Nível de significância dos e-sports como modalidade esportiva para a educação física

Inserted into our culture to many years, electronic games have evolved along with society attracting a significant portion of the world’s population and revolutionizing the world entertainment market reaching earnings three times greater than the cinema. Although these promising facts, we observed a...

ver descrição completa

Autor principal: Santos, Willian Ricardo de França
Formato: Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2021
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24217
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id riut-1-24217
recordtype dspace
spelling riut-1-242172021-02-13T06:10:35Z Nível de significância dos e-sports como modalidade esportiva para a educação física Level of significance of e-sports as a sport for physical education Santos, Willian Ricardo de França Maoski, Ana Paula Cabral Bonin Maoski, Ana Paula Cabral Bonin Afonso, Gilmar Francisco Stinghen, Fábio Múcio Esportes eletrônicos (competições) E-sports (competições) Jogos eletrônicos Educação física Electronic sports (contests) E-sports (Contests) Electronic games Physical education and training CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA Inserted into our culture to many years, electronic games have evolved along with society attracting a significant portion of the world’s population and revolutionizing the world entertainment market reaching earnings three times greater than the cinema. Although these promising facts, we observed an e-sports acceptance difficulty as a sport modality by Physical Education, which may result in loss of market performance of future professionals in this area. Therefore, the objective of this work was to identify the level of acceptance of e-sports competitions as sports modalities for the Physical Education area. As methodological procedures, this study is having an exploratory quantitative, descriptive approach. A questionnaire containing 16 questions, developed to draw a profile of participants based on knowledge of information such as age, sex, area of activity, training, physical activity practice, platforms and time expended in Internet, also to measure the opinions regarding the legitimacy of e-sports as a form of sport. The analysis of the sample of 200 participants occurred through statistics associated with frequency distribution. The results indicate that 41% of participants are aged between 18 and 25 years, 57% are male, 47% are graduates of Physical Education, 43.5% work in gym and gymnastics and 54% are practicing physical activity in most days of the week. As for the knowledge of the term and recognition of the modality, we found that 78.5% knew the term e-sport and 57% considered it as a sporting modality. 56.5% believe that electronic modalities will have the same relevance as traditional sports while 54.5% agree that players and coaches should be recognized as professionals. As for such recognition in a general scope, e-sports as a sporting modality will not only be beneficial to e-sports and its already established professionals in the field, as will be for all the professions that may come to enjoy this promising market, because the great rise of modalities has happened even without this labeling, reaching a point where it seems only to be about semantics and classification for this type of activity. Inseridos em nossa cultura a vários anos os jogos eletrônicos tem evoluído juntamente com a sociedade atraindo parcela significativa da população mundial bem como revolucionando o mercado mundial de entretenimento haja vista que tem um faturamento três vezes maior do que o cinema. Embora com dados promissores, verificamos uma tendência de dificuldade de aceitação dos e-sports como modalidade esportiva por parte da Educação Física o que pode acarretar em perda de mercado de atuação dos futuros profissionais nesta área. Sendo assim, o objetivo deste trabalho foi identificar o nível de aceitação das competições de e-sports como modalidades esportivas para a área da Educação Física. Enquanto procedimentos metodológicos este estudo caracterizou-se como quantitativo exploratório com enfoque descritivo. Foi aplicado um questionário online contendo 16 perguntas de múltipla escolha direcionadas a traçar um perfil dos participantes a partir do conhecimento de informações como idade, sexo, área de atuação, formação, prática de atividade física, plataformas e tempo que utilizam na internet, além de mensurar as opiniões referente a legitimidade dos e-sports como uma forma de esporte. A análise da amostra de 200 indivíduos, ocorreu através de estatística associada a distribuição de frequência. Os resultados apontam que 41% dos participantes tem idade entre 18 e 25 anos, 57% do sexo masculino, 47% graduandos em Educação Física, 43,5% atuam em academias de musculação e ginástica e 54% praticam atividade física na maior parte dos dias da semana. Quanto ao conhecimento do termo e reconhecimento da modalidade, verificamos que 78,5% conhecem o termo e-sport e 57% consideram-no como modalidade esportiva. 56,5% acreditam que as modalidades eletrônicas terão a mesma relevância que os esportes tradicionais enquanto que 54,5% concordam que jogadores e técnicos devem ser reconhecidos como profissionais. Quanto a esse reconhecimento em um âmbito geral, dos esports como uma modalidade esportiva não será benéfico apenas para os e-sports e seus profissionais já estabelecidos na área, como será para todas as profissões que podem vir a usufruir deste mercado tão promissor, pois, a grande ascensão das modalidades tem acontecido mesmo sem essa rotulação, chegando a um ponto em que parece apenas se tratar de semântica e classificação para este tipo de atividade. 2021-02-12T22:33:09Z 2021-02-12T22:33:09Z 2019-06-13 bachelorThesis SANTOS, Willian Ricardo de França. Nível de significância dos e-sports como modalidade esportiva para a educação física. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Educação Física) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2019. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24217 por openAccess application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Curitiba Brasil Bacharelado em Educação Física UTFPR
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection RIUT
language Português
topic Esportes eletrônicos (competições)
E-sports (competições)
Jogos eletrônicos
Educação física
Electronic sports (contests)
E-sports (Contests)
Electronic games
Physical education and training
CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
spellingShingle Esportes eletrônicos (competições)
E-sports (competições)
Jogos eletrônicos
Educação física
Electronic sports (contests)
E-sports (Contests)
Electronic games
Physical education and training
CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
Santos, Willian Ricardo de França
Nível de significância dos e-sports como modalidade esportiva para a educação física
description Inserted into our culture to many years, electronic games have evolved along with society attracting a significant portion of the world’s population and revolutionizing the world entertainment market reaching earnings three times greater than the cinema. Although these promising facts, we observed an e-sports acceptance difficulty as a sport modality by Physical Education, which may result in loss of market performance of future professionals in this area. Therefore, the objective of this work was to identify the level of acceptance of e-sports competitions as sports modalities for the Physical Education area. As methodological procedures, this study is having an exploratory quantitative, descriptive approach. A questionnaire containing 16 questions, developed to draw a profile of participants based on knowledge of information such as age, sex, area of activity, training, physical activity practice, platforms and time expended in Internet, also to measure the opinions regarding the legitimacy of e-sports as a form of sport. The analysis of the sample of 200 participants occurred through statistics associated with frequency distribution. The results indicate that 41% of participants are aged between 18 and 25 years, 57% are male, 47% are graduates of Physical Education, 43.5% work in gym and gymnastics and 54% are practicing physical activity in most days of the week. As for the knowledge of the term and recognition of the modality, we found that 78.5% knew the term e-sport and 57% considered it as a sporting modality. 56.5% believe that electronic modalities will have the same relevance as traditional sports while 54.5% agree that players and coaches should be recognized as professionals. As for such recognition in a general scope, e-sports as a sporting modality will not only be beneficial to e-sports and its already established professionals in the field, as will be for all the professions that may come to enjoy this promising market, because the great rise of modalities has happened even without this labeling, reaching a point where it seems only to be about semantics and classification for this type of activity.
format Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)
author Santos, Willian Ricardo de França
author_sort Santos, Willian Ricardo de França
title Nível de significância dos e-sports como modalidade esportiva para a educação física
title_short Nível de significância dos e-sports como modalidade esportiva para a educação física
title_full Nível de significância dos e-sports como modalidade esportiva para a educação física
title_fullStr Nível de significância dos e-sports como modalidade esportiva para a educação física
title_full_unstemmed Nível de significância dos e-sports como modalidade esportiva para a educação física
title_sort nível de significância dos e-sports como modalidade esportiva para a educação física
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná
publishDate 2021
citation SANTOS, Willian Ricardo de França. Nível de significância dos e-sports como modalidade esportiva para a educação física. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Educação Física) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2019.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24217
_version_ 1805323194186334208
score 10,814766