A interdisciplinaridade de um monocórdio: uma análise fenomenológica envolvendo alunos do ensino médio profissionalizante

Acompanha: Manual didático para aplicação do monocórdio como objeto lúdico perelmaniano

Autor principal: Michelato, Rafael Augusto
Formato: Dissertação
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2017
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2383
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id riut-1-2383
recordtype dspace
spelling riut-1-23832017-08-31T14:17:20Z A interdisciplinaridade de um monocórdio: uma análise fenomenológica envolvendo alunos do ensino médio profissionalizante An interdisciplinarity of a monochrome: a phenomenological analysis involving high school students Michelato, Rafael Augusto Neves, Marcos Cesar Danhoni http://lattes.cnpq.br/6514146095003486 Silva, Sani de Carvalho Rutz da http://lattes.cnpq.br/5694972079639390 Silva, Silvio Luiz Rutz da Silva, Josie Agatha Parrilha da Neves, Marcos Cesar Danhoni Música - Instrução e estudo Música e ciência Som - Estudo e ensino Física - Estudo e ensino Music - Instruction and study Music and science Sound - Study and teaching Physics - Study and teaching CNPQ::CIENCIAS HUMANAS Ensino de Ciências e Matemática Acompanha: Manual didático para aplicação do monocórdio como objeto lúdico perelmaniano This research addresses the possibility of establishing an interdisciplinary practice between disciplines of Physics and Music, in high school integrated to technical, on Federal Institute of Paraná, Telemaco Borba site. The study has aimed to establish an interdisciplinary practice between the disciplines of physics and music, that focuses on the use of monochord as Perelman’s Playful Object. Also, seek to understand design of the sound concept by the students, creating a blog to spread interdisciplinary proposal, which relates the Perelman’s Playful Object with active construction of knowledge by students. The methodological approach is qualitative, by phenomenology, based on Husserl (1997). Five students display their conceptions of what is sound, and from their speeches proceeds to phenomenological reduction. These speeches were understandable in their horizons and perspectives through reflection. After understanding of units, we draw an ideographic profile, from whom born the convergences, which, after being grouped together set up the overall nomothetic understanding of speeches. Therefore, we have structured phenomenon of what is sound. The phenomenological analysis unveiled the importance of meaningful approaches, active and playful for teaching. In order to boost learning, help in the construction and reconstruction of knowledge that involving the intrinsic relationship between Art and Science. Esta pesquisa aborda a possibilidade de se estabelecer uma prática interdisciplinar entre as disciplinas de Física e Música, no ensino médio, integrado ao técnico, no Instituto Federal do Paraná, Campus Telêmaco Borba. O estudo teve como objetivo estabelecer uma prática interdisciplinar entre as disciplinas de Física e Música que tenha como foco a utilização do monocórdio como Objeto Lúdico Perelmaniano e, ainda, buscou compreender a concepção do conceito de som por parte dos educandos, além de criar um blog para difusão da proposta interdisciplinar, que relaciona o Objeto Lúdico Perelmaniano com a construção ativa de conhecimento por parte dos estudantes. A abordagem metodológica é qualitativa, através da Fenomenologia, com base em Husserl (1997). Cinco estudantes expõem suas concepções do que é o som, e a partir de seus discursos procede-se à redução fenomenológica. Seus discursos são compreendidos em seus horizontes e perspectivas através da reflexão. Após a compreensão das unidades, traçamos um perfil ideográfico, do qual nascem as convergências, as quais, após serem agrupadas, compõem a compreensão nomotética geral dos discursos. Assim, é estruturado o fenômeno do que é o som. A análise fenomenológica descortinou a importância de abordagens significativas, ativas e lúdicas para o ensino, a fim de impulsionar o aprendizado e auxiliar na construção e reconstrução dos conhecimentos que envolvem a relação intrínseca entre Arte e Ciência. 2017-08-31T14:11:47Z 2017-08-31T14:11:47Z 2015-06-12 masterThesis MICHELATO, Rafael Augusto. A interdisciplinaridade de um monocórdio: uma análise fenomenológica envolvendo alunos do ensino médio profissionalizante. 2015. 94 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciência e Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Ponta Grossa, 2015. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2383 por openAccess application/pdf application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Ponta Grossa Brasil Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia UTFPR
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection RIUT
language Português
topic Música - Instrução e estudo
Música e ciência
Som - Estudo e ensino
Física - Estudo e ensino
Music - Instruction and study
Music and science
Sound - Study and teaching
Physics - Study and teaching
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Ensino de Ciências e Matemática
spellingShingle Música - Instrução e estudo
Música e ciência
Som - Estudo e ensino
Física - Estudo e ensino
Music - Instruction and study
Music and science
Sound - Study and teaching
Physics - Study and teaching
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Ensino de Ciências e Matemática
Michelato, Rafael Augusto
A interdisciplinaridade de um monocórdio: uma análise fenomenológica envolvendo alunos do ensino médio profissionalizante
description Acompanha: Manual didático para aplicação do monocórdio como objeto lúdico perelmaniano
format Dissertação
author Michelato, Rafael Augusto
author_sort Michelato, Rafael Augusto
title A interdisciplinaridade de um monocórdio: uma análise fenomenológica envolvendo alunos do ensino médio profissionalizante
title_short A interdisciplinaridade de um monocórdio: uma análise fenomenológica envolvendo alunos do ensino médio profissionalizante
title_full A interdisciplinaridade de um monocórdio: uma análise fenomenológica envolvendo alunos do ensino médio profissionalizante
title_fullStr A interdisciplinaridade de um monocórdio: uma análise fenomenológica envolvendo alunos do ensino médio profissionalizante
title_full_unstemmed A interdisciplinaridade de um monocórdio: uma análise fenomenológica envolvendo alunos do ensino médio profissionalizante
title_sort interdisciplinaridade de um monocórdio: uma análise fenomenológica envolvendo alunos do ensino médio profissionalizante
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná
publishDate 2017
citation MICHELATO, Rafael Augusto. A interdisciplinaridade de um monocórdio: uma análise fenomenológica envolvendo alunos do ensino médio profissionalizante. 2015. 94 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciência e Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Ponta Grossa, 2015.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2383
_version_ 1805317949977788416
score 10,814766