Tarefas para uma educação financeira: um estudo
Acompanha: Tarefas para educação financeira: uma proposta a luz da educação matemática realística
Autor principal: | Harmuch, Daniela |
---|---|
Formato: | Dissertação |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná
2017
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2403 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
riut-1-2403 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
riut-1-24032017-09-06T12:39:38Z Tarefas para uma educação financeira: um estudo Tasks for financial education: a study Harmuch, Daniela Mendes, Marcele Tavares http://lattes.cnpq.br/1237757168533855 Mendes, Marcele Tavares Buriasco, Regina Luzia Corio de Vertuan, Rodolfo Eduardo Educação financeira Finanças pessoais - Problemas, questões, exercícios Matemática - Estudo e ensino Financial literacy Finance, Personal - Examinations, questions, etc Mathematics - Study and teaching CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM Ensino de Ciências e Matemática Acompanha: Tarefas para educação financeira: uma proposta a luz da educação matemática realística This paper presents the elaboration, application and discussion of mathematical task sequence in order to raise reflections on Financial Education themes. The entire development of the research was based on the teaching and learning assumptions of Realistic Mathematics Education. It is a qualitative research of an interpretive nature. The sequence task application was carried out by the researcher, who was also the teacher, in a Philanthropic institution in Londrina-PR, where adolescents are in an unprotected social situation. The activity tried to arouse a rethinking of the teaching and learning practice and also discuss the objectives and competencies of Financial Education revealed by the students’ productions from its development and application. The work construction produced some indications that a classroom environment concerning the Realistic Mathematical Education provides the young some education, which, makes them become mathematically literate subjects, especially referring to financial situations. Este trabalho apresenta a elaboração, aplicação e discussão de uma Sequência de Tarefas matemáticas que provocam reflexões a respeito de temas da Educação Financeira. Todo o desenvolver da pesquisa ancorou-se nos pressupostos de ensino e aprendizagem da Educação Matemática Realística. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de cunho interpretativo. A aplicação da Sequência de Tarefas foi realizada em uma instituição Filantrópica de Londrina-PR, na qual os adolescentes que a frequentam encontram-se em situação de desproteção social e a regente foi a pesquisadora. A partir de seu desenvolvimento e aplicação buscou-se provocar um repensar a prática de ensino e de aprendizagem e discutir objetivos e competências da Educação Financeira revelados nas produções dos estudantes. A construção do trabalho gerou indícios de que, um ambiente de sala de aula à luz de Educação Matemática Realística favorece uma educação aos jovens na direção de tornarem-se sujeitos matematicamente letrados, em especial referente a situações financeiras. 2017-09-06T12:39:38Z 2017-09-06T12:39:38Z 2017-06-29 masterThesis HARMUCH, Daniela. Tarefas para uma educação financeira: um estudo. 2017. 116 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2017. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2403 por openAccess http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ application/pdf application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Londrina Brasil Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática UTFPR |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
RIUT |
language |
Português |
topic |
Educação financeira Finanças pessoais - Problemas, questões, exercícios Matemática - Estudo e ensino Financial literacy Finance, Personal - Examinations, questions, etc Mathematics - Study and teaching CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM Ensino de Ciências e Matemática |
spellingShingle |
Educação financeira Finanças pessoais - Problemas, questões, exercícios Matemática - Estudo e ensino Financial literacy Finance, Personal - Examinations, questions, etc Mathematics - Study and teaching CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM Ensino de Ciências e Matemática Harmuch, Daniela Tarefas para uma educação financeira: um estudo |
description |
Acompanha: Tarefas para educação financeira: uma proposta a luz da educação matemática realística |
format |
Dissertação |
author |
Harmuch, Daniela |
author_sort |
Harmuch, Daniela |
title |
Tarefas para uma educação financeira: um estudo |
title_short |
Tarefas para uma educação financeira: um estudo |
title_full |
Tarefas para uma educação financeira: um estudo |
title_fullStr |
Tarefas para uma educação financeira: um estudo |
title_full_unstemmed |
Tarefas para uma educação financeira: um estudo |
title_sort |
tarefas para uma educação financeira: um estudo |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
publishDate |
2017 |
citation |
HARMUCH, Daniela. Tarefas para uma educação financeira: um estudo. 2017. 116 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2017. |
url |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2403 |
_version_ |
1805309001953443840 |
score |
10,814766 |