Fotossíntese: uma proposta de experimentação investigativa para o ensino fundamental

Acompanha produção técnica: Fotossíntese: uma proposta de experimentação investigativa para o ensino fundamental (material didático para professores)

Autor principal: Cavalheiro, Fabiéle de Oliveira
Formato: Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2021
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23913
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id riut-1-23913
recordtype dspace
spelling riut-1-239132021-01-20T06:10:07Z Fotossíntese: uma proposta de experimentação investigativa para o ensino fundamental Photosynthesis: a proposal of research experimentation for the fundamental teaching Cavalheiro, Fabiéle de Oliveira Bertoni, Danislei Bertoni, Danislei Silva, Mario José Van Thienen da Dias, Jézili Educação - Métodos experimentais Ciência - Estudo e ensino Fotossíntese Education - Experimental methods Science - Study and teaching Photosynthesis CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS Acompanha produção técnica: Fotossíntese: uma proposta de experimentação investigativa para o ensino fundamental (material didático para professores) Similar to what happens with most science content, classroom work with botany has also been limited to mechanical activities based on the memorization and repetition of information. Faced with this limitation, it was verified what would be the necessary referrals for a proposal of Investigative Experimentation Activity as didactic material. With the objective of Analyzing the contributions of a proposal of Investigative Experimentation Activity on photosynthesis elaborated as potentially significant material for the teaching of botany in elementary education. The present work aims at the presentation of one Sequence of Investigative Teaching, demonstrated for experimental class of photosynthesis aimed at Elementary School. In this way, we tried to propose an investigative experimentation activity to bring the enriching knowledge, contributing to the student becoming more critical, interactive and participative in the way that can enable the development of skills such as thinking, reflecting and arguing. The construction of this didactic material can help the teacher in the elaboration of an experimental activity rich in visual and tactile stimuli for the learning of botany. Experimentation may favor scientific practice, allowing the student to experience how a scientist works, and how our day-to-day life is connected with the work done in laboratories and in the field. A semelhança do que ocorre com a maioria dos conteúdos de Ciências, o trabalho em sala de aula com a botânica também vem sendo limitado a atividades mecânicas fundamentadas na memorização e repetição de informações. Diante desta limitação verificou-se quais seriam os encaminhamentos necessários para uma proposta de Atividade de Experimentação Investigativa como material didático. Com o objetivo de: Analisar as contribuições de uma proposta de Atividade de Experimentação Investigativa sobre fotossíntese elaborada como material potencialmente significativo para o ensino de botânica no ensino fundamental. O presente trabalho visa a apresentação de uma Sequência de Ensino Investigativo, demonstrado para aula experimental de fotossíntese voltado para o Ensino Fundamental. Desta maneira buscou-se a proposição de uma atividade de experimentação investigativa para levar o conhecimento enriquecedor, contribuindo para que o aluno se torne mais crítico, interativo e participativo da maneira que possa possibilitar o desenvolvimento de habilidades como pensar, refletir e argumentar. A construção desse material didático pode auxiliar o professor na elaboração de uma atividade experimental rica em estímulos visuais e táteis para o aprendizado da botânica. A experimentação pode favorecer a prática científica, permitindo que o aluno experimente como trabalha um cientista, e como o dia a dia está conectado com o trabalho desenvolvido nos laboratórios e em campo. 2021-01-19T19:16:39Z 2021-01-19T19:16:39Z 2018-11-30 bachelorThesis CAVALHEIRO, Fabiéle de Oliveira. Fotossíntese: uma proposta de experimentação investigativa para o ensino fundamental. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Naturais) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2018. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23913 por openAccess application/pdf application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Ponta Grossa Brasil Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Naturais UTFPR
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection RIUT
language Português
topic Educação - Métodos experimentais
Ciência - Estudo e ensino
Fotossíntese
Education - Experimental methods
Science - Study and teaching
Photosynthesis
CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
spellingShingle Educação - Métodos experimentais
Ciência - Estudo e ensino
Fotossíntese
Education - Experimental methods
Science - Study and teaching
Photosynthesis
CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
Cavalheiro, Fabiéle de Oliveira
Fotossíntese: uma proposta de experimentação investigativa para o ensino fundamental
description Acompanha produção técnica: Fotossíntese: uma proposta de experimentação investigativa para o ensino fundamental (material didático para professores)
format Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)
author Cavalheiro, Fabiéle de Oliveira
author_sort Cavalheiro, Fabiéle de Oliveira
title Fotossíntese: uma proposta de experimentação investigativa para o ensino fundamental
title_short Fotossíntese: uma proposta de experimentação investigativa para o ensino fundamental
title_full Fotossíntese: uma proposta de experimentação investigativa para o ensino fundamental
title_fullStr Fotossíntese: uma proposta de experimentação investigativa para o ensino fundamental
title_full_unstemmed Fotossíntese: uma proposta de experimentação investigativa para o ensino fundamental
title_sort fotossíntese: uma proposta de experimentação investigativa para o ensino fundamental
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná
publishDate 2021
citation CAVALHEIRO, Fabiéle de Oliveira. Fotossíntese: uma proposta de experimentação investigativa para o ensino fundamental. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Naturais) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2018.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23913
_version_ 1805299258325204992
score 10,814766