Estudo da influência da simulação de corrosão por pites nas propriedades mecânicas de armaduras submetidas à tração

The corrosion of reinforcement reinforced concrete is considered the main cause of structural degradation. The present essay is aimed to study the influence of simulated pitting corrosion on the mechanical properties of bars when compared with the degree of corrosion and eccentricity generated by th...

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Autor principal: Oliveira, Isabelle Cajueiro de
Formato: Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2021
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24125
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spelling riut-1-241252021-02-06T06:11:23Z Estudo da influência da simulação de corrosão por pites nas propriedades mecânicas de armaduras submetidas à tração Study of pitting corrosion simulation’s influence on mechanical properties of reinforcement under tension Oliveira, Isabelle Cajueiro de Balestra, Carlos Eduardo Tino Bressiani, Lucia Fakhye, Rodnny Jesus Mendoza Balestra, Carlos Eduardo Tino Concreto armado Aço - Corrosão Vida útil (Engenharia) Reinforced concrete Steel - Corrosion Service life (Engineering) CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL::CONSTRUCAO CIVIL The corrosion of reinforcement reinforced concrete is considered the main cause of structural degradation. The present essay is aimed to study the influence of simulated pitting corrosion on the mechanical properties of bars when compared with the degree of corrosion and eccentricity generated by the pite in the cross section of the bars. Tensile tests were made on steel bars with nominal diameters of 10, 12.5 and 16 mm, with and without pitting corrosion simulation. The results indicate that the degree of corrosion presents a lower correlation with the mechanical properties (yield strength, ultimate strength and final elongation), when compared to the correlation presented by the eccentricity and, in addition, that the most severe impacts of the corrosion were noticed in the final elongation of the bars, with significant decrements. A corrosão das armaduras destinadas ao uso de concreto armado é apontada como a principal causa de degradação de estruturas. Deste modo, o presente estudo, visou estudar a influência da corrosão por pites, simulada, nas propriedades mecânicas de barras quando comparadas com o grau de corrosão e excentricidade gerada pelo pite na seção transversal. Foram feitos ensaios de tração nas barras de aço de diâmetros nominal 10, 12,5 e 16 mm, com e sem a simulação da corrosão por pites. Os resultados obtidos indicaram que o grau de corrosão apresenta menor correlação com as propriedades mêcanicas (tensão de escoamento, tensão última e alongamento), quando comparado com a correlação apresentada pela excentricidade e, além disso, que os maiores impactos da corrosão foram notados no alongamento final das barras com decrésimos significativos. 2021-02-05T19:13:18Z 2021-02-05T19:13:18Z 2018-11-05 bachelorThesis OLIVEIRA, Isabelle Cajueiro de. Estudo da influência da simulação de corrosão por pites nas propriedades mecânicas de armaduras submetidas à tração. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Toledo, 2018. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24125 por openAccess application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Toledo Brasil Engenharia Civil UTFPR
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Estudo da influência da simulação de corrosão por pites nas propriedades mecânicas de armaduras submetidas à tração
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