvida por Dori (1995), é uma nova abordagem para concepção de sistemas que preconiza combinar a abordagem clássica de modelagem orientada a processos com técnicas de modelagem orientada a objetos. Foram desenvolvidos dois jogos digitais. O primeiro foi modelado com UML e OPM para estudar a aplicação e fazer uma comparação entre as duas modelagens. O segundo jogo foi desenvolvido com a OPM, com objetivo de investigar a aplicação em um software mais complexo. A OPM se mostrou apropriada para a modelagem de jogos digitais. Em comparação com a UML, a OPM demonstrou ser uma alternativa favorável. Foram propostas nove orientações para auxiliar a modelagem OPM em um jogo digital. 2021-01-05T14:27:36Z 2021-01-05T14:27:36Z 2019-12-16 bachelorThesis KOVALSKI, Rodrigo Luiz. Estudo da aplicabilidade da OPM para desenvolvimento de jogos digitais. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Sistemas da Informação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2019. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23714 por openAccess application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Curitiba Brasil Bacharelado em Sistemas de Informação UTFPR
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Kovalski, Rodrigo Luiz
Estudo da aplicabilidade da OPM para desenvolvimento de jogos digitais
description Assim como qualquer software, os jogos digitais também podem ser desenvolvidos com auxílio de métodos para modelagem de sistemas. Buscar aplicar novas técnicas é essencial para o desenvolvimento de software, uma vez que o mercado de jogos digitais está em grande crescimento. Novas abordagens podem proporcionar agilidade no desenvolvimento e melhoria da qualidade do software. Há diversos estudos sobre modelagens para o desenvolvimento de jogos, mostrando um grande interesse da comunidade em aplicar estes métodos. A Metodologia Objeto-Processo (OPM), desenvolvida por Dori (1995), é uma nova abordagem para concepção de sistemas que preconiza combinar a abordagem clássica de modelagem orientada a processos com técnicas de modelagem orientada a objetos. Foram desenvolvidos dois jogos digitais. O primeiro foi modelado com UML e OPM para estudar a aplicação e fazer uma comparação entre as duas modelagens. O segundo jogo foi desenvolvido com a OPM, com objetivo de investigar a aplicação em um software mais complexo. A OPM se mostrou apropriada para a modelagem de jogos digitais. Em comparação com a UML, a OPM demonstrou ser uma alternativa favorável. Foram propostas nove orientações para auxiliar a modelagem OPM em um jogo digital.
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